Por Sabrina Bezerra – StartSe

This photo taken on November 21, 2019, shows the logo of the social media video sharing app Tiktok displayed on a tablet screen in Paris. (Photo by Lionel BONAVENTURE / AFP) (Photo by LIONEL BONAVENTURE/AFP via Getty Images)

Rede social chinesa lançou o “Follow Me”, programa focado em pequenas e médias empresas, para ensinar empreendedores a usar a plataforma. Entenda a estratégia!

O TikTok lançou um novo programa focado em pequenas e médias empresas (PMEs), o “Follow Me”. O objetivo é ensinar gratuitamente como usar a rede social — de dicas práticas ao uso do recurso campanha — para alavancar os resultados.

A ação está longe de ser pontual. Ela faz parte de uma estratégia focada em atrair e reter empreendedores — público que, atualmente, é engajado em seu principal rival, o Instagram. Para você ter uma noção, a rede social de Mark Zuckerberg tem mais de 25 milhões de perfis corporativos, que são responsáveis por parte da receita em anúncios na rede social.

O apetite por fisgar empreendedores não é em vão. Com a aceleração da digitalização dos negócios e a pandemia de Covid-19 — que fez muitas pessoas empreenderem para sobreviver —, as redes sociais se tornaram importantíssimas para divulgar o serviço ou produto das marcas.

Neste cenário, os anúncios pagos se tornaram os novos panfletos. Tanto que a publicidade em redes sociais aumentou 60% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com 2020, segundo dados do Relatório da Socialbakers. Para as empresas do nicho, é mais uma fonte de receita — e ganha quem oferecer mais recursos e bons resultados. Não à toa o TikTok se aproxima dessa comunidade ao oferecer um programa com roteiros de aprendizado com base nos objetivos dos negócios.

“Durante seis semanas, vão aprender as melhores práticas para executar campanhas no TikTok e integrar a história da marca nos vídeos. O programa também inclui um guia para configurar uma conta comercial gratuita, acessar ao Creative Center para inspiração de conteúdo e insights”, diz a rede social chinesa.

REDES SOCIAIS PARA PROMOVER PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS

Instagram, celular

Celular com o logo do Instagram (Foto: Claudio Schwarz on Unsplash)

A Meta, dona do Instagram, e o TikTok não são únicas redes sociais de olho no público empreendedor.

O Pinterest, na tentativa de aumentar o número de usuários e de receita, tem lançado uma série de ferramentas — como API de compras, tags de produtos, aba comprar, entre outras — voltadas ao empreendedorismo.

Os movimentos também vão ao encontro do comércio eletrônico, que deve movimentar US$ 5,5 trilhões no mundo todo este ano, segundo a eMarketer.

Mas, para efeito de comparação, quando o assunto é YouTube, TikTok, Snapchat e Twitter, a boa notícia vem para a rede social chinesa: segundo estimativa da eMarketer, espera-se que até 2024, o TikTok tenha, por exemplo, o mesmo nível de anúncio que o YouTube — chegando a US$ 23 bilhões. Snapchat, por sua vez, alcançaria US$ 8,7 bilhões e Twitter ficaria atrás deles, em último, com US$ 7,9 bilhões.

POR QUE IMPORTA?

O TikTok, apesar de ter um dos algoritmos mais desejados pelas empresas — já que consegue reter, em média, 10 minutos seguidos da atenção dos internautas —, não se limita e está buscando formas de inovar e aumentar a receita.

Mas por que focar em pequenos e médios empreendedores? Porque cada vez mais os PMEs estão se digitalizando, logo, este público pode se tornar anunciante pago na plataforma. Afinal, no ano passado, dos quase US$ 4 bilhões de receita, parte dela veio de anúncios, segundo a Bloomberg.

Outro ponto a observar na nova estratégia do TikTok é a análise de dados: a empresa lançou o novo programa após identificar a digitalização e o alto engajamento dos vídeos na plataforma. “De acordo com um relatório recente publicado pela Hello Alice, 81% das pequenas empresas dizem que o TikTok é divertido e 73% dizem que é fácil de usar”, diz a empresa.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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