De 65 Para 70 Anos
PorGazeta do Povo
Plenário do Senado Federal.| Foto: Marcos Oliveira/Senado Federal do Brasil
O Senado aprovou nesta terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação de juízes e ministros de tribunais regionais federais e de tribunais superiores. Foram 60 votos favoráveis, na votação em primeiro turno, e 59 no segundo turno, sem votos contrários. A PEC 32/2021, que teve relatoria do senador Weverton (PDT-MA), vai à promulgação.
Conforme o texto aprovado, a elevação da idade para nomeação irá atingir o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STF), os tribunais regionais federais (TRFs), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os tribunais regionais do trabalho (TRTs), o Tribunal de Contas da União (TCU) e os ministros civis do Superior Tribunal Militar (STM).
A proposta trata de um ajuste à Emenda Constitucional (EC 88) que, desde 2015, alterou o limite de idade da aposentadoria compulsória dos ministros do STF, tribunais superiores e TCU de 70 para 75 anos. A mudança de 2015 surgiu da chamada PEC da Bengala.
“Os profissionais capacitados e experientes que têm entre 65 e 70 anos de idade tornam-se aptos à indicação para cargos de grande relevância, que podem ser exercidos, em tese, no limite máximo da idade, por mais 5 anos, até a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade, circunstância que atesta o elevado mérito da proposição e retoma a lógica existente no texto original da Constituição”, disse o relator.
A PEC foi proposta pelo deputado Cacá Leão (PP-BA) e aprovada no Senado com o formato do substitutivo proposto pelo relator na Câmara, deputado Acácio Favacho (MDB-AP). O texto originalmente não tratava dos ministros civis do STM — que hoje podem ser indicados com mais de 35 anos, sem limite máximo de idade —, mas eles foram incluídos na PEC ainda durante a tramitação na Câmara. Com informações da Agência Senado.
Bolsonaro exonera secretário executivo do Ministério da Saúde
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/bolsonaro-exonera-secretario-executivo-do-ministerio-da-saude/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Rodrigo Otávio Moreira da Cruz ocupava o segundo cargo mais importante da pasta. Decisão foi a pedido do próprio secretário. | Foto: Walterson Rosa/MS
O presidente Jair Bolsonaro exonerou, a pedido, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, que ocupava o segundo cargo mais importante da pasta. Em seu lugar foi nomeado Daniel Meirelles Fernandes Pereira. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (11). O decreto é assinado também pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/senado-aprova-pec-que-eleva-idade-nomeacao-ministros-tribunais-superiores/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.