Rodrigo Maruxo – MRX Consultoria
Sabemos que o e-commerce para indústria não é uma novidade, mas também não é um movimento tão antigo assim. Ao mesmo tempo que a internet trouxe possibilidades de mobilidade e agilidade para os negócios (com expressiva redução de atrito nas relações de consumo e/ou desempenho da cadeia produtiva), a indústria ficou muito tempo na espera, sem ingressar nesse mundo do comércio eletrônico.
Com o passar do tempo, fomos percebendo que o mercado foi passando de uma aparente negação para uma relativa aceitação. Aceitação essa relacionada às possibilidades de incluir a digitalização no desenho futuro das suas estratégias.
Há poucos anos, grandes nomes do meio começaram esse trabalho e a desenvolver os primeiros projetos de e-commerce para indústria. Sejam projetos focados em atender o consumidor final de forma direta, sejam melhorando o relacionamento com seus clientes, desenvolvendo assim toda cadeia.
No entanto, uma coisa não dá para negar, não tem caminho de volta. Depois da aceitação, cresce gradualmente o foco na construção de sinergia do negócio, fazendo uso das possibilidades que o digital oferece.
Antes de tudo é preciso entender que a transformação digital acontece quando se utiliza a tecnologia para solucionar problemas tradicionais da empresa. Além disso, ela é construída através da adaptação, princípio fundamental em qualquer trajetória de sucesso.
Com isso em mente, podemos passar para o entendimento dos ativos digitais. Toda iniciativa que dá sentido ao movimento de transformação digital se torna um ativo digital da empresa. Com o tempo, as empresas vão criando um acervo digital, composto por: site institucional, canais digitais de atendimento, redes sociais e sistemas de autosserviço ou de gestão de força de vendas.
E o que isso tem a ver com o e-commerce para indústria? Quando um projeto de movimentação da indústria para o e-commerce é iniciado, é preciso considerar os ativos digitais já existentes e buscar a criação de sinergia entre eles, poupando tempo e dinheiro no novo projeto.
Alinhar tudo isso deve ser uma das primeiras preocupações, uma vez que atendimento e treinamento podem fazer a diferença na hora de alavancar as vendas do comércio eletrônico.
Os benefícios de investir no e-commerce para indústria e da transformação digital das empresas andam lado a lado. Afinal, um está diretamente ligado com o outro. Essas vantagens incluem a capacidade de escalar o negócio de forma mais acelerada, a tomada de decisão mais segura, baseada em fatos e dados, o refinamento da visão geral do negócio, trazendo insights para o aprimoramento do atendimento dos agentes da cadeia e a ampliação das potencialidades de relacionamento com seus clientes e consumidores com o aumento significativo da capilaridade comercial.
Deve-se ter cuidado com conflitos de canais, que são todos os pontos de contato comercial, seja entre empresas ou com o consumidor final. Sendo assim, é importante produzir uma excelente comunicação com os agentes da cadeira sobre as iniciativas planejadas e em cias de ação. Ou seja, é importante garantir que a comunicação ficará centralizada na indústria e fluirá dela para toda a cadeia. Isso reduzirá muitos entraves e crises.
Manter estoques em níveis ideais é um dos grandes desafios do e-commerce para a indústria. Mesmo com ferramentas tecnológicas para acompanhar esses processos, na indústria é mais difícil acompanhar todos os canais de distribuição e ainda evitar a falta ou excesso dos itens em estoque.
O e-commerce por si só já possui uma operação logística mais complexa. Por isso, é uma questão que precisa ser pensada com cuidado para não criar ruídos no relacionamento com o consumidor final.
O que é marketplace e por que investir nessa plataforma
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Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.
Afinal, o que é marketplace?
O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.
Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.
Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.
Os principais marketplaces do Brasil
A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto
No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.
Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.
Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.
Como escolher o marketplace ideal para sua loja
Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:
Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.
Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.
Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.
Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.
Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.
Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.
Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.
Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.
Vantagens do marketplace
A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.
Para o consumidor
Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;
Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.
Para o lojista
Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;
Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.
Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.
Para o Marketplace
Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;
Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.
Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/