Alfredo dos Santos Junior

O conceito ESG – em inglês Ambiental, Social e Governança – é algo que veio para ficar e ocupar a atenção das empresas.

Muito tem sido escrito sobre o assunto e exemplos de iniciativas empresariais são apresentados como resposta a esta “nova” demanda. Mas, chama a atenção certa desigualdade: enquanto práticas ligadas à governança, e ações voltadas à preservação do meio ambiente, têm merecido maior atenção, a dimensão social ainda recebe um tratamento tímido. Afinal, qual o tamanho do “S” no ESG?

O campo social para as empresas tem duas dimensões: uma interna e outra externa.

Quando lemos sobre as práticas adotadas pelas empresas fica claro que a atenção se concentra na dimensão interna, com políticas voltadas para saúde do funcionário, diversidade e inclusão. Ora, é preciso reconhecer que estas práticas não vão muito além do que conhecemos como “gestão de pessoas”.

A questão mais aguda se dá quando olhamos para o lado externo. O que se vê frequentemente, são iniciativas voltadas à privacidade do cliente, segurança de dados, segurança do produto, etc. Estas são questões relevantes, mas será que não está faltando algo mais efetivo no campo das relações com a comunidade?

Muito se tem falado sobre a responsabilidade que as empresas têm de mitigar os efeitos das externalidades que suas atividades provocam junto às comunidades. Tal necessidade tem levado empresas a desenvolver estratégias de responsabilidade social que têm sido relevantes não só para melhorar as condições das comunidades do entorno, mas, também, para fortalecer o relacionamento da empresa com elas.

Há, aí, um potencial enorme de ação para fortalecer o “S” do ESG. Naturalmente, é preciso ser criativo e ousado para fortalecer tais iniciativas. Afinal, o que pode ser feito para tornar mais forte o pilar social do ESG?

Não podemos, nos limites deste artigo, fazer uma avaliação minuciosa do que pode ser feito. Mas, gostaríamos de destacar alguns elementos que devem ser considerados quanto à abordagem que uma empresa pode adotar para trabalhar junto a uma comunidade.

 A iniciativa de aproximação com a comunidade deve partir da empresa. Para que esta aproximação seja exitosa, é importante:

· Toda comunidade tem uma estrutura, ainda que não-formal, de lideranças. É essencial que a empresa conheça essas lideranças e prepare seus representantes para dialogarem com elas.

· Toda comunidade tem um histórico de relacionamento com o poder público. É importante que a empresa conheça o grau de relacionamento que a comunidade mantém junto a este stakeholder. O ideal é que haja sintonia entre as ações dos três setores: governo, empresas e sociedade.

· É preciso compreender que comunidade significa diversidade, algo que não combina com posições homogêneas. Trabalhar com a diversidade é algo rico, mas que oferece desafios.

· Um erro comum é cair na tentação de que a empresa já sabe do que a comunidade precisa. Mas, “cada um sabe bem onde dói o seu calo”. O ideal é que a empresa faça um diagnóstico da situação da comunidade, para conhecer melhor suas necessidades.

Existe, sim, muito o que uma empresa pode fazer para fortalecer a dimensão social, o “S” do ESG.

Procuramos, aqui, não apenas chamar atenção para esta possibilidade, bem como mostrar que o êxito no trabalho na dimensão social, depende muito de como a empresa decide adotar uma atitude de maior protagonismo para se aproximar da comunidade.

NOSSA MARCA. NOSSO ESTILO!

COMPARTILHAMOS CONHECIMENTO PARA EXECUTARMOS COM SUCESSO NOSSA ESTRATÉGIA PARA REVOLUCIONAR O MODO DE FAZER PROPAGANDA DAS EMPRESAS DO VALE DO AÇO.

O desejo de mudar, de transformar, de acreditar, são fundamentais para irmos além. São agentes propulsores da realização de sonhos. Já o empreendedorismo está presente no DNA dos brasileiros e nossa história trouxa essa capacidade que temos de nos reinventar e de nos conectarmos com você internauta e empresários que são a nossa razão de existir.

E todos esses elementos combinados e levados ao território da internet, torna o que era bom ainda melhor. Na internet e através do Site da Valeon, podemos proporcionar o início do “virar de chaves” das empresas da região para incrementar as suas vendas.

Assim, com inovação e resiliência, fomos em busca das mudanças necessárias, testamos, erramos, adquirimos conhecimento, desenhamos estratégias que deram certo para atingirmos o sucesso, mas nada disso valeria se não pudéssemos compartilhar com vocês essa fórmula.

Portanto, cá estamos! Na Plataforma Comercial Marketplace da VALEON para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos e serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada dos nossos serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e público.

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.

 

O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses três anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina das empresas. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

 

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

 

 

Loading

By valeon