Por Frank Marcel
Uma das grandes dúvidas de quem está começando no mundo digital ou lançando o seu primeiro site, é exatamente sobre o funcionamento dos mecanismos de busca. O objetivo da grande maioria é aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, mas nem todos sabem como fazer para o Google encontrar o seu site.
Os algoritmos da plataforma vão se atualizando, mas existem alguns métodos que ajudam sua página a ter um bom rankeamento. Além de permitir que o Google encontre o seu site, podem agregar valor ao domínio e à marca.
Para sanar os questionamentos sobre esse tema, leia o artigo e entenda os detalhes!
Como fazer para o Google encontrar o seu site?
Quer saber como fazer para o Google encontrar o seu site? Veja quais são os diferentes caminhos para fazer o seu site aparecer no Google de forma orgânica:
cadastre o sitemap.xml no Google Search Console;
solicite a indexação;
fortaleça seus links;
divulgue o link dos seus sites nas redes sociais;
tenha um código limpo;
preze pela rapidez do seu site;
crie conteúdos estratégicos e de valor;
mantenha seu site atualizado;
defina a canonical tag;
faça linkagem interna.
Essas ações vão contribuir para um bom posicionamento orgânico do seu site. Entenda cada um destes tópicos a seguir:
1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console
O Google tem o seu modelo preferido e mais indicado de todos para indexar sites, o cadastro do sitemap.xml no Google Search Console (GSC).
Embora esse seja o modelo mais conhecido e indicado, é impressionante a quantidade de sites que ainda não usou o método, seja por não ter um Sitemap XML, ou por ter, mas não fazer o cadastro no GSC.
Esta é, provavelmente, a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site, pois você entrega de forma organizada todas as páginas do site (ou quase todas, listando pelo menos as mais importantes).
Apesar do Sitemap XML ser o mais indicado, o Google aceita outros formatos, como um simples arquivo de texto (sitemap.txt), com uma lista de URLs do seu site, uma por linha. Simples assim. Basta enviar este arquivo também pelo Search Console. Não tem desculpa para não ter um sitemap por lá.
Se ainda assim você quiser um Sitemap XML, você pode usar uma ferramenta como o WriteMaps para isso. Na Academia de Marketing Digital, no módulo de SEO, temos uma aula explicando como usar a ferramenta que, entre outros recursos, gera um sitemap.xml a partir da arquitetura de site que você construir.
2. Solicite a indexação
Antigamente, o GSC tinha a opção de rastrear como o Google. Agora, ele não conta mais com essa opção e quando você quer que uma URL seja indexada mais rapidamente, é preciso ir no GSC e clicar em ‘Inspeção de URL’ e colocar a URL na caixa de busca que vai ficar destacada. Após inserir a URL lá e buscar, você pode ver se a página está indexada ou não. Se não tiver, pode solicitar a indexação.
como fazer para o Google encontrar o seu site
Estes métodos servem, não só para um site ser descoberto, mas também para que suas páginas mais profundas, ou seja, mais distantes (em número de cliques) da página inicial serem descobertas. Infelizmente, não há garantia de que cada página listada seja indexada, mas certamente é uma grande oportunidade que está na sua mão.
Veja mais sobre Como Aparecer No Google e Indexar Seu Site no Buscador!
3. Fortaleça seus links
Para o Google encontrar o seu site, ele vai precisar de um link que leve o Googlebot até o site ou página específica. Como o Google também usa links de outros sites para encontrar novas páginas, você pode comentar em blogs ou fóruns populares (independentemente do uso de nofollow nesses sites) e usar o endereço do seu site como assinatura.
Porém, algo que é IMPORTANTE e não deve ser esquecido: caso você escolha utilizar este caminho, não exagere, não abuse de texto âncora e não entre em esquemas de troca de links.
Tudo o que você precisa é apenas um link. Tem um site que você gosta, acompanha e tem um comentário valioso para adicionar ao conteúdo? Ótimo, use um comentário neste site e pronto. Você não precisa e não deve exagerar, comentando bastante neste e em outros sites e blogs.
4. Divulgue o link dos seus sites nas redes sociais
Além da pesquisa do Google, utilize outros canais para ajudar o buscador a ver seu site como referência. Você pode se apoiar em redes sociais como o Twitter, YouTube ou outras que não ofereçam bloqueio ao rastreamento do Google.
O bônus destes métodos alternativos é que o seu site pode já alcançar o público de forma direta e receber visitas de outros canais, enquanto o Google vai lendo o Sitemap e navegando pelo site para encontrar as páginas, classificar e passar a exibir nos resultados de busca.
5. Tenha um código limpo
O rastreamento e a indexação do seu site pode se tornar mais fácil se o backend do seu site estiver “limpo”, em outras palavras, se estiver organizado e se garantir que tenha o código W3C (World Wide Web Consortium) compatível, um padrão para a criação de conteúdos estruturais. Nunca inche o seu código. Certifique-se de que o conteúdo do seu site está dentro de uma boa estrutura HTML.
6. Preze pela rapidez do seu site
O que você pode fazer para tornar seu site ainda mais ágil? Faça uma revisão das imagens, se puder diminuí-las, o faça. Além disso, verifique se existem plugins ou outras aplicações que estão deixando as páginas mais pesadas.
Faça as correções e, com isso, vai ajudar os robôs do Google a fazerem uma leitura muito mais ágil e eficaz, como também vai priorizar a boa experiência dos usuários — o que vai elevar a sua nota de qualidade.
7. Crie conteúdos estratégicos e de valor
Desenvolva conteúdos de qualidade, que cumpram seus objetivos, que ajudem a atingir suas metas de fazer seu site aparecer no Google e obter melhores resultados. Para isso, você não só precisa criar artigos para o blog e textos de apoio para o site com base em uma pesquisa de palavras-chave, como também precisa ter atenção aos detalhes para oferecer algo de valor para o público-alvo.
Pergunte-se sempre se os seus conteúdos estão alinhados à persona da sua marca, ou seja, se são úteis para quem visita seu site.
8. Mantenha seu site atualizado
Além de tudo o que você já aprendeu por aqui, preciso lembrar que se a sua dúvida é como fazer o Google encontrar o seu site, um dos principais segredos é mantê-lo atualizado.
Tenha o cuidado de:
conferir as páginas;
fazer testes;
analisar se há links quebrados;
entre outras possíveis situações que podem prejudicar a experiência dos usuários.
Isso vai ajudar a manter o seu padrão de qualidade elevado.
9. Defina a Canonical Tags
A canonical tag é uma das formas de conseguir a indexação correta dos sites, pois elas definem quando é um conteúdo duplicado ou original. E um alerta: duplicação de páginas pode gerar punição e perda de rankeamento. Portanto, configurar a canonical tag é uma maneira simples de evitar esse problema.
10. Faça linkagem interna
Outra forma de como fazer o Google encontrar o seu site é caprichando na linkagem interna. Isso não significa que você deva repetir várias vezes o link da sua home page em uma mesma página ou artigo, e nem linkar “qualquer coisa”.
As URLs devem ser adicionadas com uma estratégia e fazer sentido com o conteúdo que está sndo exibido. Além de artigos de Blog, é possível linkar para:
páginas de categorias;
subcategorias;
produtos e serviços;
materiais ricos;
etc.
Esses backlinks internos precisam ser de qualidade e ter uma boa ancoragem do link. Isso é imprescindível para aumentar o tempo e a quantidade de páginas que o leitor visita em uma sessão do seu site. Consequentemente, isso ajuda a gerar mais conversões e vendas.
Gostou das dicas? Agora é com você! Siga as orientações, coopere com a busca dos robôs do Google e torne seu site melhor rankeado. Continue conferindo os conteúdos do blog e aproveite para aprender na prática com o Ricotta a Como Aparecer No Google e Indexar Seu Site no Buscador!
A Startup Valeon reinventa o seu negócio
Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.
São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.
Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.
Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.
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