Franklin Bravos, CEO da Signa
Os marketplaces já representam 78% do faturamento do e-commerce brasileiro e a tendência é que o comércio eletrônico siga em alta. Dados do IBM apontam que, mesmo com a flexibilização das regras sanitárias, 94% dos consumidores pretendem continuar comprando online.
“Há muitos marketplaces no Brasil e milhares de lojistas, ou seja, para se destacar e vender mais nesse mercado, é preciso ir além do óbvio, buscar alternativas que diferenciam seu produto e sua loja”, ressalta Franklin Bravos, CEO da Signa.
Para ajudar quem busca empreender com sucesso em marketplaces, o especialista indica quatro principais dicas para alavancar vendas na modalidade.
Abaixo segue release completo. Acha que o tema interessa? Consegue aproveitar. Temos disponibilidade para entrevistas sobre o tema.
Especialista em varejo explica que para alavancar vendas e resultados é preciso diferenciar produtos e lojas da concorrência
Os marketplaces estão em crescimento no país e, segundo dados da Ebit/Nielsen, já são responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro. E a tendência é que o comércio eletrônico siga em alta. Dados do IBM apontam que, mesmo com a flexibilização das regras sanitárias, 94% dos brasileiros pretendem continuar comprando online.
Para se ter um exemplo da força desse nicho de negócios, o Mercado Livre, que se tornou a empresa mais valiosa da América Latina, conta com mais de 300 milhões de usuários e registra 10 vendas por segundo. Outros marketplaces, como Americanas, Amazon e Submarino, também ocupam importante espaço no e-commerce nacional.
“Há muitos marketplaces no Brasil e milhares de lojistas, ou seja, para se destacar e vender mais nesse mercado, é preciso ir além do óbvio, buscar alternativas que diferenciam seu produto e sua loja”, ressalta Franklin Bravos, CEO da Signa, startup de soluções digitais que já profissionalizou mais de 500 e-commerces.
Para ajudar quem busca empreender com sucesso em marketplaces, Bravos traz quatro dicas:
1- Escolha o produto certo
Muitas vezes, lojistas optam por comercializar algo que muitas pessoas já vendem, o que não é errado. Mas, para se destacar neste mercado, é preciso ir atrás de novas tendências. “Pesquise o que é novidade, fique atento às mudanças, veja o noticiário para saber o que está em alta. Observe também as redes sociais, pois os influencers ditam o que se pode esperar do futuro em relação ao consumo”, explica Bravos.
2- Crie Kits
Oferecer kits atrai clientes, fideliza e vende mais. Eles podem ter dois formatos: um com itens diferentes, mas que sejam complementares, e outro contendo um mesmo produto, porém em grande quantidade. “É possível também usar os kits de forma estratégica em datas comemorativas e promoções, oferecendo descontos reais”, sugere o especialista.
3- Capriche na embalagem
As embalagens são capazes de impactar, atrair e conquistar o consumidor. Caprichar no embrulho pode mudar a forma com que o cliente recebe a mercadoria em casa e isso dirá se ele voltará a comprar com você ou não. “O embrulho faz parte da experiência de compra. Fazer um bilhete e enviar brindes também melhora essa experiência e com isso você fideliza e vende mais”, garante o CEO.
4- Faça upsell
Upsell é uma forma de induzir o cliente a comprar complementos ou quantidades maiores ou versões mais sofisticadas do que ele pretendia. Vai desde a venda de um pacote de batata frita, em que, por R$ 1, ele aceita um upgrade no tamanho, até a oferta de um smartphone melhor do que ele almejava. “O retorno do upsell é alto. Porém, para ser bem sucedido, ele exige a construção de um relacionamento com o cliente, ganhar sua confiança, identificar suas possíveis necessidades, para que se possa recomendar os produtos ou serviços adequados”, finaliza Bravos.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.