Cleber Genero – Vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas

Aproveitar as grandes datas é estratégia para lucrar mais e aumentar a carteira de clientes; ainda dá tempo de se planejar e garantir o crescimento saudável do negócio

O segundo semestre deste ano está recheado de datas comemorativas e feriados que movimentarão as vendas e, para não deixar os empreendedores de fora, a Serasa Experian elencou 10 dias importantes para quem deseja lucrar até o fim do ano. Pequenos e médios negócios podem utilizar o calendário para se planejar e garantir o incremento da receita, por meio de lançamento de campanhas, parcerias com outros empreendedores e investimento em outras iniciativas para ampliar a carteira de clientes.

O primeiro passo, segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, é ter ferramentas que ajudem a analisar e mapear o empreendimento, o que dará o melhor direcionamento para a estratégia. “O empreendedor brasileiro sabe como atingir seu público das maneiras mais criativas possíveis, mas ainda precisa se planejar melhor para não perder o tempo certo das datas. Por isso, a Serasa Experian ajuda neste momento tão importante para o crescimento saudável do negócio com canais de conteúdo, monitoramento e prospecção de novos clientes, voltados especificamente para donos de empresas de menor porte”, afirma.

Veja abaixo mais orientações aos empreendedores:

1)   Planejamento é essencial: ter em mente os períodos de maior movimento, datas especiais e momentos de baixa nos ganhos ditarão os próximos passos. Por isso, ter um plano de negócios bem estruturado e com prazos adequados para compra de insumos, produção e elaboração das campanhas é primordial para alavancar as vendas.

2)   Defina seu público-alvo: conhecer quem o produto ou serviço quer atingir será o diferencial frente aos concorrentes no momento de planejamento, portanto, avaliar o comportamento das vendas e ter em mente os motivos que levam os consumidores a comprar, como frequência, oferta dos concorrentes e até o clima na sua região são importantes. Essas informações, combinadas ao objetivo do negócio, poderão trazer resultados expressivos em pouco tempo.

3)   Decida o que será ofertado: escolher quais são os produtos e serviços disponíveis para a data e a modalidade de “promoção” a ser seguida, como ofertas ou benefícios serão oferecidos aos clientes (descontos e brindes), será importante no terceiro passo. A elaboração do plano também deve considerar a visão de outras áreas da empresa, como vendas e marketing. Os dados coletados permitem que sejam estabelecidos prazos para aquisição de insumos, produção e anúncios antes da aproximação da data escolhida.

4)   Faça parcerias com outros empreendedores: o Brasil é um dos países que mais fomenta o empreendedorismo no mundo e a abertura de empresas cresce constantemente no país, com maio registrando o segundo maior aumento do ano no surgimento de negócios, de 17,8%. Portanto, ter outro empreendedor como parceiro para alavancar as vendas em momentos específicos do ano pode trazer impactos positivos.

5)   Invista no marketing digital: as redes sociais são um dos principais canais de venda para os empreendedores, então abuse das divulgações nestes meios, envie e-mails marketing para sua base e desenvolva ações com influenciadores que tenham apelo com seu público-alvo e possam divulgar o empreendimento. Além de aumentar o alcance, a estratégia pode transformar seus novos seguidores em clientes. Nesse aspecto a Plataforma de Marketing Digital Valeon está disponível para os empreendedores fazerem as suas divulgações e promoções através do site Valeon marketplace exclusivo na região do Vale do Aço: https://valedoacoonline.com.br/

6)   Esteja preparado para o pré e pós-campanha: essa conquista nas redes sociais exige que o empreendedor também considere no planejamento outras ações de relacionamento antes e, principalmente, depois da campanha, além de uma maior atenção ao pós-venda, com atendimento eficaz aos clientes.

7)   Valorize a exposição dos itens na vitrine: lojas físicas podem criar vitrines temáticas de acordo com as datas para atrair clientes que estejam passando pelo local. Para isso, conhecer o perfil dos clientes é importante ao separar os produtos que serão expostos, estabelecer o tema e paleta de cores e selecionar elementos decorativos que valorizarão ainda mais o que está sendo apresentado.

8)   Tenha o calendário como aliado: considere datas menos óbvias do calendário para elaborar as ações, além de se planejar com antecedência para aquelas mais relevantes, como Natal e Dia das Mães. Isso fará com que sua marca esteja sempre na mente dos consumidores e cria constância nas promoções e ações.

9)   Atualize o manual de vendas: preparar a equipe e a loja para as campanhas fazem parte do planejamento, por atualize sempre o manual de vendas para evitar atritos ou informações conflitantes para os clientes. Isso traz mais tranquilidade para a equipe, que saberá o que fazer para atender o desejo dos consumidores e manter o objetivo de ganhos do negócio.

10) Prepare-se para crescer: ao fazer uma campanha, considere um aumento das vendas e entenda se será possível atender a essa demanda. Avalie criteriosamente a estrutura do negócio e se é possível manter a qualidade e prazos de entrega com o novo volume.

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias empresas brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar o negócio, incrementar as vendas, conquistar mais clientes. A Serasa Experian tem uma parceria com o Sebrae para a construção destes materiais, que são disponibilizados no blog e também na série Bora Empreender no YouTube.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

STARTUP VALEON UMA HOMENAGEM AO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim.

Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.

E as grandes empresas começam a questionar.

O que estamos fazendo de errado?

Por que não conseguimos inovar no mesmo ritmo que uma startup?

Qual a solução para resolver este problema?

A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:

* O mundo está mudando. O ritmo da inovação é acelerado.

* Estes caras (startups) trabalham de um jeito diferente, portanto colhem resultados diferentes.

* Precisamos entender estas novas metodologias, para aplicar dentro de casa;

* É fundamental nos aproximarmos das startups, ou vamos morrer na praia.

* Somos lentos e burocráticos, e isso impede que a inovação aconteça da forma que queremos.

O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de aproximação com o mundo das startups.

Olhando sob a ótica da startup, uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma. Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato ou sequer começar um piloto.

Embora as grandes empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos.

Muitas vezes não se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade? Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”, que demora para sair e tem resultados frustrantes. Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum.

As empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter liberdade para determinar o seu próprio rumo. E é um paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups.

As empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o que precisamos para o projeto X ou Y”.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

Loading

By valeon