Fernanda de Morais, fonoaudióloga
A Black Friday 2022 vem aí e saber se comunicar de forma eficaz com os clientes é a premissa no processo de vendas. Conhecer detalhadamente seu produto ou serviço não são decisivos para convencer, por isso para ter sucesso e conseguir fidelizar seu cliente, a comunicação precisa ser clara, organizada e estratégica.
Segundo Fernanda de Morais, fonoaudióloga referência em comunicação e oratória, uma ação da Black Friday planejada, organizada e que não tem uma comunicação no mesmo nível pode ser um “tiro no pé”. Um produto/serviço fantástico apresentado por um vendedor “mediano”, que fala para “dentro”, que é confuso e se perde na hora de falar, que é agressivo demais e intimida o cliente, que traz argumentos fracos durante a venda ou que fala “pelos cotovelos” pode desvalorizar o seu produto/serviço dificultando assim as vendas.
A boa comunicação em vendas pode:
– Ajudá-lo a construir melhores relacionamentos;
– A aumentar sua carteira de clientes;
– A superar suas metas e
– A ter notoriedade em sua equipe.
Tudo começa pelo planejamento! Escreva um discurso básico de vendas de acordo com seu objetivo e cliente. Por exemplo, se você vende o produto “A” para adultos de 30 a 35 anos, você vai pensar no tipo de problema que esse cliente tem e o que você vai solucionar com seu produto/serviço. “Escolha argumentos fortes, traga valor contando uma história e trazendo um dado (pesquisa, estatística) e finalize motivando-o a adquiri-lo. Você não precisa decorar, mas pode usá-lo como base para apresentar para outros clientes. Seja estratégico!”, ressalta a especialista.
O pós-venda eficiente é um dos passos mais importantes para fidelizar um cliente e captar novos, pois a recomendação parte desse momento crucial. É uma oportunidade de criar laços com este cliente e para isso a comunicação precisa ser empática para tê-lo por perto e cativá-lo!
Lembre-se de:
– Prometer o que puder ser realmente cumprido.
– Resolver o problema que ele tiver com afinco.
– Ter foco no cliente e não nas vendas que ele pode te proporcionar.
Sabe aquela história de fazer o seu melhor! Cultive o relacionamento com o cliente, como se fosse um novo amigo. Não adianta vender e desaparecer! Se importe de verdade e demonstre isso em suas abordagens.
Para finalizar, Fernanda de Morais compartilha 5 conselhos para se comunicar melhor com o cliente:
1. Use expressões positivas
É comum falarmos algumas expressões como: “Desculpe te incomodar, mas você precisa de ajuda?” ou “Você não quer ver esse outro produto?”. Essas expressões empobrecem o discurso de vendas e reduzem a assertividade na comunicação.
Mude para: “Você precisa de ajuda?” ou “Você quer ver esse outro produto?”. Assim, certamente você aumentará a chance de ser ouvido.
2. Use a Linguagem corporal com propósito
Use uma linguagem corporal positiva e que reforce seus argumentos, como: o sorriso no momento certo (quando cumprimenta, se coloca à disposição ou durante algo leve e descontraído), gestos com as mãos durante as ideias importantes – seu cliente irá adorar conversar com você, acenos com a cabeça (quando escutar, acene com a cabeça como se dissesse “sim” para reforçar e concordar com o cliente) e mantenha o contato visual – nada substitui o olho no olho durante o processo de vendas, por isso, não fique olhando para o céu ou para o chão durante sua venda.
3. Escute ativamente
Se o vendedor tem o hábito de ouvir já pensando na resposta que irá compartilhar ao cliente, você não está escutando ativamente. Quando faz isso perde informações importantes! Por isso, concentre-se no assunto e valorize cada história dita.
4. Faça perguntas estratégicas
Segundo estudos, os melhores vendedores são excelentes em fazer perguntas e os que incluem perguntas inteligentes tendem a fechar mais negócios, mas não são aquelas perguntas fechadas, em que as respostas são: “sim” ou “não” somente, que em excesso pode até dar a impressão de estar fazendo um interrogatório.
Inclua perguntas abertas (O que? Como? Quando? De que forma?) para sondar as necessidades e aproveitar um comentário ou ideia do cliente para usar em seu argumento e assim conduzir com muito mais eficácia.
5. Adaptar seu discurso de vendas
A maioria dos vendedores comete o erro de apenas descrever os produtos e serviços do jeito que faz mais sentido para eles. Por esse motivo, saber quem é o cliente, o que ele conhece e o que realmente ele está procurando poderá mudar completamente o discurso de vendas.
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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
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Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.