* Maurício Fernandes, diretor de operações da 270B Brasil

Nos tempos atuais, a pessoa que fica uma hora sem visualizar o seu celular irá se deparar com um número altíssimo de notificações, sendo estas divididas em notícias, mensagens de amigos, familiares e trabalho, postagens de redes sociais, avisos de aplicativos, e-mails recebidos, entre outras. Em meio a esse bombardeio diário de informações, é difícil filtrar o que está sendo consumido, da mesma forma que é complicado para as empresas fazer a sua mensagem se destacar no meio dessa “multidão”.

Diante desse cenário, a newsletter aparece como uma ótima opção para quem deseja se sobressair nessa imensidão de notificações. Isso porque, a grande arma em favor desse tipo de conteúdo é que ele passou pelo crivo de aceitação por parte de quem vai receber. Em meio a um mar de estímulos informativos que nem sempre escolhemos ter contato, a newsletter, também chamada de boletim informativo, tem como a sua principal força o fato de atuar como um meio não invasivo de conversar com a audiência, já que esta se mostrou disposta a ter o contato com esse conteúdo.

Além de exaltar a importância dessa disponibilidade do leitor com interesse ativo para receber esse conteúdo, vale ressaltar ainda que a newsletter tende a encontrar um público mais propenso a engajar com a temática ali exposta, abrindo espaço ainda para discussões, debates e conexões que geram valor à sua marca de forma direta e também indireta.

Destaque na multidão

Por outro lado, dados da Statisa mostram que todos os dias são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails, só no Brasil. Ou seja, mesmo se tratando de uma newsletter, existe uma forte concorrência para que o seu e-mail seja destacado e chame a atenção do usuário. Para isso, é preciso ressaltar alguns pontos fundamentais para que este conteúdo seja evidenciado dentre os demais na caixa de entrada do seu público.

O primeiro e principal fator para que o seu conteúdo chame a atenção é a qualidade. Isso porque será a principal condição para que o seu leitor continue não só consumindo, mas que também seja estimulado a compartilhar e destacar esse material diante dos outros. Dessa forma, é possível dizer que, ao oferecer um boletim informativo de alto nível, você estará estimulando o crescimento orgânico e a fidelização do seu público, refletindo positivamente em outras métricas importantes, como novas assinaturas, taxa de abertura e de cliques.

Mas, como assegurar qualidade diante de um produto que exige periodicidade e recorrência? A resposta passa muito pelo conhecimento relacionado ao seu público. Esse é um fator fundamental. Até porque, é preciso entender o que eles gostam ou não, principalmente para compreender se este material atende o que esperam de você ou da sua empresa.

Ferramenta fundamental e necessária

Diante de tudo isso exposto, é possível dizer que uma newsletter bem feita é uma ferramenta importantíssima na relação de sua marca com o público. Essa porta aberta para troca de informações gera uma conexão de confiança com a sua audiência e mostra que a empresa sabe fazer boas entregas de produto e serviço, mas que ela não para ali, que também têm informação a oferecer.

Basicamente, esse tipo de material surge para fortalecer, ou até mesmo criar laços importantes com o público, algo bastante complicado de se fazer nos dias atuais, em que a competitividade pela atenção é enorme. No entanto, por se tratar de uma ferramenta previamente acolhida, o boletim informativo se torna uma arma de suma importância, já que uma primeira barreira fundamental nesse tipo de contato já foi superada de maneira antecipada.

Por outro lado, apenas o oferecimento deste tipo de conteúdo não basta. É preciso estar atento para entregar o que as pessoas esperam receber, olhando sempre para a qualidade do conteúdo, mantendo a frequência de envio e inovando quando for necessário. Do contrário, mesmo que tenha passado pela aceitação prévia dessa audiência, o seu material será apenas mais um dentro de uma pilha de notificações.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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