Guilherme Dias – Sócio Fundador da Agência Bons de Briga Marketing de Performance
Uma das perguntas que eu mais respondo nas aulas e palestras é: “Guilherme, eu não sou criativo. Como produzir conteúdo?”.
Minha resposta é padrão:
— você não é Machado de Assis. Você não precisa ser criativo, ter um Português incrível e nem mesmo “parar para pensar e produzir conteúdo”.
Falta de criatividade, falta de tempo e vergonha não podem ser desculpas para você não aparecer nas redes. E eu vou te explicar como superar essas limitações. Afinal, Marketing de Conteúdo é importantíssimo para alavancar as vendas e não pode ser delegado 100% para sua agência!
Naturalmente algumas pessoas tem mais aptidão na produção de conteúdo. Quem passou pela academia de jornalismo, relações públicas, direito ou marketing, em tese, tem mais facilidade do que dentistas e veterinários.
Mas as dicas que eu vou dar agora mudam tudo.
1) feito é melhor que perfeito: não espere ter o melhor cenário, a melhor iluminação, a melhor câmera, o melhor microfone. Isso não pode te atrasar. As pessoas gostam de ver vida real nas redes sociais.
2) “eu tenho vergonha de aparecer”: você não precisa mostrar o rosto. Filmar em primeira pessoa ou usar conteúdo em texto funciona muito bem. Aos poucos você vai perdendo o medo de aparecer.
3) Defina o material Pilar: o Brasil é o país onde se consome conteúdo no maior número de plataformas. Ou seja, o consumidor está em “todo lugar”. Ter conteúdos exclusivos para cada plataforma é praticamente impossível —, se você não tiver uma equipe grande e profissional.
A sacada aqui é definir o formato que você mais se identifica. A minha dica é vídeos longos no YouTube. Seja uma aula, um evento…10 minutos ou mais já é conteúdo suficiente.
Deste conteúdo derivam-se cortes para os outros canais: stories, reels, cards estáticos…
4) a mais importante de todas: produza sem produzir.
Falta de ideias, falta de criatividade…esqueça tudo isso.
A sacada máxima é: documente, não crie. Como assim?
Documentar o que você faz é muito mais importante, é mais fácil, do que produzir conteúdo do zero. Veja alguns exemplos:
Dentista:
– contar a história de um dente comprometido por falta de uso de fio dental;
– dicas de enxaguante bucal de acordo com cada tipo de dente;
– quando você identificar em casa a dor de sensibilidade ou de uma coisa mais grave;
Fale, com uma linguagem simples, o que você mais sabe, o que você aprendeu e praticou a vida inteira.
Você não pode ter medo de falar o óbvio. Em uma palestra para Advogados na OAB semana passada, falei muito isso: advogado produz conteúdo para outros advogados. Marketeiro faz conteúdo para marketeiro.
Um quer mostrar ser melhor que o outro é adivinhe…o cliente fica em segundo plano.
O óbvio para você não é óbvio pra mim. Produzia conteúdo para quem vai comprar de você! E quem vai comprar não é técnico.
A Startup Valeon reinventa o seu negócio
Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.
São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.
Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.
Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.
Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.
Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.
Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.
Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 136.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 1.700.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.
Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297