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Inovação tecnológica e empreendedorismo é o casamento perfeito para o surgimento de novas soluções para o atual cenário econômico do mundo
A é verdade que, quanto mais soluções o mercado encontra para problemas comuns, ainda mais soluções são necessárias. Basta reconhecermos que não é possível esgotar as possibilidades de otimização dos contextos econômicos.
Todos os dias surgem novas startups com propostas revolucionárias. Desse modo, na medida em que suas soluções são absorvidas pela sociedade, novos paradigmas são configurados, trazendo problemas únicos.
Isso, no entanto, de forma nenhuma significa uma coisa ruim, trata-se, na realidade, de um mar de oportunidades que cada vez mais agrega novos empreendedores no sistema, estimulando o desenvolvimento da economia e a qualidade de vida das pessoas.
O que inovação tem a ver com empreendedorismo?
Tudo. A bem da verdade, esses termos são sinônimos, dependendo do ponto de vista. Afinal, o que faz um empreendedor senão propor soluções para o mercado a fim de obter lucro? O que é a inovação senão a proposta de uma solução?
Considerando, então, o ambiente competitivo como é, podemos dizer que a inovação vai além do efeito das ações empreendedoras. Inovar é também fundamental para garantir o posicionamento de uma empresa diante de seus consumidores.
Isso é verdade porque o princípio estrutural da sociedade de mercado leva as empresas ao desafio de terem constantemente que refinar suas ofertas. O risco de negligenciar esse fato é perder mercado para quem naturalmente tentará agregar mais valor.
Portanto, ainda que os conceitos de inovação, inovação tecnológica e empreendedorismo sejam relativamente diferentes, não podemos negar que são, com certeza, interdependentes.
Sendo assim, o empreendedor que estiver comprometido com o sucesso estará, consequentemente, comprometido com a inovação. Na era digital, portanto, a inovação tecnológica é simplesmente inevitável.
Mas como gerar ideias rentáveis?
Nesse caso, a mais importante recomendação para um empreendedor que queira aproveitar oportunidades de negócio na era digital é estar atento. A seguir, confira alguns pontos de observação que podem ser fontes de grandes e lucrativas ideias.
Estude as soluções do mercado
Não existe um não-consumidor. Quem quer que participe dessa sociedade de mercado é, por excelência, um consumidor. Obviamente, isso se aplica também aos empreendedores, o que nesse caso é uma grande oportunidade de aprendizagem.
Se você quer descobrir ideias rentáveis para o seu negócio, pode começar investigando as soluções que você mesmo já consome. A partir daí, é possível ter uma perspectiva acurada sobre o que há disponível e como entrar em cena.
Soluções pouco eficientes
Como consumidor, você é também o juiz do mercado. Na busca por resolver seus próprios problemas, certamente você já se deparou com o desconforto da insatisfação enquanto cliente. Para um empreendedor, a insatisfação com uma oferta é uma oportunidade real.
Assim, julgar uma solução como pouco eficiente é sinal de que você tem competência para imaginar algo melhor. Essa é uma chance de participar do mercado, satisfazer uma demanda e lucrar ao passo que resolve problemas.
Soluções complementares
Analisando o que há disponível, você também pode identificar faltas, falhas ou gargalos — uma empresa que poderia entregar mais depressa seu serviço, mas não tem parceiros. Uma agência de marketing que tem dificuldade para selecionar freelancers. Uma distribuidora cuja logística poderia ser otimizada por meio de automações.
Seu próprio conhecimento é o limite das suas observações. Tudo o que é necessário a fazer é estudar as soluções do mercado e avaliar meios de otimizá-las. Esse brainstorm pode ser um grande gerador de ideias lucrativas e até mesmo revolucionárias.
Tenha um time de pesquisa
Grandes empresas como a Apple, Microsoft, Samsung, investem enormes quantias de dinheiro em pesquisa e desenvolvimento — o famoso P&D.
Isso não é à toa, claro que não. Elas sabem que grande parte de seu sucesso no mercado global se deve à sua capacidade de inovar. Mas a inovação, por mais fundamental que seja para as empresas, não é mero efeito da competição.
Pensar soluções demanda tempo e energia, coisa que um empreendedor sozinho estará limitado ao fazer, em face de outras obrigações absolutamente relevantes para o seu negócio.
Sendo assim, ao iniciar a sua startup, é perfeitamente válido que seu time de pesquisa e desenvolvimento seja apenas você e talvez um sócio. Contudo, à medida que a empresa ganha maturidade, investir em uma equipe especialmente para essa função é essencial.
Com um time de pesquisa, você garante que inovação tecnológica e empreendedorismo não sejam mero ideal corporativo, mas uma cultura.
Dessa forma, você pode manter em pleno funcionamento todos processos da empresa ao mesmo tempo em que assegura a contínua atividade de refinar suas ofertas e se destacar no setor.
Conheça muito bem seu cliente
Dissemos que o consumidor é o juiz do mercado, mas como avaliar seu veredito? Quais são os recursos disponíveis para conhecer mais intimamente o cliente e, a partir disso, descobrir como satisfazê-lo melhor?
Há inúmeras formas de estar mais próximo dos seus consumidores. Aproveitar essas oportunidades é sinônimo de providência.
Afinal, um empreendedor que conhece bem o seu cliente não apenas encontra os melhores meios de satisfazê-lo, como também tem oportunidades de descobrir outros problemas e propor novas soluções.
Consuma o próprio produto/serviço
Uma das melhores maneiras de ter uma perspectiva clara do seu consumidor é sendo, o próprio empreendedor, seu cliente mais exigente.
Esse é um excelente meio de experimentar, de fato, o que seu cliente experimenta, e assim ter ideias de como melhorar sua oferta e atendimento.
A experiência fica ainda mais rica se, ocultando sua identidade para seus funcionários, o empreendedor cumprir efetivamente o papel de um consumidor real ao fazer uma reclamação ou pedir assistência.
Desse modo, o empreendedor pode saber exatamente como se sente um cliente no contato com sua empresa, qual é o nível de eficiência e qualidade dos processos e como os funcionários cumprem seus papéis no trato direto com o consumidor.
Facilite a comunicação por meio de multicanais
Outra forma de estar perto do seu cliente é permitindo que ele tenha fácil acesso à empresa. Assim, além do já bem conhecido Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), você pode também disponibilizar sistemas livres de interação.
Dessa forma, seus consumidores poderão tanto entrar em contato com a empresa sempre que precisarem quanto ter a oportunidade de compartilhar a impressão de sua experiência. Confira algumas alternativas para manter proximidade com seus consumidores:
telefone;
redes sociais;
email;
apps de mensagem instantânea (Whatsapp, Telegram etc.);
app exclusivo;
blog.
Lembre-se de que a tecnologia é uma ferramenta, não um objetivo. Portanto, garanta que seu cliente esteja em primeiro lugar. A partir desse princípio, unir inovação tecnológica e empreendedorismo será consequência de um modelo de negócio inteligente e eficaz.
Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?
Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)
Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.
Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.
Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.
O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).
Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.
Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?
Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?
Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?
Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?
Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…
Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?
Absolutamente nenhuma além da internet.
E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?
Marketing Digital é barato, mas não é de graça.
Vamos fazer uma conta de padaria:
Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?
Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.
Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.
Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.
Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.
Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.
Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.
Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…
E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.
Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.
Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.
Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?
Deixo a reflexão.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.