Por Camila Petry Feiler – StarSE
Aprender a aprender: a fórmula do sucesso de Elon Musk, que segue inovando em diferentes áreas. Conheça os caminhos
No topo da lista de bilionários da Forbes em 2022 e com previsões de se tornar o primeiro trilionário do mundo em 2024, Elon Musk é um dos empresários mais badalados, dividindo o público com opiniões polêmicas e ações rápidas. Frente a empresas como Tesla e SpaceX, agora também membro do conselho do Twitter, ele é admirado por sua capacidade de disruptar diferentes áreas, olhando para caminhos além dos tradicionais.
Por trás disso, está a capacidade de aprender a aprender, ferramenta fundamental para quem quer seguir relevantes nos negócios e na carreira. Por isso, separamos aqui os caminhos de Elon Musk na aprendizagem que você já pode colocar em prática.
CONHECIMENTO É COMO UMA ÁRVORE
Mudar de carreira é uma coisa, agora dominar a ciência de foguetes depois de co-fundar o PayPal e a Tesla é realmente um exercício para quem sabe como lidar com novos conhecimentos em pouco tempo.
Quando questionado sobre isso, ele comentou que organiza o conhecimento como uma árvore semântica, registrando os princípios fundamentais de cada disciplina.
“Um conselho: é importante ver o conhecimento como uma espécie de árvore semântica – certifique-se de entender os princípios fundamentais, ou seja, o tronco e os grandes galhos, antes de entrar nas folhas/detalhes ou não há nada para eles se agarrarem.”
Dessa forma, enquanto um novo conceito é desdobrado e entendido, fica mais fácil enxergar relações e criar conexões inusitadas (olha aí a inovação!). Para colocar em prática, é possível usar mapas mentais nos estudos e ir conectando os aprendizados. Outra ferramenta de ouro é o Project Zero, desenvolvido por Harvard, que oferece rotinas de pensamentos para mapear o entendimento do assunto de forma simples e provocadora.
A PRÁTICA DE CONEXÕES
O que os mapas mentais e as rotinas de pensamento têm em comum é a possibilidade de conexões além do óbvio. O que Elon Musk faz ao ter a base de um tema bem sedimentado unido à prática de um eterno curioso. Ele sempre cultivou o hábito da leitura, lendo dois livros por dia. Assim pode navegar entre ficção científica, filosofia, religião, programação, até biografias de empreendedores, ficando exposto a diversos assuntos.
Ele estuda de forma mais ampla várias áreas diferentes e faz conexões interessantes entre elas. Além disso, contrata grandes experts para suas empresas, com quem aprende e troca muito. Outra base da aprendizagem: ele coloca o conhecimento em movimento, reorganizando conceitos sob uma nova ótica, acoplando conhecimento técnico de um time especializado.
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A INSPIRAÇÃO: COM QUEM ELON MUSK APRENDE?
Elon sempre apontou o físico ganhador do Prêmio Nobel , Richard Feynman, como uma de suas maiores fontes de inspiração. Feynman via a vida com certa curiosidade e senso de aventura. Embora sempre tenha procurado resolver problemas empiricamente, também nunca perdeu a curiosidade pelo modo como o mundo funciona e enxergava tudo como um jogo.
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Ao longo de sua carreira, Feynman usava a seguinte estratégia de aprendizagem:
Escolha um assunto
Escreva no topo de uma página o tópico escolhido e elenque todas as informações que você já sabe sobre ele. Sempre que aprender algo novo, anote ali. Simplifique ao máximo na hora de escrever, isso faz com que você se force a entender ao ponto de conseguir simplificar.
Aprenda como se pudesse ensinar a uma criança
Ao falar sobre o tópico escolhido, utilize termos de fácil compreensão.
Identifique os pontos de melhoria
Ao explicar o tópico, dúvidas vão aparecer e você não vai saber respondê-las. Isso mostra os gaps que precisam ser retomados no estudo.
Em vez de memorizar coisas arbitrariamente, procure a explicação que a torne óbvia
Para isso, ilustre seu conhecimento com analogias, conecte conceitos e fortaleça a compreensão. Conte em voz alta a argumentação que você conseguiu construir em torno daquele tema.
Lembra o que Elon Musk vem fazendo, não? 4 passos simples que podem ser aplicados por você – construa o troco e vá observando as conexões que suas vivências vão providenciar.
E O DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR, HEIN?
Ao longo da vida, Elon Musk adquiriu conhecimentos vastos em caminhos não tão tradicionais. Lendo mais que a média, garantia muito além do que qualquer escola pediria. Então qual é a postura de Elon Musk sobre a formação tradicional? “Você não precisa da faculdade para aprender coisas, tudo está disponível basicamente de graça”, comentou.
Inclusive a Tesla faz parte das empresas que não incluem nos requisitos para vagas um diploma específico de ensino superior. De acordo com o bilionário, o valor da graduação está no networking e na capacidade das pessoas para se dedicar a tarefas difíceis, “especialmente a lição de casa chata”.
Em sua trajetória, Musk recebeu dois diplomas de bacharel em 1997: um em física pelo College of Arts and Sciences e o outro em economia pela Wharton School.
Antes disso, em 1995, ele havia fundado um negócio ao lado do seu irmão Kimbal e de Greg Kouri, a Global Link Information Network, empresa que inicialmente ajudava outras empresas a criarem seus sites, mas que depois se especializou em ajudar jornais a criarem guias online de cidades.
ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON
1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?
Estratégias para o crescimento da nossa empresa
- Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
- Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
- Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
- Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.
O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
- objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
- etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
- decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
- gerenciamento de recursos focado em otimização.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/