Rodrigo Moraes, Tech Manager do Will Bank
Hoje é comemorado o Dia do Profissional de TI. Tem curiosidade sobre a área, mas não sabe por onde começar? Confira abaixo
No dia 19 de outubro, é comemorado o dia do profissional de TI, data importante para reforçar o trabalho desse especialista que hoje é indispensável em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. O profissional de tecnologia é responsável por gerenciar as informações mais sensíveis de uma organização em sistemas confiáveis e escaláveis, criando e distribuindo informações nas redes de computadores. Essa é uma carreira super abrangente que proporciona ao profissional “navegar” pelas diferentes áreas do mundo da TI.
“No mercado essa é uma área essencial, embora muitos profissionais acreditem que máquinas irão substituir o ser humano, é preciso entender que embora o trabalho manual possa ser substituído, as estratégias e a gestão da tecnologia não, por isso, se adaptar e aprimorar habilidades será cada vez mais um diferencial valioso no mercado. E o primeiro passo é estar imerso na carreira do século: a TI.”, comenta Rodrigo Moraes, Tech Manager do Will Bank e gestor de pessoas na área da tecnologia.
Ainda segundo Rodrigo Moraes “Muitas empresas buscam se destacar neste mercado concorrido adotando a estratégia de investir em profissionais diferenciados e montar times de alta performance para manter a evolução tecnológica de seus produtos. O grande desafio, porém, está na capacidade de reter esses profissionais, que estão cada vez mais assediados, e agora a concorrência se torna ainda mais acirrada com a chegada de empresas estrangeiras com propostas em dólar e euro”.
“A perspectiva de carreira nas áreas de TI é muito boa, porque esses profissionais são necessários em empresas de todos os portes e segmentos. Existe hoje uma carência muito grande de profissionais de tecnologia no mercado de trabalho. O número de vagas abertas é consideravelmente superior ao número de profissionais qualificados para assumir essas posições. Atualmente já virou uma rotina no fluxo de trabalho de gestores de tecnologia o cuidado excessivo para não perder bons profissionais para o mercado”, explica Rodrigo Moraes.
Abaixo o gestor traz algumas das áreas mais promissores nesse segmento, confira:
Desenvolvedor Front e Back end: Talvez essa seja a área de maior carência no mercado mundial. Com o avanço da tecnologia em todos os setores, a dependência sistêmica tem se tornado cada vez mais evidente. É aqui também que se concentram os maiores salários de TI, com faixas que vão de 3 á 20 mil reais a depender do nível de senioridade do profissional.
Analista de Dados: As empresas acumulam um grande número de dados todos os dias. Essas informações são de extrema importância, uma vez que será através delas que a empresa tomará as principais decisões que podem garantir o seu sucesso ou fracasso futuro. É necessário ter profissionais que saibam coletar, analisar, interpretar e compartilhar esses dados.
Segurança da Informação: Há muitos profissionais no mercado interessados em mudar de carreira para trabalhar com segurança da informação. Afinal, é de extrema importância para qualquer organização proteger seus sistemas e dados empresariais de um ataque hacker ou de outros riscos que prejudiquem a base de informações.
Cloud Computing: Com os recursos tecnológicos atuais, conseguimos compartilhar uma vasta quantidade de dados e informações por meio das estratégias de armazenamento em nuvem. Isso é muito eficiente também para as empresas, portanto, é preciso ter profissionais com conhecimento avançado em cloud computing, expressão em inglês para se referir à computação na nuvem.
Rodrigo Moraes: Atua como tech manager no Will Bank, possui mais de 10 anos de experiência na gestão de pessoas, formação de equipe e desenvolvimento de PDI. Com conhecimento abrangente em gestão de projetos e serviços, conhecimento em metodologias de projetos tradicionais PMI, ASAP ou ágeis como SCRUM e Kanban, um dos diferenciais de Rodrigo é a sua formação também em humanas, além de atuar a mais de quinze anos como professor.
UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?
Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.
Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.
O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.
Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.
A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.
Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.
Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.
Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.
1- Otimização dos recursos
A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.
Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.
Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.
2- Alcance de clientes
Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.
Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.
Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.
3- Volume de dados
Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.
Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.
Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.
4- Integração com outras ferramentas
Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.
Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.
É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.
5- Aumento de vendas
Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.
Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.
6- Diversificação de público
Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.
Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.
Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.
Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.
Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?
Marketplace e o crescimento das empresas
Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.
Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.
Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.
Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.
O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.
Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.
Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.
Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.
Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.
Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.
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