Mauricio Cwajgenbaum, CEO e Co-Founder da Genius Returns

Trocas e devoluções são comuns no e-commerce, mas elas não devem se tornar uma dor de cabeça para clientes ou comerciantes. Pensando nisso, Mauricio Cwajgenbaum, CEO e Co-Founder da Genius Returns, dá algumas dicas importantes para diminuir esses impactos quando eles forem inevitáveis.

Especialista em logística reversa traz dicas para evitar a insatisfação do consumidor e diminuir impactos das trocas e devoluções

Levantamento do Sebrae e do E-Commerce Brasil estima que mais de 6% do faturamento de um negócio online é destinado à logística reversa. Outro estudo, da Ebit|Nielsen, aponta que 30% das compras online são trocadas ou devolvidas. Os segmentos que lideram o volume de trocas, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, são vestuário, calçados e acessórios, itens que também são os campeões de vendas nas datas sazonais e, portanto, estão mais sujeitos a essas situações.

Trocas e devoluções sempre irão ocorrer no varejo, especialmente no virtual, já que os consumidores não têm acesso direto ao produto, para verificar sua real dimensão e qualidade. Pensando nisso, Mauricio Cwajgenbaum, CEO e Co-Founder da Genius Returns, plataforma de automação de logística reversa, destaca os principais cuidados que podem evitar pedidos de trocas e devoluções no e-commerce e diminuir seus impactos quando eles forem inevitáveis.

Crie expectativas reais

As vendas online facilitam muito o processo de compra, entretanto, a distância entre o consumidor e a mercadoria pode ocasionar problemas referentes à percepção da qualidade do produto. “É comum encontrarmos clientes atraídos por lojas que descrevem seus itens de maneira exagerada ou que prometem funções muitas vezes não desempenhadas da maneira esperada. A melhor forma de evitar que essas devoluções aconteçam está no equilíbrio entre o que o marketing externa e a realidade do produto. Estabelecer uma relação de confiança com os clientes é fundamental e essa confiança também passa pelo alinhamento de expectativas”, explica o CEO.

Facilite escolhas certas

Sem a possibilidade de experimentar, ver e tocar o produto, as chances de errar na escolha do tamanho ou de não ter todas as informações necessárias para uma decisão de compra segura são grandes, o que pode gerar conflitos e muitos pedidos de troca ou devolução.

“Para evitar que isso aconteça, é importante enriquecer o site do seu negócio na Startup Valeon com o máximo de informações detalhadas e precisas sobre os produtos ofertados, além de recursos visuais, como fotos e vídeos, em diferentes ângulos, para que os clientes tenham uma noção mais aproximada do que estão adquirindo. No caso de roupas, lojas com manequins virtuais, que ajudam a simular o melhor tamanho das peças, conforme as medidas indicadas pelo consumidor, também são um diferencial”, pontua Maurício.

Invista em logísticas eficientes 

Mesmo com todos os cuidados, pedidos de trocas ou devoluções são inevitáveis. Esse aspecto do negócio não pode ser uma dor de cabeça, nem para o empreendedor e nem para o cliente. A logística reversa é parte fundamental do pós-venda e deve-se buscar soluções que tornem esse processo menos custoso e burocrático, gerando mais agilidade e eficiência, o que é bom para ambos os lados.

“Plataformas de automação encurtam os prazos da logística reversa, gerando maior satisfação e fidelização, e também diminuem os custos desses processos, amenizando o impacto que as trocas e devoluções têm sobre os resultados do negócio. Um e-commerce precisa avaliar constantemente sua performance e identificar as falhas e oportunidades de aprimoramento. Isso pode inclusive transformar a logística reversa em um processo positivo para a jornada do consumidor, afinal, quando erros são corrigidos, aumentam as chances de fidelização e até mesmo de recompra”, finaliza o especialista.

A Startup Valeon reinventa o seu negócio

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 100.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 1.000.000 de pessoas , valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.

Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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