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Saber qual tipo de contrato e quando usá-lo te ajuda a ter mais organização e acordos previstos em lei

À medida que o empreendedor vai colocando seus planos de negócios em ação, a primeira dúvida que naturalmente surge é “Quais tipos de contrato serão importantes para o meu negócio?”.

Neste sentido, o presente artigo irá tratar de forma objetiva sobre 5 tipos de contrato que todo empreendedor precisa conhecer para que possa desenvolver seu trabalho da forma mais correta e segura possível.

CONTRATO SOCIAL

O Contrato Social é basicamente a certidão de nascimento da sociedade, nele deverão estar contidas todas as informações essenciais da sociedade para o bom desenvolver de suas atividades perante terceiros e perante os próprios sócios.

Deve ser levado em conta que a elaboração do Contrato Social deve ser realizada por profissionais qualificados, e de confiança, pois erros, ou omissões no mesmo podem gerar GRAVES problemas ao(s) empreendedor(es) no futuro.

Caso tenha interesse em saber quais são os principais aspectos que deverão constar no seu Contrato Social, acesse o artigo “Contrato Social: 6 elementos que são indispensáveis num bom contrato!”, que trata sobre esse assunto!

ACORDO DE SÓCIOS

O Acordo de Sócios é um contrato parassocial, que difere do Contrato Social, um não depende do outro. Assim, é errado pensar que se “migra” de um instrumento para o outro.

Os sócios podem acordar diversas questões societárias entre si através do Acordo de Sócios, estabelecendo de forma prévia soluções para possíveis conflitos e situações que possam acontecer ao longo da atividade empresarial.

Por ter um caráter privado e não haver necessidade de arquivamento junto a Junta Comercial, vai privilegiar a autonomia de vontade das partes podendo estabelecer diversos critérios específicos para situações de controle da sociedade.

Vale ressaltar que é sempre recomendável que, antes do desenvolvimento do Contrato Social, seja firmado um Acordo de Sócios, que deverá abordar todas as questões referentes à sociedade, como:

•             Participação, diluição;

•             Hipóteses de saída;

•             Participação societária;

•             Entre outras questões que forem importantes para a segurança dos envolvidos e da sociedade a ser constituída.

CONTRATO DE VESTING

O Contrato de Vesting vem sendo utilizado no Brasil de forma crescente, por esse motivo se faz de suma importância trazermos ao seu conhecimento o que é Vesting e como funciona, para isso desenvolvemos o artigo “Vesting: tudo que você precisa saber sobre o tema!”, que trata de forma mais profunda o tema.

O Vesting nada mais é que um acordo, no qual os envolvidos recebem progressivamente um percentual na participação da empresa, já anteriormente pré-estabelecido.

Comumente a porcentagem é estabelecida conforme tempo de trabalho que o sócio e/ou colaborador irá desenvolver no empreendimento.

Assim este tipo de contrato se torna muito útil, por exemplo, em casos em que o sócio e/ou colaborador é especializado em certa área e desenvolve seu trabalho em troca de participação na empresa, de forma gradual, a medida que for entregando etapas do projeto ou suas atribuições.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

O Contrato de Prestação de Serviços é usado para firmar acordos entre contratado e contratante, ou seja, empresa (ou autônomo) e cliente.

Nesse contrato estarão definidos a qualificação de ambas as partes, bem como o objeto da prestação de serviços, ou seja, o serviço que deverá ser realizado pelo contratado.

Não tão somente isso, temos um artigo que elaboramos aborda todo essa questão que envolve o desenvolvimento e natureza do Contrato de Prestação de Serviços.

Cabe salientar que o Contrato de Prestação de Serviços não implica em vínculo empregatício entre as partes, tendo em vista, seu caráter temporal, onde fica pré-estabelecido a duração da prestação do serviço.

A importância de tal contrato se faz eminente no momento que traz ao contratante bem como para o contratado a segurança necessária para a realização e prestação dos serviços, servindo como prova jurídica caso haja uma desavença entra as partes.

Além disso, existem diversos benefícios de ser assessorado por bons profissionais do momento da realização do Contrato de Prestação de Serviços.

TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Não poderíamos terminar este artigo sem nos referirmos a um dos documentos mais importantes para os atuais empreendedores da área “web”, os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Apesar de a maior parte das pessoas que conhecemos, familiares, amigos, colegas de trabalhos não lerem os Termos de Uso e Política de Privacidade que estão presentes em praticamente todos os app, sites, e afins que utilizamos no dia a dia, os mesmos são válidos e definem (se forem realizados corretamente) de forma clara como funciona a plataforma que você está utilizando.

Neste sentido, os Termos de Uso e a Política de Privacidade, tratam sobre o que a plataforma desenvolve e como é desenvolvido, aborda também sobre tratamento de seus dados pessoais, bem como a segurança dos mesmos, não tão somente, aborda questões de responsabilidade, tanto da plataforma quanto dos usuários, e muitas outras questões que deverão ser levadas a sério e devem ser respeitadas para evitar futuras confusões.

A maioria das pessoas as tratam como termo de adesão, contudo, alegar o desconhecimento dos termos e políticas de um app ou site, não é o suficiente para enquadrar as mesmas como simples termo de adesão, ou seja, o usuário está sujeito as sanções que poderão ser aplicadas através dos Termos de Uso e Política de Privacidade.

UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?

Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.

Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.

O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.

Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.

A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.

Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.

Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.

Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing  com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.

Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.

Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.

Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?

Marketplace e o crescimento das empresas

Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.

Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.

Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.

Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.

Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.

Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem  suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.

Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

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By valeon