Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP
Inserir métodos inovadores em um negócio traz melhores resultados
Atualmente, ouvimos falar sobre a importância de oferecer uma experiência inesquecível durante todo o processo de compra no comércio. Esse tema ganhou os holofotes, principalmente, com o anúncio da pandemia no país, o qual impulsionou o consumo digital, fazendo-o virar uma opção prática e rápida para os brasileiros, movimentando o mercado de varejo on-line. Contudo, para fazer dessa vivência algo de fato superior, com qualidade e excelência, uma relação bem estruturada é fundamental. Nessas circunstâncias, a tecnologia é grande parceira, principalmente com os serviços da Total IP. Veja como!
A inovação dos chatbots
Antigamente toda a comunicação entre empresa e cliente era realizada por telefone ou e-mail, hoje, existem diversos tipos de soluções tecnológicas, como por exemplo, o chatbot, para agilizar as etapas e garantir um serviço mais eficiente. Nesse processo todo, além de contar com aliados eletrônicos, devemos lembrar da relevância do bom atendimento, não somente para conquistar novos interessados, mas também para fidelizar aqueles já obtidos pela marca em algum momento da sua trajetória.
Traduzido como um “robô de bate-papo”, ele é um software com o intuito de simular uma conversa com pessoas. Durante o diálogo, o sujeito faz perguntas e tecla com um programa de computador, o qual interage por meio de um sistema pré-programado. Esse planejamento é uma base de dados com dúvidas e respostas frequentes para ajudar no direcionamento do bate-papo. No caso, em situações onde ele não consegue resolver a demanda sozinho, pode haver um encaminhamento para um atendente humano. A ação é uma verdadeira revolução no suporte. Isso possibilita lidar com milhares de indivíduos ao mesmo tempo, aumentando a produtividade da equipe, a qual fica por conta de tarefas específicas.
No geral, ele serve para automatizar e otimizar a troca de informações. Por deter a capacidade de realizar assistências 24h por dia, durante toda a semana. Ele é muito querido entre as entidades e indicado pela Total IP. Ademais, por meio dele é possível incluir uma rápida pesquisa de satisfação para avaliação.
A comunicação eficiente é fundamental
Estabelecer uma comunicação assertiva com o público é capaz de interferir positivamente na agilidade e qualidade das atividades oferecidas. Isso consiste na habilidade de expressar por mensagens, ideias e opiniões de forma clara e direta, sem deixar a gentileza e cortesia de lado. “A finalidade é manter um diálogo objetivo e encontrar a melhor maneira de solucionar a questão. Além disso, empresas com esse cuidado intrínseco na sua cultura evitam atritos desnecessários e, com isso, geram credibilidade, mantendo os clientes na cartela de contatos”, pontua Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. Um estudo da Super Office mostrou como atrair um novo comprador pode custar de cinco a 25 vezes mais em comparação a manter um usuário atual.
Como colocar isso em prática?
O primeiro passo para alcançar esse propósito é treinar a equipe de acordo com as exigências necessárias para praticar essa comunicabilidade. Com o tempo, o time de apoio passará a ter uma escuta ativa para compreender melhor cada situação, além de acolher com empatia, especialmente em situações indesejadas. Colocar-se no lugar de quem está do outro lado da linha é sempre uma boa tática. Quando precisamos de algo, é muito bom poder contar com alguém para nos ajudar de maneira humanizada, não é mesmo? Por essa razão, as ações de acompanhamento também devem seguir esse raciocínio. Essa é a mentalidade a qual deve-se estabelecer dentro do ambiente laboral.
Nesses casos, também cria-se um costume de agilidade e eficiência na resolução de problemas, pautadas em clareza, consistência e gentileza. Para serviços on-line via canais de chat, como WhatsApp ou Instagram, tenha frases prontas, mas também adaptáveis, para garantir velocidade no contato e estabelecer um canal aberto.
A tecnologia de atendimento via chat
Para esse tipo de demanda, a Total IP apresenta várias soluções, as quais chamamos atenção para três em específico. Com o PABX Total ZAP, há uma revolução na forma de se manifestar e contatar outras pessoas. A oportunidade é de distribuir os webchats de forma personalizada para a força de vendas humana, a partir da separação automática aos grupos de acolhimento. Com a API, ganha-se o controle total das filas. Isso pode ser feito por horário, muito útil no receptivo, no qual há a carteirização para ser particularizado. O interessado conversará diretamente com o atendente por meio dessa adaptação. A solução ainda permite o disparo de mensagens padronizadas direto dos operadores, aumentando a performance e conversão de vendas.
Quando a procura é por uma rapidez maior, o chat para o site também é uma opção viável, acelerando a orientação a quem entra em contato diretamente pela página. Adicionar um robô com inteligência artificial possibilita a resolução de necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a queda dos custos operacionais e causando economia de tempo e insumos.
Nesse sentido, os Robôs Dinâmicos também chamam a atenção. Construídos sob demanda, esse é um projeto para automação de suporte a partir dos chats originados no WhatsApp receptivo e ativo, com respostas estruturadas e integração aos sistemas do negócio. “Os benefícios deles são diversos, garantindo resultados revolucionários às corporações. Além de ser integrado à API Business do WhatsApp, ele entrega uma automação de processos; autenticação em dois fatores; alertas e notificações; redução de filas de espera; geração de dados; aumento dos canais de contato; complemento na estratégia de marketing; plataforma segura com certificado SSL e infraestrutura de servidores em nuvem. Tudo isso com um apoio em português, 24h, nos sete dias da semana”, finaliza Oliveira.
No geral, a união da digitalização, comunicabilidade e investimento no universo tech são, atualmente, fundamentais e indispensáveis. Negar isso significa ficar para trás e se perder no passado.
Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso
Junior Borneli, co-fundador do StartSe
Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)
Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor
Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).
É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.
Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.
Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.
De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.
Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.
Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.
Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.
É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.
É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.
O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.
Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.
DERROTA TAMBÉM ENSINA
Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.
No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.
Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.
Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.
É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297