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O caminho do empreendedor é diferenciado, mas carrega questões encobertas que precisam ser ditas
Não são poucas as pessoas que desejam entrar para o mundo do empreendedorismo: as vantagens parecem ser inúmeras, mesmo que existam alguns desafios no meio do caminho.
Entretanto, algumas ideias sobre esse universo e como ele funciona podem estar erradas – por exemplo, o fato de ser difundido que empreendedores não têm chefes. Se você tem vontade de entrar para o mundo do empreendedorismo, precisa saber como ele realmente é.
Pensando nisso, alguns empreendedores esclareceram quais ideias comuns de empreendedorismo são mitos e verdades. Confira:
O SUCESSO DO NEGÓCIO VEM RÁPIDO – MITO
A verdade é que vai demorar até que seu negócio seja bem sucedido e comece a lucrar. Isso porque, até atrair investidores, o negócio precisa de tempo, experiência e muitas negociações. “Depois de colocar a ideia em prática e ter um negócio, você será testado pelo mercado”, disse o empreendedor Leandro Marques, sócio fundador da Tray, destacando que pode demorar de dois até três anos para a ideia começar a decolar.
EMPREENDEDORES NÃO TÊM CHEFES – MITO
Na realidade, o empreendedor tem dezenas e até centenas de chefes. Todos os clientes e investidores são chefes dele”, explicou Victor Popper, CEO da All In, empresa de marketing de relacionamento. O CEO e fundador do MeSalva!, Miguel Andorffy, plataforma educacional focada em conteúdo didático para estudantes de nível médio e superior, completa: “Ser fundador de um projeto que impacta diretamente a vida de milhões de pessoas faz com que você tenha milhares de chefes, principalmente quem dedica muitas horas na utilização de seu produto”.
O EMPREENDEDOR ENFRENTA INCERTEZAS – VERDADE
Os primeiros estágios do negócio nunca serão fáceis: serão muitas incertezas sobre o seu futuro e questionamentos se a sua escolha e investimento foram certos. “No começo a incerteza estará na aceitação do mercado. Se você tiver sucesso, as dúvidas passam para a necessidade financeira; depois ganhar competitividade e marketshare; os concorrentes internacionais e as crises“, completou Leandro Marques.
VOCÊ PRECISA TER UM PLANO DE NEGÓCIOS FORMAL PARA COMEÇAR UMA EMPRESA – MITO
Embora planejamento seja importante e essencial para um negócio, não se deve perder tempo para que ele fique “perfeito”. “Se você acredita na sua ideia e tem clareza dos seus objetivos, basta utilizar ferramentas mais ágeis de planejamento e abrir logo sua empresa”, explicou o empreendedor André Wilson, sócio fundador da VP Concursos. Ele também completou que é melhor testar a ideia na prática ao invés de desperdiçar tempo com projeções para o futuro.
SÓ EMPREENDE QUEM TEM IDEIAS ÚNICAS – MITO
A ideia de que um negócio depende de uma ideia diferente e única também está errada. “Na verdade, empreender pode significar fazer algo que já existe de uma forma mais eficiente ou com maior qualidade, seja um produto ou serviço”, explicou Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs.
SER BOM VENDEDOR AJUDA NO CAMINHO DO EMPREENDEDORISMO – VERDADE
Muitas vezes, o que mais ajuda no empreendedorismo é não o que está sendo vendido, mas sim quem está vendendo. É preciso lembrar que um mesmo negócio pode obter recursos com mais facilidade se conduzido por alguém com perfil empreendedor. “Na vida profissional, todos precisam se vender bem. Mas o que faz ser um bom empreendedor é entregar e executar bem o produto vendido”, explicou o empreendedor Walter Sabini Junior.
EMPREENDER NO BRASIL NÃO É TÃO FÁCIL – VERDADE
“A demora excessiva de se conseguir toda a documentação e papelada necessária para abrir uma empresa, as idas intermináveis aos cartórios, sem contar a fatia brutal da receita que temos que pagar relativa a impostos são coisas que incomodam”, disse Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp. Mas esses são obstáculos que podem ser enfrentados em qualquer outro país e, de maneira alguma, deve-se buscar algum atalho para isso como sonegar impostos, atuar na informalidade, etc.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas desse Camelódromo na no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no Camelódromo? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelo Camelódromo, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos camelódromos e shoppings centers, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer.” – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite o final do ano para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297