*Mara Lemes Martins – PhD. Psicóloga e VP da BNI Brasil

Em tempos de eleição, debates políticos em empresas podem causar conflitos dentro das empresas, especialista dá dicas sobre como evitar conflitos. No Brasil, falar de política é sempre delicado, o tema costuma estar relacionado com muita polêmica e pode provocar discussões e brigas. Em empresas, o problema é ainda mais agravado, uma vez que pode distrair os colaboradores por brigas que raramente chegam a algum lugar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa desse ano do instituto Myers Briggs, indicou que 85% dos funcionários relataram ter tido algum tipo de conflito dentro do trabalho. Além disso, o mesmo estudo mostrou que 54% dos funcionários acham que os gestores poderiam lidar melhor com as discussões no trabalho. 

Política pode ser debatida no trabalho mas com certa cautela. É importante que os colaboradores tenham seu direito à liberdade de expressão garantidos, o debate, quando civilizado, pode desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico, além de possibilitar a discussão de pautas importantes para o país.

No entanto, é importante manter a atenção aos alertas de conflitos na empresa, pois uma equipe separada produz com menos ânimo e vontade, já que ninguém quer trabalhar em um ambiente negativo. Fica muito cansativo trabalhar em um círculo desagradável, essas discussões tendem a ser levadas para o pessoal, desgastando as relações do espaço de trabalho cada vez mais.

Para encontrar a melhor forma de evitar conflitos políticos nas empresas, listo as principais dicas. Confira:

1. Não censure o debate: há algumas ações que lideranças podem tomar para evitar os conflitos, o conceito é jamais censurar, mas sim direcionar as conversas para enriquecerem o conhecimento e não criarem rixas. Embora criar normas pareça uma atitude muito severa, é importante estabelecer limites, lembrando os colaboradores da política sobre o tópico na empresa, para evitar frustrações.

2. Crie momentos certos para debates: estabelecer momentos específicos para a conversa política pode ser uma boa saída, contando até, por exemplo, com mediadores que ditem o prosseguimento do debate. Há empresas que marcam hora e lugar para papos educativos que formam seus colaboradores como pensantes do assunto.

3. Não influencie os colaboradores: evite impor sua própria opinião para quem trabalha, é fundamental fornecer um ambiente imparcial que instigue a própria opinião. Colaboradores às vezes se deixam influenciar pelos cargos maiores da empresa, evite isso ao máximo, deixe que eles criem seus próprios pensamentos livremente.

4. Regule a comunicação interna: por vezes, as discussões podem ocorrer fora do ambiente físico do trabalho e acontecerem no digital. Nos grupos de Whatsapp, temos menos controle do que é dito, no entanto, o setor de comunicação interna deve manter a atenção para evitar discórdia e disseminação de notícias falsas no trabalho.

5. Respeite todas opiniões: o mais importante é sempre manter o respeito. É essencial que a cordialidade seja mantida nas empresas, em todos os níveis, dos estagiários aos executivos.Afinal, a política é um espaço que exige respeito para que se chegue a resoluções que formarão um país melhor para todos, isso só é possível em um ambiente calmo de debate civilizado.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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