Guilherme Lima Monteiro – Daniele Assis

De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Previdência, atualmente pessoas acima dos 50 anos representam apenas 17% da força de trabalho no Brasil. Porém, esta situação tende a mudar porque a estrutura etária do país está se alterando. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2060, os indivíduos acima dos 60 anos devem totalizar 25,5% dos brasileiros. 

Com o envelhecimento gradual da população, se o percentual de pessoas mais velhas empregadas não aumentar, o país poderá sofrer com falta de mão de obra. A necessidade de se manter ativo no mercado de trabalho após os 50 anos, ou iniciar uma nova profissão, será cada vez maior.   

Guilherme Lima Monteiro, analista do Rede de Carreiras, aponta qual é o perfil de quem busca fazer uma transição de carreira, a partir dos 50 anos. “São profissionais que foram desligados de empregos anteriores e já não conseguem atuar em suas áreas de formação originais. E também aqueles que atuaram por um longo período em determinada área e hoje gostariam de novos desafios, novos ares”.  

Daniele Assis, psicóloga e também colaboradora do Rede de Carreiras, destaca os principais desafios e vantagens para quem passa por esse processo. “As principais vantagens são conhecimentos e competências adquiridos em sua trajetória profissional, como resiliência, foco, trabalho em equipe, disciplina, dentre outros.”   

Já dentre os desafios estão o dinamismo e grande competitividade entre os profissionais do mercado; as novas tecnologias, os conflitos geracionais e novas metodologias de trabalho que este profissional precisará se adaptar. Além das novas competências que são exigidas pelo mercado de trabalho.  

Daniele e Guilherme ressaltam que dar oportunidades a trabalhadores mais maduros pode trazer benefícios ao ambiente de trabalho das empresas. São profissionais que possuem uma grande bagagem de conhecimentos e soft skills que foram desenvolvidas ao longo da trajetória.  

É sempre tempo de aprender e mudar 

A psicóloga evidencia que a capacidade de se reinventar é uma característica essencial, não só para quem tenha passado por uma transição de carreira, mas para todos os profissionais. “O mundo vive em constante evolução, por tanto, é necessário que sempre estejamos preparados para as novas tendências de mercado, sendo assim é fundamental que o processo de aprendizagem seja contínuo em qualquer idade.”   

Para realizar uma transição de carreira bem-sucedida, Guilherme enfatiza alguns pontos que devem ser priorizados pelos profissionais: autoconhecimento, planejamento (estabelecendo metas atingíveis, a curto e médio prazo), pesquisar sobre as áreas no qual deseja atuar e resiliência para lidar com os desafios.   

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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