Por: Fernando Silveira, Advogado e Fundador-CEO da Nutax Digital
A transformação da cultura corporativa em busca da adoção de tecnologia vem impactando cada vez mais as grandes corporações de várias formas.
Algumas das empresas possuem programas bem estruturados de inovação aberta (open innovation), outras participam de programas chamados de business hacking ou possuem parceria com institutos de pesquisa ou universidades em busca de métodos, sistemas e materiais que impulsionam seus resultados e as aproxima dos múltiplos de crescimento da era digital.
Todas essas iniciativas e programas podem ser transformadores, como mostram alguns casos, mas demandam investimento em dinheiro e tempo dos executivos de uma organização. Por isso é importante que essas empresas estejam preparadas para essa jornada
Apesar disso, quando olhamos para o ambiente com o qual uma startup é recebida para trabalhar em uma grande corporação, percebemos que além da iniciativa dos programas de inovação aberta, o sucesso de soluções inovadoras depende de alguns elementos adicionais que podem ser decisivos na hora de testar a solução de uma startup para um grande problema.
Os principais desafios são relacionados a qualidade dos dados, à definição dos resultados desejados e limitações impostas por temas como segurança da informação ou pessoas com conhecimento e tempo para se dedicarem a iniciativas de inovação.
A complexidade da legislação tributária brasileira torna o dia a dia tributário de uma empresa uma tarefa já muito desafiadora por si só, o pode resultar em pouco espaço para inovação se não forem tomados os cuidados devidos.
Alguns desafios são imprevisíveis e fazem parte do processo de inovação. Outros, porém, podem ser superados e administrados.
Com base na minha experiência, relacionei alguns dos principais riscos e inimigos da inovação com tributos. São eles:
1) Dificuldade de obtenção dos dados corretos: obter os dados corretos pode ser um grande desafio em dois aspectos: (i) saber quais dados são relevantes para uma determinada análise e (ii) conseguir acesso a esses dados;
2) Dificuldade para estruturar os dados: no mundo tributário, essas atividades de estruturação (limpeza, tratamento e categorização) dos dados também exigem um profundo conhecimento técnico tributário e da disposição dos dados fiscais em suas fontes (ERPs, notas fiscais, etc);
3 ) Limitações de Segurança: apesar de sua importância, os protocolos de segurança podem representar um desafio importante à inovação, quando não administrados, pelo controle excessivo ou pela falta de controle;
4) Limitações para explorar: a inovação corporativa, nasce muitas vezes de usuários inquietos que testam novas tecnologias para resolver velhos problemas no negócio. Estimular isso, é parte do sucesso;
5) Definição dos benefícios esperados: definir qual problema atacar é fundamental na busca de um bom ROI. Iniciativas com ROI, alto justificam mais investimento;
6) Conhecimento do domínio: um time multidisciplinar, com conhecimento de tributos e do negócio é fundamental para se chegar lá;
7) Limitações Regulatórias: a inovação com tributos esbarra muitas vezes em um interface não disponível ou na exigência de um documento em papel, por exemplo. Apesar disso, há muitas oportunidades a partir de dados disponíveis, a exemplos das notas fiscais eletrônicas;
8) Priorização de iniciativas: busque o maior ROI, e adote o modelo ágil. Dessa forma é possível mitigar riscos e corrigir a rota rapidamente;
9)Adoção do modelo ágil: o modelo de geração de valor rápida para o cliente em ciclos curtos de entrega tem sido fundamental nas empresas mais inovadoras do nosso tempo. Ele pode ajudar muito na gestão de impostos também.
Conhecendo e sabendo endereçar esses riscos e desafios, as empresas ficarão certamente mais próximas de possuir processos eficientes e digitais de administração dos impostos, o que provavelmente deve se refletir em diferenciais competitivos perante seus concorrentes.
FANS TOKENS DA VALEON
Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).
A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.
Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.
Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.
Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.
Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.
Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.
A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.
As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.
A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.
Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.
Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00
Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.
1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.
Prêmio: 50 Fan Token Valeon
2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.
Prêmio: 30% na mensalidade
3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.
Prêmio: 20 Fan Token Valeon
VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES
IPAT/21/04/2022
Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/