I do Code

Aprender programação para iniciantes pode parecer um bicho de sete cabeças, e se torna mesmo algo bastante difícil quando a metodologia de aprendizado é engessada demais e focada em métodos ultrapassados, como decorar fluxogramas no papel e criar algoritmos que não possuem utilidade prática.

Mas quando já entramos na área com o pé direito, investindo em metodologias ativas, que acompanham as dinâmicas da atualidade, e em aprender de modo criativo e contextualizado, o cenário fica totalmente diferente: as chances de vencer esse desafio e aprender de verdade tornam-se bem maiores.

Portanto, se você quer aprender programação do modo mais eficiente possível, elencamos a seguir algumas dicas que vão facilitar o seu aprendizado e encurtar o seu caminho para os níveis intermediário e avançado da programação, confira:

Identifique seu nível de conhecimento prévio

Na programação para iniciantes, possuir conhecimentos que dialogam com outras disciplinas é um diferencial muito importante para acelerar o processo de aprendizagem.

Saber lidar com cálculos matemáticos, operadores lógicos, ter noções de gestão de projetos, ter um bom raciocínio lógico e facilidade de resolução de problemas, entre outras habilidades, é algo que impacta positivamente a experiência de programadores, não apenas iniciantes, mas em todos os níveis.

Se você está pensando em começar bem, avalie quais dessas aptidões você já tem e invista tempo para melhorá-las cada vez mais, bem como adquirir as que ainda não possui. No início, esse tempo pode ser dividido com o do aprendizado de lógica de programação, que é o nosso próximo tópico.

Invista tempo para aprender lógica de programação

Um bom programador domina a lógica de programação, que é um conjunto de conhecimentos que integram as boas práticas da resolução de problemas a partir de algoritmos, facilitando a codificação dos códigos e garantindo o bom funcionamento e a facilidade de manutenção das aplicações criadas.

Para começar a aprender lógica de programação, não é necessário utilizar uma linguagem específica, é possível iniciar com pequenas atividades que exercitem o seu raciocínio lógico, como a resolução do jogo da travessia ou de um cubo mágico, entre outros jogos que exijam pensamento estratégico e possam ser executados com um passo a passo.

Além disso, você também pode dedicar um tempo para estudar estruturas gerais da lógica de programação, como as estruturas de repetição, os operadores lógicos, as condicionais, e outras.

E caso você prefira deixar os jogos de raciocínio para o tempo livre e já queira estudar lógica de programação com códigos de verdade, foque em uma linguagem simples, como as que indicaremos a seguir.

Comece com uma linguagem simples

Dependendo do tipo de programador que você sonha em se tornar, sabemos que é difícil resistir a tentação de iniciar de cara com uma linguagem robusta e amplamente utilizada na criação de softwares mais complexos, como Java ou C.

Porém, se você deseja ser um programador versátil e dominar a lógica para conseguir aprender qualquer linguagem com facilidade, existem três linguagens mais simples que vão te auxiliar nesse processo, ao mesmo tempo em que permitem a criação de projetos, são elas:

Scratch: é uma linguagem de programação em blocos que possibilita um aprendizado visual e intuitivo da programação, sendo ideal caso você deseje criar jogos e aplicações simples, mas ainda não se sinta confiante para programar no formato de código escrito.

banner minicurso scratch

Python: é uma linguagem dinâmica e com sintaxe simples, o que facilita que o foco seja aprender o processo lógico e prático da programação em si. Além disso, Python é uma linguagem amplamente utilizada atualmente, inclusive por grandes empresas.

JavaScript: voltada para programação de aplicações web, é uma linguagem simples, intuitiva e uma escolha interessante para quem deseja atuar nessa área, já que vai estar começando por uma das linguagens mais utilizadas no mundo.

Crie um projeto interessante enquanto aprende

Aprender de modo contextualizado é algo que faz diferença na programação para iniciantes, pois oferece uma visibilidade prática do que é possível realizar com a linguagem e os conceitos que estão sendo aprendidos.

Assim, se você quer começar bem na programação, opte por um projeto que te anime, como um jogo ou a criação de uma solução para um problema que você está realmente interessado em resolver.

Dessa forma você vai se sentir muito mais entusiasmado com o processo e conseguirá absorver as novas habilidades de modo mais natural e ativo, além de aprender mais rápido, já que o entusiasmo para encontrar as soluções favorece a criatividade, o autodidatismo e a dedicação de um tempo de qualidade durante os estudos.

Aposte na gamificação do seu aprendizado

A gamificação tem se tornado uma estratégia cada vez mais utilizada em escolas e também em empresas para garantir a realização de projetos.

É possível fazer um bom uso da gamificação dos seus estudos mesmo sendo autodidata, buscando aprender a partir de jogos como os de raciocínio que já indicamos acima, jogos específicos para aprendizes de programação, e também com a definição de metas e recompensas em cada etapa do aprendizado.

Aqui na I do Code, acreditamos muito no poder da gamificação na programação para iniciantes, já que essa é uma maneira de manter a atenção, o foco e a motivação em cada um dos processos que te levarão a ser um bom programador.

Invista em um curso de programação para iniciantes

Uma última dica que se alia às anteriores é a escolha de um curso de programação para iniciantes. Essa é uma maneira de garantir um aprendizado real e acompanhado por instrutores que já foram aprendizes um dia e que podem te ajudar a alcançar bons resultados em seus estudos.

Outras vantagens de investir em um curso para iniciar na programação são:

Ter um cronograma e a definição de etapas de estudo elaboradas por um profissional qualificado para te oferecer o melhor caminho de aprendizado;

Possibilidade de tirar dúvidas com o instrutor (ou instrutores) que está te acompanhando e conhece o projeto no qual você está trabalhando;

Se presencial, o contato com colegas de turma que estão em fases de aprendizado próxima da sua pode te ajudar no momento de tirar dúvidas e também no entusiasmo de compartilhar o tempo de estudo.

No EAD, a troca de experiências com colegas também pode ser favorável através de fóruns da turma, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre cursos de programação para iniciantes, conheça os cursos que oferecemos aqui na I do code, ou leia este artigo para conhecer outras opções.

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Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?

Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)

Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.

Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.

Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.

O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).

Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.

Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?

Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?

Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?

Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?

Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…

Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Absolutamente nenhuma além da internet.

E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?

Marketing Digital é barato, mas não é de graça.

Vamos fazer uma conta de padaria:

Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?

Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.

Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.

Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.

Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.

Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.

Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…

E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.

Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.

Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.

Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?

Deixo a reflexão.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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