Por Letícia Matsumoto – Agência Mestra

Segundo o relatório Content Matters 2022 (Conteúdo Importa 2022), da Parse.ly, software de análise da web e otimização de conteúdo para editores on-line, a maioria dos profissionais de marketing, possui como objetivo criar reconhecimento da marca a partir de sua produção de conteúdo.

A pesquisa foi realizada com mais de 800 profissionais de marketing de conteúdo, sendo eles:

B2B (41%);

B2B e B2C (23%);

B2C (10%) e outras empresas, incluindo empresas de mídia e organizações sem fins lucrativos.

Foco do segmento B2B

A produção de conteúdo também faz parte das estratégias de captação de oportunidades, cerca de 85% dos entrevistados relata que possui como objetivo de suas ações geração de demanda e lead.

Um ponto bastante positivo é a proporção de profissionais que também trabalham outras etapas do funil com o marketing de conteúdo, construindo uma jornada do cliente, 79% visa educar seu público a partir de suas produções.

Mas, o conteúdo também se destaca por sua multiplicidade de possibilidades, ajudando os times na construção de uma imagem positiva da marca, 81% tem como intuito construir credibilidade e confiança na mente dos usuários.

E os esforços se mostraram efetivos em 2020! Outro relatório da Parse.ly mostra que a maioria dos profissionais de marketing B2B alcançou, com sucesso, esses mesmos objetivos usando o marketing de conteúdo.

Foco do segmento B2C

Quando comparamos os dados do segmento B2B com B2C as prioridades não mudam muito. No entanto, alguns objetivos possuem prioridade, como é o caso da educação do público-alvo, para o desenvolvimento da maturidade dos leads.

Principais canais de distribuição

Mas, onde todos esses conteúdos são divulgados? Em ordem de preferência nas estratégias dos profissionais temos:

blog e sites;

redes sociais;

anúncios de redes sociais.

Marketing de conteúdo e redes sociais

Com a ascensão das redes sociais, muitas empresas passaram a investir nas mesmas, acreditando que essa ação em si, já é o marketing de conteúdo. Mas, na busca por construir uma autoridade de marca nas redes, esses negócios desperdiçam recursos por não definir um propósito e estratégia.

É sempre importante lembrar que números, sozinhos, não são resultados. Para entender e comprovar que as ações estão trazendo sucesso para a sua empresa é preciso interpretar os números a partir de métricas! De nada adianta contar com um grande público nas redes sociais e um alto número de visitantes no seu site, sendo que as conversões não atendem as mesmas proporções.

O marketing digital de performance, que possui foco em resultado, conta com inteligência! Ele possibilita que sua gestão compreenda quais devem ser as metas para alcançar os objetivos traçados.

Aprenda mais sobre marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo — Sua Importância no Funil de Vendas;

Além de informar, o marketing de conteúdo ajuda o potencial consumidor a avançar no funil de vendas de um negócio. É por meio de materiais informativos que a empresa passa confiança para visitantes que, consequentemente, se transformam em leads e, posteriormente, concluem uma compra.

Motivos Para Investir Em Conteúdo Estratégico;

1 – Para criar conexão 

Essa, sem dúvida, é a palavra do momento. Você não quer só seguidores, você quer clientes – e você quer clientes que voltem. Claro que, além de oferecer um bom produto, você precisa que eles confiem em você e se conectem com o seu negócio. 

2 – Para ser relevante 

Se coloque no lugar do seu público e pense se você visitaria suas páginas mais de uma vez. Pense em qual é o propósito da sua marca e mostre às pessoas que você entende do assunto do seu nicho e que tem autoridade no seu segmento. 

3 – Para amplificar a sua mensagem

Já ouviu que de grão em grão a galinha enche o papo? Depois de um tempo, o subconsciente das pessoas vai começar a entender a mensagem e repassá-la de forma automática. É importante que ela seja bem trabalhada em todos os pontos de contato do cliente com a sua marca. 

Métricas de Sucesso para Marketing de Conteúdo.

O engajamento é a principal métrica para medir o sucesso da estratégia de conteúdo.  Olhando para as métricas que indicam o resultado e performance das ações de conteúdo, 36% indicaram que o Engajamento é a mais utilizada.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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