Ana Codeglia
Aprenda tudo sobre como começar seu próprio negócio e aproveite os benefícios da escalabilidade.
Todos os dias, surgem empreendedores em todo o mundo que procuram criar negócios que visem a escalabilidade, ou seja, negócios que, com pouco investimento e uma ótima ideia na cabeça, alcancem grandes lucros.
Com toda certeza, você alguma vez já ouviu falar sobre Netflix, Mercado Livre e Spotify, certo?
Você provavelmente é cliente de, pelo menos, uma dessas empresas. E, apesar delas comercializarem serviços completamente diferentes, todas têm algo em comum: são empresas escaláveis.
Se você ainda não sabe o que é isso, não se preocupe, porque neste post te ensinamos o que é um negócio escalável e, além disso, mostramos algumas ideias que podem servir de inspiração para você criar o seu.
O que é escalabilidade?
Escalabilidade é um termo que define que um negócio pode multiplicar sua renda sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção.
Em outras palavras, podemos dizer que um negócio escalável é aquele que tem potencial de crescimento muito forte e pode até ser internacionalizado, sem necessidade de maiores investimentos.
Atualmente, criar negócios rentáveis com essas características é o sonho de todo empreendedor, porque eles trazem muitas vantagens. Entre elas, maiores lucros com o mesmo esforço, menos estresse e crescimento contínuo.
Confira as principais características de um negócio escalável:
É capaz de suportar volumes maiores de usuários sem ter que recorrer a custos adicionais.
Busca a melhoria contínua e a otimização de processos e custos.
Requer um investimento inicial para começar a atividade, mas, muitas vezes, é um investimento pequeno.
Um único cliente pode gerar lucros recorrentes, como no caso de algumas startups que cobram uma mensalidade pelo serviço oferecido.
Podemos usar a Netflix como exemplo. Ela consegue oferecer o mesmo serviço de streaming para todos os clientes, sejam eles 100 usuários ou 100.000. Agora, é mais fácil entender o que é um negócio escalável, certo
Exemplos de negócios escaláveis
Aplicativos móveis como Facebook e Instagram
Os aplicativos móveis como o Instagram ou o Facebook são um tipo de negócio escalável ideal para os empresários que têm conhecimento em programação.
Um aplicativo móvel é um negócio escalável porque dá no mesmo entregar o serviço a um usuário ou a um milhão.
A melhor vantagem dos aplicativos móveis é que as possibilidades são infinitas: você pode criar um aplicativo voltado para qualquer tipo de mercado ou nicho, e suprir necessidades que vão das mais gerais às mais específicas.
Para isso, você só precisa ser criativo e apresentar uma proposta de negócios verdadeiramente inovadora ou que, pelo menos, ofereça algo que os aplicativos existentes ainda não fazem.
Todo tipo de software
Outra ideia de negócio escalável que tem uma rentabilidade muito alta é desenvolver um software na nuvem (ou também conhecido como software como serviço) e comercializá-lo pela internet. Pode ser um software de gestão financeira, marketing, desenho e muito mais.
Um software é um modelo de negócio que, uma vez desenvolvido, pode ser vendido inúmeras vezes, e tudo o que entrar é lucro.
Além disso, você não precisa se preocupar com custos de envio ou assuntos logísticos por ser um negócio completamente digital.
Serviços como Uber ou Airbnb
Serviços como Uber, Rappi ou Airbnb também fazem parte de um modelo de negócio escalável.
O Airbnb, por exemplo, não possui as casas ou os quartos que aluga, mas é proprietário do aplicativo. Ou seja, quanto mais usuários entram na plataforma, mais lucro eles obtêm, sem ter que gastar mais dinheiro para isso.
Pode ser que, à primeira vista, esses grandes negócios sejam vistos como algo impossível de alcançar. No entanto, é importante lembrar que essas empresas começaram com poucos usuários e, também, poucos recursos econômicos.
Então, quem diz que você não pode começar um negócio como esse e ser bem-sucedido?
Ebooks
Um ebook, ou livro eletrônico, é um produto digital que está cada vez mais em voga, e o melhor é que é um dos modelos de negócios online que tem maior rentabilidade e escalabilidade.
Você só terá o trabalho de criar seu livro digital uma única vez e, depois, pode vendê-lo para um número infinito de pessoas.
Então, se você tem algum tipo de conhecimento ou habilidade que pode ser transformado em um material rico para um determinado público, é uma boa ideia vender seus próprios ebooks na internet e começar a ganhar dinheiro.
As principais vantagens desse tipo de negócio são sua portabilidade, preço e custo de fabricação. Você pode começar a vender ebooks sem ter que investir dinheiro!
Cursos online
Criar e vender cursos online é outra ideia de negócio escalável ideal para aqueles empreendedores que não possuem conhecimento em programação e, também, não têm muito dinheiro para investir.
Vender cursos a distância tem muitas vantagens: é escalável, você não precisa se preocupar com custos de produção e distribuição, é possível automatizar a venda e os temas são infinitos.
Você pode criar um curso online de inglês, de técnicas de oratória e comunicação ou, inclusive, um curso ensinando a tocar um instrumento, por exemplo.
Além disso, colocar essa ideia em prática é muito fácil, pois você só precisa criar o conteúdo base, gravar suas aulas e, finalmente, montar o curso em plataformas de aprendizagem ou publicá-lo em sua própria plataforma.
Dicas para criar um negócio escalável
Trace um objetivo específico
Embora uma das particularidades dos negócios escaláveis é que eles vão melhorando e mudando ao longo do tempo, uma das dicas que podemos dar é ter um objetivo claro, que tem que ser proporcional ao investimento que será feito.
É importante que, no momento de empreender, você seja realista com o que tem e com o que aspira.
Uma ideia pode parecer muito inovadora, mas é importante se perguntar:
Há mercado para isso?
Tenho recursos suficientes para iniciar o negócio?
Tenho a capacidade tecnológica para desenvolver a ideia?
Valide sua estratégia
Outra dica para criar um negócio escalável é validar sua estratégia.
Na verdade, se necessário, você pode começar com uma versão beta de sua proposta de negócio para fazer os testes correspondentes antes de liberá-lo oficialmente para o mercado.
Inspire-se
Procure inspiração em todos os lugares, consiga um mentor que te encoraje a aproveitar as oportunidades de negócios que se apresentam e que, além disso, te dê a sabedoria e o conhecimento para ser um empreendedor de sucesso.
Sistematize processos
Para que um negócio possa usufruir da verdadeira escalabilidade, ele deve funcionar sem você estar lá. Portanto, é importante que você crie um manual de operações, deixando a improvisação de lado.
Faça melhorias contínuas
Nunca perca o entusiasmo para melhorar e inovar todos os dias, mas você deve ter muito cuidado para que a inovação não perca a essência da escalabilidade. Ou seja, a inovação não deve exigir um custo adicional que seja superior ao rendimento esperado.
Outras dicas para empreender
Seja positivo e controle suas inseguranças.
Faça networking, você nunca sabe quem pode te ajudar a transformar sua ideia de negócio em realidade.
Não tenha medo de pedir conselhos e ajuda as pessoas com experiência em assuntos de empreendedorismo. Você pode, inclusive, pedir dicas a amigos ou familiares que tenham um empreendido ou estudado nessa área.
Organize-se. Ainda não conhecemos o primeiro caso de sucesso de um empresário desorganizado!
Não tenha medo de fazer negócios online! Esse tipo de negócios nos mostram todos os dias, sua grande capacidade de gerar renda, crescer e ser bem-sucedido.
Empreender é, sem dúvida, uma das melhores ideias que você ter. Quando você empreende, você se torna seu próprio chefe, vai atrás de seus próprios interesses, tem a oportunidade de trabalhar em casa, pode obter maiores benefícios e rentabilidade econômica, além de conseguir maior prestígio em nível profissional e social.
Além disso, é uma forma muito atrativa de sair do desemprego!
Preparado para começar seu próprio negócio e usufruir da escalabilidade?
Esperamos que este post sirva de inspiração para que você se torne um verdadeiro empreendedor de sucesso.
Convidamos você para se juntar a essa nova geração de pessoas que, todos os dias, aproveitam os benefícios de trabalhar de forma independente e gerar renda de forma passiva.
Pensando em começar um negócio na internet?
Aqui no blog, ensinamos um passo a passo para criar cursos a distância, uma ideia de negócio escalável que se torna cada vez mais popular e rentável.
Muito sucesso e bons negócios!
ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON
1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?
Estratégias para o crescimento da nossa empresa
- Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
- Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
- Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
- Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.
O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
- objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
- etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
- decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
- gerenciamento de recursos focado em otimização.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297