Sodexo Benefícios e Incentivos

Foi-se o tempo em que apenas um bom salário era suficiente para tornar uma empresa atraente. Atualmente, as organizações mais disputadas no mercado são aquelas que oferecem vantagens além das garantidas pela legislação trabalhista (FGTS, vale-transporte, férias e 13º salário). Dados da pesquisa “O Futuro da Vida no Trabalho”, feita pela Sodexo Insights em parceria com a Harris Interactive, revelam que 92% dos trabalhadores remotos se sentem mais engajados e motivados com benefícios médicos e de saúde, seguido por programas de recompensa, como os cartões presente (87%).

Por isso, investir em uma boa gestão de benefícios é uma ação necessária para as empresas que buscam profissionais que estejam alinhados com a sua cultura organizacional. Em uma rotina cada vez mais corrida e com tantas tarefas, contar com apoio psicológico e/ou social podem fazer a diferença para o trabalhador e seus familiares. Quem busca se exercitar, valorizará o auxílio-academia. Aqueles que vão de carro para o trabalho, provavelmente vão querer o vale-combustível. Diante de tantas necessidades, as empresas precisam estar atentas em atender cada perfil de trabalhador. A Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado da Sodexo Benefícios e Incentivos, preparou uma série de orientações que podem ser conferidas na íntegra aqui.

“Conceder bons benefícios que atendem as reais necessidades de cada um é uma das razões pelas quais as pessoas vestem a camisa da empresa, apresentam bons resultados e não pensam em trocar de emprego. Isso porque, os profissionais de alta performace buscam trabalhar em locais que valorizam o seu potencial e bem-estar. Sendo assim, muito além de aumentar o engajamento da equipe, o investimento em uma boa gestão de benefícios é uma ação estratégica de atração e retenção de talentos, e reforça a imagem de marca empregadora da companhia. Na Sodexo, por exemplo, queremos fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas, justamente por entendermos que funcionários são propulsores dos valores da marca”, afirma Fabiana Galetol, Diretora de Recursos Humanos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Vale lembrar que pela lei cada benefício possui uma utilização específica. O vale-refeição e alimentação, por exemplo, não devem ser utilizados para outros fins que não seja o de se alimentar conforme determina o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado em 1976 pelo Governo Federal.

“Na Sodexo é possível encontrar o mais completo pacote de benefícios, tendo entre as opções o vale-refeição e alimentação, o Apoio Pass, que oferece suporte psicológico, jurídico, social e financeiro para os funcionários e seus dependentes, além de Gympass, seguro de vida entre outros. As empresas que adquirem os nossos benefícios contam com consultores especializados que vão ajudar a otimizar a gestão, trazendo mais resultados para o negócio e satisfação para os seus colaboradores”, finaliza a executiva.

Confira a seguir as dicas:

Conheça o perfil dos colaboradores: Olhe para dentro, perceba que há uma diversidade no quadro de funcionários e que eles certamente têm necessidades diferentes. É fundamental conhecer as pessoas para entender de que elas realmente precisam. Por exemplo: colaboradores da geração millennial provavelmente valorizarão benefícios mais flexíveis e focados no bem-estar. Leve em conta a opinião dos colaboradores e dê opções para que cada um possa escolher o que for mais interessante de acordo com seu perfil.

Oriente sobre a gestão dos benefícios: Todos devem estar a par das regras envolvidas na política de benefícios. É importante que cada um saiba quais são seus direitos e tudo o que envolve os benefícios contratados. Deixe tudo muito claro e abra um canal para resolver possíveis dúvidas ao longo do caminho. Os colaboradores precisam estar cientes de quais são os tipos de benefícios que a empresa oferece. Ao esclarecer esse ponto, é possível evitar o desencontro de informações e a insatisfação.

Atenção ao gerenciamento de custos: Para ser bom para todos os lados, faça um planejamento estratégico. É preciso que o custo-benefício valha a pena para os colaboradores e para o negócio. A Sodexo conta com consultores especializados que ajudam a encontrar as melhores soluções para cada empresa.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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