HEROSPARK
Quando você precisa encontrar algum produto ou serviço, onde você procura? A maioria das pessoas vai ao Google, mas muita gente também pesquisa sobre serviços e negócios locais no Instagram e Facebook e também no site Marketplace Valeon .
Aproximadamente metade das pesquisas feitas no Google com o termo “perto de mim” resultam em uma visita à loja. Agora fica a pergunta: as pessoas estão indo para sua empresa ou para seu concorrente?
Se você não está fazendo certo o marketing digital para negócios locais, a chance de você receber essa audiência que está pronta para consumir diminui bastante.
“Ah! Mas eu faço posts aqui no meu Instagram”… Isso já não basta mais…
Se há 2 anos atrás já era importante ter um posicionamento consistente na internet, agora na era “pós-covid” é indispensável. Se a sua marca não está na internet, ela simplesmente não existe.
É aqui que entra o Marketing Digital da Startup Valeon: conjunto de estratégias para melhorar a divulgação de uma empresa na internet. Além de alcançar mais pessoas, o marketing digital ajuda a se diferenciar da concorrência e aumentar a lembrança de marca.
Se uma pessoa procura, por exemplo, por “loja de maquiagem em Ipatinga”, encontra o site da Valeon, que além de apresentar os serviços e preços, também tem um blog com dicas para cuidados de pele e tendências de maquiagem, a chance de conquistar o público aumenta.
Além de aumentar a relevância nos resultados de pesquisa, o posicionamento também passa uma imagem mais profissional por parte da empresa.
Este é apenas um dos exemplos que vamos tratar aqui sobre como as pequenas e médias empresas devem trabalhar na internet para prosperarem.
Gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas é de fundamental importância.
Muitos empresários continuam lutando (batendo cabeça) para identificar as melhores oportunidades para maximizar o alcance e reconhecimento de suas marcas, produtos e serviços. Muita coisa mudou nos últimos tempos.
5 anos atrás, com uma só fonte de tráfego, bem trabalhada, era possível conquistar resultados expressivos…
Bastava ter um site qualquer, comprar banner em algum portal local, ou produzir bons conteúdos nas redes sociais que os clientes vinham até a porta da loja.
Acontece que hoje em dia, as médias e grandes empresas destinam parte importante de seus orçamentos para marketing e vendas no on-line, o que leva os canais a ficarem “saturados”. E como na internet tudo muda muito rápido, se você não tiver a versatilidade de estar sempre atualizado, vai começar a ter graves problemas nos seus resultados de vendas.
Mesmo assim, fazer marketing digital ainda é a melhor relação custo x benefício na propaganda. Nenhuma outra mídia dá tanto alcance por um investimento tão baixo.
Portanto, o primeiro raciocínio que as empresas locais precisam ter é: não existe bala de prata. É preciso de abordagem omnichannel, consistência e frequência.
A busca deve ser constante pela construção da marca e sua reputação on-line, é isso que vai te diferenciar do “mais do mesmo”.
A construção da marca começa com o fornecimento de um bom produto ou serviço. Não importa o que você faça com seu marketing, se você não puder fornecer um bom produto ou serviço, você não construirá uma boa marca. Solicite feedback de seus clientes e, ao recebê-lo, você terá que adaptar continuamente seu produto ou serviço para melhorá-lo, o que ajudará na jornada de construção.
Clientes satisfeitos trazem novos clientes e as redes sociais dão um megafone para essas pessoas.
Não é raro ver os usuários referenciando marcas e produtos quando essas superam as expectativas na experiência de compra. Mas isso acontece no caminho inverso também. Ninguém poupa esforços para reclamar de um mau atendimento.
Pesquisas mostram que um brasileiro adulto é impactado por cerca de 5 mil marcas todos os dias. Ou seja, para ganhar um espacinho meio a toda essa confusão de anúncios, conteúdos e disputa pela atenção, você precisa ser cada vez mais frequente e oferecer cada vez mais valor para seu cliente.
Para conseguir isso, você terá que usar vários canais de marketing, como e-mail marketing, marketing de mídia social, SEO, anúncios, marketing de conteúdo e até canais como mensagens de texto e notificações push.
Não existe uma solução única que se adapte a qualquer negócio, é preciso testar, aprimorar, testar….
O esforço mínimo necessário para qualquer empresa local
Vou apresentar pra você agora uma cartilha básica do mínimo que você deve fazer para conquistar mais negócios através do marketing digital para negócios locais:
1. SITE OTIMIZADO PARA SEO
Esqueça aquele site “feito pelo sobrinho”. Seu site é a sua “casa própria” na internet. As redes sociais são “casas alugadas”, onde se alguém decide mudar a regra do jogo da noite pro dia, você fica desamparado.
Por isso, vale a pena você investir em um bom site contratando profissionais como o site da Plataforma Comercial Valeon.
Para serem “indexados” aos mecanismos de busca, os sites precisam seguir alguns padrões, como meta tags, descrição, formatos de imagem e texto.
Deixe isso com quem sabe o que está fazendo, procure a Startup Valeon.
2. GOOGLE MEU NEGÓCIO
Uma ferramenta gratuita do Google para aproximar seus clientes da sua empresa local. Aqui é possível listar seus produtos e serviços, publicar fotos, receber avaliações e trocar mensagens com clientes.
Acesse o site https://www.google.com/intl/pt-br/business/sign-up/ e crie o perfil da sua empresa. Ter uma conta no GMN ajuda você a aparecer nas buscas orgânicas.
3. TRÁFEGO PAGO
Tráfego pago é um termo que ficou muito famoso nos últimos anos, mas, que nada mais é do que comprar anúncios na internet.
Esta é a forma mais rápida de vender qualquer coisa on-line.
Você “compra um espaço” no Google, Facebook, Instagram, TikTok ou até mesmo em um portal local, como se fosse um espaço em uma revista ou jornal.
A grande vantagem, além do retorno x investimento, é que o tráfego pago é super segmentado, ou seja, você exibe seus anúncios somente para as pessoas que realmente podem vir a ser seus clientes.
4. DATAS DE VAREJO
Criar uma “embalagem” em torno de datas comemorativas é muito recomendado. As marcas de moda sempre souberam aproveitar bem estes contextos.
Seja a virada de estação, o aniversário da sua cidade, um fato importante no mercado…
Quanto mais motivos para se diferenciar do comum, melhor. Eu gosto de sugerir algumas datas “fora da curva” para meus clientes:
Dia do Leitor,
Dia da Saudade,
Valentine’s Day em Fevereiro,
Dia da Mulher,
Dia do Consumidor,
Dia do Orgulho Nerd,
Dia do Rock,
Dia do Homem,
Viradas de Estação…
Além dos clássicos, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal…
Mas atenção, só um post comemorativo para marcar a data é mais do mesmo. Desenvolva uma ação comercial em torno do dia ou da semana.
5. MARKETING DE INFLUÊNCIA
Antes da internet era surreal imaginar uma marca local fazer campanha com pessoas famosas. Hoje esse cenário é outro.
Os nano e micro influenciadores (entre 5 mil e 25 mil seguidores) podem trazer excelentes resultados para o negócio local.
As formas mais comuns de contratar um influencer são:
Permuta;
Cachê;
Retorno em vendas (usando cupons).
6. MARKETING DE CONTEÚDO
Para competir com grandes empresas e lojas virtuais, fazer marketing de conteúdo é primordial. O conteúdo vira uma “moeda de troca” pela atenção da audiência.
Neste link aqui você pode se aprofundar mais no
assunto de Marketing de Conteúdo.
7. TEMPO REAL
Jamais delegue o seu SAC (serviço de atendimento ao consumidor) para um terceiro. Seja uma agência, um profissional de marketing…empresas que entram em contato com o lead em poucos minutos aumentam quase 400% a chance da conversão!
Você deve deixar alguém da sua equipe comercial (ou até mais de uma pessoa), responsável por responder direct, inbox e whatsapp. Isso muda o jogo!
O que era diferencial há 5 anos atrás, hoje é básico…
E se você precisa estar preparado, mais mudanças virão nos próximos anos e quem não estiver atento corre sérios riscos com o aumento exponencial da concorrência.
Mas lembre-se: nenhum anúncio, site otimizado para SEO ou qualquer coisa que falamos aqui, vai substituir um bom produto e um bom atendimento.
O marketing começa aí! Uma marca de sucesso não nasce da noite pro dia, é um trabalho contínuo e árduo, sem fórmulas mágicas milagrosas.
A Startup ValeOn um marketplace que tem um site que é uma Plataforma Comercial e também uma nova empresa da região do Vale do Aço que tem um forte relacionamento com a tecnologia.
Nossa Startup caracteriza por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.
Nos destacamos nas formas de atendimento, na precificação ou até no modo como o serviço é entregue, a nossa startup busca fugir do que o mercado já oferece para se destacar ainda mais.
Muitos acreditam que desenvolver um projeto de inovação demanda uma ideia 100% nova no mercado. É preciso desmistificar esse conceito, pois a inovação pode ser reconhecida em outros aspectos importantes como a concepção ou melhoria de um produto, a agregação de novas funcionalidades ou características a um produto já existente, ou até mesmo, um processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade ao negócio.
A inovação é a palavra-chave da nossa startup. Nossa empresa busca oferecer soluções criativas para demandas que sempre existiram, mas não eram aproveitadas pelo mercado.
Nossa startup procura resolver problemas e oferecer serviços inovadores no mercado.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.