Thiago Cavalcante – Especialista em marketing de influência

A Copa do Mundo chegou e com ela um mix de sentimentos que só são despertados a cada quatro anos, ou nesse caso, quatro anos e meio. Mas, além da bola no pé e da camisa da seleção, outra coisa tem chamado atenção: a quantidade de ações de marketing com os jogadores de futebol. Para exemplificar, podemos citar a, agora icônica, foto de Messi e seu maior rival no campo, Cristiano Ronaldo, jogando uma partida de xadrez em cima de uma mala da Louis Vuitton, publicada no instagram dos dois fenômenos do futebol e na página da marca apenas um dia antes do início do mundial.

Entretanto, não é de hoje que os jogadores chamam a atenção das marcas durante o campeonato. Ronaldo Fenômeno, por exemplo, tem uma imagem extremamente rentável fora dos campos e contrato vitalício entre o atleta e a Nike. Mas, em 2022, o que mudou nas relações entre as marcas e os jogadores? O número de seguidores.

Hoje em dia, ser um atleta de sucesso depende de números e não estou falando sobre gols ou velocidade no campo. Pouco antes do início da copa, CR7, como é conhecido, atingiu mais de 500 milhões de seguidores no Instagram, ou seja, um quarto de todos os usuários da rede o seguem. Durante o campeonato, Richarlison, centroavante brasileiro, ganhou cerca de 7 milhões de seguidores após marcar dois gols no jogo de estreia do Brasil contra a Sérvia.

Os jogadores são e sempre serão influenciadores. Eles influenciam jovens a também se tornarem atletas. Influenciam homens a como se vestir, com que produto se barbear, que desodorante usar. O que mudou foi a forma como fazem isso. Em 98, por exemplo, quando o Brasil perdeu a final da copa para França, todos os olhares se voltaram para o Fenômeno, enquanto ele carregava em seu pescoço as chuteiras da marca que o patrocinava. Hoje, a foto, assim como a chuteira, são marcos para a publicidade, assim como para a Nike.

Atualmente, ao abrir o feed do Instagram de um dos convocados durante os jogos da copa, é difícil contar o número de publicidades que estão ali. Jogadores são sim importantes para as marcas e para o mercado de influência, mas muitos só têm visibilidade durante os grandes campeonatos. O que falta para que as marcas percebam o enorme potencial e poder de influência que estes atletas têm? Quanto tempo vai demorar para que os próprios jogadores entendam o tamanho de sua força no mundo do marketing e publicidade?

Não é apenas durante os jogos de uma Copa do Mundo que estes atletas devem ser acionados. Esta seleção está cheia de novas promessas, então, será que não é válido pensar em investimento a longo prazo, já que os holofotes estarão sobre estes nomes durante os próximos quatro anos?

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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