Rodrigo Barreto

O segundo semestre movimentado é ideal para se destacar nas vendas

O Brasil é repleto de mentes criativas em busca de uma oportunidade. Esse fator, somado ao alto desemprego, leva grande parte da população a abrir seu próprio negócio. Nesse contexto, a tecnologia é uma forte aliada para diminuir gastos e acelerar o desenvolvimento de uma pequena empresa. Sendo assim, quem possui esse desejo precisa ficar ligado nas novidades e tendências do mercado para se destacar e, consequentemente, atrair os melhores profissionais e potenciais compradores.

O empreendedorismo digital é tendência pelo mundo

Essa prática tem ganhado cada vez mais destaque devido à possibilidade de criar um empreendimento sem precisar de espaços físicos. Esse movimento foi potencializado, principalmente, por conta da pandemia de Covid-19, levando as pessoas a atuarem de forma virtual. De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, no primeiro quadrimestre de 2022, o país registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de companhias, um aumento de 11,5% em relação aos últimos quatro meses de 2021. Além disso, segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies, 87,5% das corporações aceleraram seus projetos de transformação digital.

De forma simples, trata-se de um modelo de negócio com utilização da Internet para comercializar serviços ou produtos, sem a necessidade de pontos físicos, como  a Plataforma Comercial marketplace do site da Startup Valeon.  “Nos últimos meses, os gestores viram como é possível realizar suas atividades, manter a produtividade e expandir o lucro aderindo a soluções modernas, ágeis e descomplicadas”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Ter um escritório ou loja envolve diversos custos, como aluguel, contas, adaptação de ambiente, dentre outros, tornando-se um grande obstáculo. Esse novo cenário é promissor e exige uma atuação conforme a necessidade do público. A web tem ocupado um espaço cada vez maior no dia a dia dos consumidores. Um dos grandes benefícios é melhorar a performance, com opções de investimentos de acordo com a demanda. Estar preparado é fundamental para acompanhar as tendências e ter resultados satisfatórios.

Dessa forma, um comerciante pode atuar sem estoque e negociar com fornecedores de qualquer parte do mundo para obter menores preços. Para isso, contar com uma ferramenta inovadora e facilitadora é essencial. Esse é o caso do Site Valeon. Com ele, acordos são firmados com poucos cliques no computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados via WhatsApp, e-mail ou SMS.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

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Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

Além de acabar com a necessidade de deslocamentos e encontros pessoais, economiza-se tempo e dinheiro. Diminui-se os gastos com papel, combustível e materiais de escritório, consequentemente, ajudando o planeta na questão da sustentabilidade. “A população busca por esses atributos nos dias de hoje e, quem não proporcioná-los, é ultrapassado pelos demais”, ressalta a gerente comercial.

Ademais, todos os documentos são criptografados, salvos “em nuvem”, possuem validade jurídica e respeitam a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD. Ou seja, representa proteção. Os envolvidos podem acessar os arquivos quando quiserem e de qualquer localidade. Para isso, basta realizar uma comprovação identitária. Logo, evita-se o risco de perder ou danificar algo valioso.

Quem se preparar, terá mais lucro na Black Friday 2022

A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro e é uma das datas comerciais mais relevantes para o varejo mundial. Em 2021, foram mais de 6,1 milhões de encomendas no dia, segundo o monitoramento da Neotrust. O faturamento do e-commerce, por sua vez, atingiu a marca dos 4,3 bilhões de reais. Para ser bem sucedido nessa época, é fundamental estar preparado, passar segurança e proporcionar uma boa experiência para colaboradores e clientes.

É interessante identificar os produtos mais buscados, os itens de maior sucesso, as tendências da atualidade e outras informações para auxiliar na programação. Após isso, deve-se pensar na logística para efetuar as entregas o mais rápido possível. “Todos os passos devem ser bem estudados para não haver erro em um momento tão crucial”, aconselha a especialista.

Processos muito manuais tendem a ser mais morosos e menos eficientes. Em datas comerciais, com um volume de vendas muito alto, a otimização garante maior agilidade e uma margem de equívoco menor. Nesse sentido, algumas tarefas repetitivas podem ser automatizadas, liberando a equipe para resolver questões mais complexas.

Em um mercado altamente competitivo, além de conquistar novos clientes, é crucial manter a base. Com isso, é interessante fazer uma gestão baseada em dados. Assim, ficará mais fácil elaborar as próximas estratégias de promoções e lançamentos. Primeiro, é preciso conhecer o público, realizar personalização para ele e superar as expectativas. Hoje, apenas bons preços não são o suficiente. Os compradores fazem questão de serem bem atendidos quando entram em contato com uma marca.

As empresas devem se proteger de ataques cibernéticos

O comércio eletrônico costuma ser alvo de cibercriminosos para a aplicação de fraudes e golpes financeiros. Dessa forma é de suma importância se resguardar contra ações desse tipo. Para auxiliar os empresários nessa missão, veja algumas atitudes preditivas para evitar essas adversidades e assegurar tranquilidade no cotidiano.

Verificação de infraestrutura e equipamentos: a primeira iniciativa é verificar toda a infraestrutura e equipamentos de TI previamente, para não haver interrupções inesperadas ao longo do evento.

Equipe preparada: um time capacitado e pronto faz a diferença em possíveis imprevistos. Para isso, deve-se realizar treinamentos e ensinamentos para eles absorverem mais conhecimento.

Aparelhos e plataformas de qualidade: é crucial estar de acordo com a modernidade. Assim, o staff atuará com mais agilidade, produtividade e assertividade.

Portanto, para alcançar os objetivos desejados, os executivos precisam se manter ligados. “A concorrência é acirrada, criativa e inovadora. Logo, seja também! Quem não se atualiza e permanece em constante aprendizado, é deixado para trás”, finaliza Paula.

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By valeon