Marcus Buckingham
“Sucesso é conseguir aquilo que se quer, independente do que seja”
“Resultado favorável”, “triunfo”, “êxito”, são alguns dos sinônimos de sucesso. Mas ainda assim, a palavra continua subjetiva. Para cada pessoa, ser bem-sucedido pode ter uma conotação diferente — e o que importa aqui é desenvolver autoconhecimento suficiente para entender o que ela significa para você.
Para traçar estratégias, criar um planejamento e, até mesmo, sonhar; é necessário saber para onde você quer ir. Mas vale ressaltar: o sucesso não é estático. Ele acontece justamente durante o seu percurso. Seu acontecimento depende diretamente da sua satisfação, realização pessoal ou profissional dentro do que coloca como objetivo para a sua vida e vai alcançando aos poucos.
Saber o que é o sucesso pode deixar a sua vida mais leve. Afinal, você saberá claramente para onde ir — e onde deixar de ir para conquistá-lo. Como disse Lewis Carroll:
“Se você não sabe aonde ir, qualquer caminho serve.”
E não é bem isso que queremos… certo?
QUAL É O SEGREDO DO SUCESSO?
Homem de terno segurando uma caixa com selo escrito “Top Secret” (Fonte: Getty Images)
Dito isso (que o sucesso possui uma conotação diferente para cada um, mas todos nós devemos estabelecê-lo para nossas vidas), qual será o segredo por trás dessa – tão perseguida – satisfação pessoal? Eu te digo:
1- O SUCESSO NÃO ACONTECE DA NOITE PARA O DIA
Sinto te dizer. Mas… Se você for uma pessoa ambiciosa como eu, é preciso ter coragem, vontade e muito esforço para atingir o que você planeja. Pode ter certeza que – por trás de pessoas extremamente satisfeitas com as suas vidas pessoais e profissionais, existe um longo percurso cheio de falhas e persistência.
2- É PRECISO APRENDER COM OS ERROS
Pare de se lamentar quando algo ruim acontece por sua culpa. Todos erramos! E após estes momentos, nos tornamos mais fortes e inteligentes emocionalmente para lidar com os próximos passos. Assuma, olhe para trás, analise o que foi feito de errado e tire uma lição disso.
3- PARA QUEM QUER O SUCESSO, NÃO EXISTE COMPARAÇÃO
Cada um possui condições diferentes para atingir o que quer. Além disso, como já comentei no início, todos temos nossas particularidades em definir o sucesso. Para mim, por exemplo, uma das definições da palavra é viajar – e eu não posso me comparar com as pessoas das redes sociais que viajam o tempo todo… Para elas, esse objetivo pode ser diferente. É algo individual que deve superar suas próprias expectativas.
Homem no escuro com as mãos para cima (Fonte: Getty Images)
AFINAL, QUAIS SÃO AS DEFINIÇÕES DE SUCESSO?
Bom, agora após essa discussão sobre esse termo tão subjetivo, vou te ajudar a definir o que essa palavra pode significar para você:
Sucesso é acreditar na sua capacidade. Ou seja, ter autoestima suficiente para compreender que, mesmo em passos pequenos, você terá sabedoria o suficiente para encarar desafios e ultrapassar os seus limites.
Sucesso é saber equilibrar vida pessoal com profissional. Nada adianta ter um trabalho incrível, se você não tem amigos ou família para compartilhar as suas conquistas – é preciso saber dosar.
Sucesso é ter autoconhecimento. Saber os próprios gostos, ter coragem para dizer não, criar a sua própria rotina. Isso te dá liberdade.
Sucesso é viver o agora. É preciso entender que, por mais que existam planos traçados, o que há de mais grandioso na sua vida acontece no momento presente – e que você deve aproveitá-lo ao máximo.
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15 FRASES QUE VÃO TE AJUDAR A CRIAR UMA MENTALIDADE DE SUCESSO
“O sucesso não acontece por acaso. É fruto de trabalho duro, perseverança, aprendizagem, estudo e sacrifício.” Pelé
“Você sempre vai passar pelo fracasso em seu caminho para o sucesso.” Mickey Rooney
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”Stubby Currence
“O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.” Bill Gates
“Conhecer o homem – esta é a base de todo o sucesso.” Charles Chaplin
“O sucesso é uma consequência e não um objetivo.” Gustave Flaubert
“O segredo do sucesso é a constância do propósito.” Benjamin Disraeli
“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” Peter Drucker
“Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.” Albert Einstein
“O sucesso é caminhar de fracasso em fracasso, sem perder entusiasmo.” Winston Churchill
“Eu não falhei. Acabei de encontrar 10.000 maneiras que não funcionam.” Thomas Edison
“Você só pode ter sucesso se desejar ter sucesso; você só pode falhar se não se importar em falhar.” Philippos
“O primeiro passo rumo ao sucesso é dado quando você se recusa a ser um refém do ambiente em que se encontra.” Mark Caine
“As pessoas bem-sucedidas fazem o que as pessoas malsucedidas não estão dispostas a fazer. Não gostaria que fosse mais fácil; gostaria que você fosse melhor.” Jim Rohn
“Para ter sucesso, você deve aceitar todos os desafios que surgem em seu caminho. Você não pode simplesmente aceitar aqueles de que gosta.” Mike Gafka
SERÁ QUE EU TENHO O QUE É PRECISO PARA CONQUISTAR O SUCESSO?
Pessoas bem-sucedidas compartilham um segredo simples, mas poderoso: usam suas energias para aprimorar aquilo que fazem melhor, deixando seus pontos fracos em segundo plano. E, assim, tornam-se cada vez mais competentes, produtivos e felizes.
STARTUP VALEON UMA HOMENAGEM AO VALE DO AÇO
Moysés Peruhype Carlech
Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim.
Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.
E as grandes empresas começam a questionar.
O que estamos fazendo de errado?
Por que não conseguimos inovar no mesmo ritmo que uma startup?
Qual a solução para resolver este problema?
A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:
* O mundo está mudando. O ritmo da inovação é acelerado.
* Estes caras (startups) trabalham de um jeito diferente, portanto colhem resultados diferentes.
* Precisamos entender estas novas metodologias, para aplicar dentro de casa;
* É fundamental nos aproximarmos das startups, ou vamos morrer na praia.
* Somos lentos e burocráticos, e isso impede que a inovação aconteça da forma que queremos.
O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de aproximação com o mundo das startups.
Olhando sob a ótica da startup, uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma. Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato ou sequer começar um piloto.
Embora as grandes empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos.
Muitas vezes não se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade? Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”, que demora para sair e tem resultados frustrantes. Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum.
As empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter liberdade para determinar o seu próprio rumo. E é um paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups.
As empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o que precisamos para o projeto X ou Y”.
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