StartSe – Por Sabrina Bezerra
Saiba como construir e manter uma rede de contatos para avançar na carreira e nos negócios.
Se você pensa que networking é sobre pedir favores para outras pessoas, você está errado. “As relações de networking precisam de significado e nunca podem ser um interesse”, diz Carolina Martins, psicóloga e especialista em carreira, em entrevista à StartSe. Pois, trata-se de uma via de mão dupla. Você ajuda o outro, depois — ocasionalmente — será ajudado por ele no futuro.
O QUE É NETWORKING?
“Networking é a prática de cultivo da rede de relacionamentos e contatos de um profissional, que pode abarcar diversos perfis, desde familiares, amigos, colegas de faculdade, de trabalho, gestores e até outras pessoas do campo de atuação do profissional ou aquelas que são de outras áreas, mas com interesses em comum”, conta Rafael Almeida, gerente de parcerias estratégicas da Robert Half.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE NETWORK E NETWORKING?
O network é a rede de contato — formada por pessoas que têm interesses similares — e é feita por meio de networking. Em outras palavras, “network é o nome que se dá à rede de contatos, propriamente dita. Já networking é a atividade de gestão da rede de relacionamentos”, diz Almeida. O networking serve, então, para construir e manter relacionamentos.
COMO FAZER UM BOM NETWORKING?
Fazer um networking de sucesso — naturalmente — traz mais oportunidades para o profissional. “Seja para indicação de emprego ou para fechar negócio com mais facilidade, por exemplo”, afirma Carolina. “Mas lembre-se: não é se aproximar para pedir coisas. É uma via de mão dupla em que as pessoas se ajudam mutuamente. O fato de pedir um favor descaracteriza completamente o processo de networking.”
Uma boa dica para fazer networking é participando de eventos e “cursos que conversem com os seus objetivos. [Essas são algumas] práticas que podem ampliar ainda mais a rede de contatos”, afirma Almeida. Para estabelecer a conexão, é importante que o profissional se importante com a outra pessoa. “Pergunte a empresa que ela trabalha, quanto tempo está no emprego, o que faz, o que estudou. Mostre que, de fato, você está interessado na conversa e não se aproximando para pedir algum tipo de favor.”
Além disso, vale lembrar que as pessoas que estão próximas a você fazem parte de sua primeira rede de contato. “Muitas vezes, o profissional ignora as pessoas que ele conhece e pensa que, para fazer networking, precisa conhecer pessoas novas. Mas não é bem assim. É bacana procurar formas de ativar e manter as pessoas que são próximas também, porque elas têm a própria rede de contatos e, com isso, podem conectar você com alguém que pode ser importante para a sua rede”, diz Carolina. “É bacana — antes de pensar para fora — conhecer mais a própria rede. Veja quem já esteve perto e ative esse contato.” Para retomar, é importante sempre se interessar pela pessoa primeiro. “Uma forma bacana de fazer isso — para a galera mais tímida que têm receio de reatar um contato de longa data — é esperar datas comemorativas, como o dia do aniversário ou da profissão”, conta Carolina.
COMO NÃO PARECER OPORTUNISTA?
Não mantenha contato apenas quando precisar. “Pergunte sobre a pessoa, como ela está e entenda também como você pode oferecer algo a ela”, afirma Carolina. “O ideal é que o contato seja constante, pois mesmo que a relação seja apenas profissional, é importante se manter presente. Afinal, o networking profissional só tem valor se o relacionamento for uma via de mão dupla, tanto online quanto presencial”, diz Almeida.
COMO FAZER NETWORKING ONLINE?
Quando falamos de networking online, é importante entender que não está associado à quantidade de conexões estabelecidas em redes sociais. “Os números são importantes, claro, mas a qualidade das conexões é mais relevante do que a quantidade”, afirma Almeida. Por isso, “é importante que o profissional estabeleça conexões com pessoas que têm algo para acrescentar à sua carreira, que podem fazer a indicação para uma vaga ou tenham interesse em compartilhar suas publicações”, conta Almeida. E vice e versa.
Outra dica, é atualizar os perfis das redes sociais “com informações relevantes sobre formação, experiência e qualificação.” Desta forma, será mais fácil manter por perto a rede de contato que faz sentido para você. “Outro ponto é se manter presente e visível. Desenvolver conteúdos relevantes e interagir em publicações estratégicas com comentários produtivos são duas opções interessantes. Se participar de cursos, palestras, lives, não deixe de compartilhar”, afirma o especialista.
O RH sempre foi um setor importante nas empresas. Mas agora, com a mudança de comportamento das pessoas, a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões, seu papel fica ainda mais relevante. Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.
FANS TOKENS DA VALEON
Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).
A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.
Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.
Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.
Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.
Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.
Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.
A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.
As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.
A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.
Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.
Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00
Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.
1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.
Prêmio: 50 Fan Token Valeon
2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.
Prêmio: 30% na mensalidade
3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.
Prêmio: 20 Fan Token Valeon
VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES
IPAT/21/04/2022
Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/