Paulo Oliveira, gerente de marketing da Apdata
O sucesso de uma empresa depende da sua capacidade de inovar e desenvolver novas soluções, para isso, é preciso que exista uma força de trabalho criativa, ágil e com vários conjuntos de habilidades. Um estudo da Harvard Business Review realizado com 1.700 corporações e em oito países, descobriu que diversas empresas tiveram uma receita de inovação 19% maior do que empresas que não possuem um quadro de colaboradores diversificado.
A definição de diversidade e inclusão pode ser interpretada de diversas maneiras, mas ainda assim, em sua essência, está o entendimento de que cada ser é único e deve ser respeitado. Isso inclui raça, etnia, identidade de gênero, orientação sexual, necessidades especiais, status econômico, religião, ideal político, idade e habilidades.
Há muitas evidências a favor de uma força de trabalho diversificada e inclusiva, não apenas em termos de desenvolvimento de novas ideias, mas também na criação de um ambiente atraente e acolhedor para quem procura uma organização para se desenvolver profissionalmente. Os esforços para incluir diversidade e inclusão em uma corporação são necessários para criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e possam contribuir com suas melhores ideias e talentos.
O ambiente de trabalho ideal para os millennials
A geração Y ou geração do milênio – pessoas que nasceram entre 1981 e 1996 – representam 34% da população mundial, ou seja, os millennials são maioria e constituem 70% da força de trabalho no mercado atual, segundo dados coletados pela FGV.
Os profissionais desta geração costumam ter a autoestima mais elevada. Outra grande característica é o fato de tenderem a ter uma criatividade aflorada, e são extremamente conectados com questões sociais, como política, sustentabilidade, luta de classes, entre outros.
Os millennials não toleram preconceitos e isso faz com que procurem ambientes – pessoais ou profissionais – que se adequem aos seus ideais. De acordo com uma pesquisa de 2019 da World Economic Forum, 47% dos millennials procuram ativamente a diversidade no local de trabalho, o que significa que essa questão deve ser uma preocupação primordial para as organizações que buscam atrair os melhores e mais preparados profissionais.
Criando uma atmosfera inclusiva
Há muitas maneiras pelas quais as empresas podem aprimorar seus esforços de inclusão. Uma forma simples de começar a abordar esse assunto com a equipe é realizar treinamentos sobre sensibilidade cultural, incluir palestras sobre o tema no cotidiano da corporação, e aos poucos, criar um ambiente inclusivo no qual todos sejam bem-vindos para expressar suas opiniões.
Mas mais importante do que criar programas e engajar os funcionários, as organizações devem garantir que suas políticas e práticas reflitam a importância de abraçar a diversidade e a inclusão, não só dentro, mas fora da empresa também. Isso pode abranger: incluir metas inteligentes que envolvam diversidade, assumir o compromisso de contratar uma força de trabalho inclusiva e desenvolver projetos de inclusão que sejam abertos ao público.
Por que a diversidade e inclusão são importantes para as organizações?
A inclusão no local de trabalho é uma das chaves mais importantes para a retenção. Quando os funcionários não sentem que suas ideias, presença ou contribuições são realmente valorizadas ou levadas a sério por sua organização, eles acabam saindo.
Uma pesquisa realizada pela Great Place To Work mostrou que um local de trabalho diversificado e inclusivo pode ter:
Maior crescimento de receita;
Maior disponibilidade para inovar;
Maior capacidade de recrutar um conjunto diversificado de talentos;
Retenção de colaboradores 5,4 vezes maior.
Ter uma cultura inclusiva no local de trabalho não apenas ajudará a empresa a atrair um conjunto diversificado de colaboradores, mas também a reter os diversos talentos conquistados até então. O estudo também mostrou que quando o funcionário confia que ele e seus colegas são tratados de forma justa, independente da raça, orientação sexual ou idade, tem:
9,8 vezes mais chances de ficar feliz ao ir trabalhar;
6,3 vezes mais chances de ter orgulho do seu trabalho;
5,4 vezes mais chances de querer construir uma carreira na empresa
Quando as empresas adotam a diversidade e a inclusão, equipes diversas costumam ser mais criativas e inovadoras, o que leva a novas ideias e soluções para garantir que a organização permaneça competitiva em um mundo cada vez mais focado em questões sociais e nivelando o campo de atuação para grupos sub-representados.
As empresas que adotam a diversidade também tendem a ser mais bem-sucedidas em alcançar um público mais amplo. Em suma, está claro que abraçar a diversidade não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é algo extremamente positivo para os negócios.
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QUEM SOMOS
A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.
Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.
A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
Diferenciais
- A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
- A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
- A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
- A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Valeo do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
Missão:
Oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes, respeitando a sociedade e o meio ambiente.
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