Equipe Nomus – Marketing e vendas – Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor

Como captar clientes: as 13 melhores dicas para gerar novas oportunidades de negócio para a sua empresa

Como é feito o processo de prospecção de clientes na sua empresa?

Para que um modelo de negócio consiga se desenvolver, prosperar e ter uma maior participação no mercado em que atua, é importante saber construir uma base sólida de clientes.

Nesse sentido, ter domínio sobre as principais estratégias e boas práticas de prospecção se faz extremamente necessário.

Porém, a captação de novas oportunidades de negócio configura entre os maiores desafios para os gestores das empresas. Se esse é o seu caso, fica tranquilo que a gente vai ajudar você.

Elaboramos aqui um conteúdo com 13 dicas valiosas de como captar clientes. Continue a leitura para conferir a seguir que ações implementar na sua empresa para atrair mais prospects e potencializar as vendas:

1.            Defina qual é o perfil de cliente ideal da sua empresa;

2.            Seja um verdadeiro especialista nas soluções que você comercializa;

3.            Saiba quem são os seus principais concorrentes;

4.            Conecte-se emocionalmente com os prospects;

5.            Faça com que os prospects percebam valor nas suas soluções;

6.            Faça marketing de conteúdo;

7.            Use técnicas de SEO;

8.            Utilize as redes sociais, especialmente o LinkedIn.

13 dicas de como captar clientes para a sua empresa

É seguro dizer que um dos maiores objetivos de qualquer organização é ampliar a carteira de clientes e incrementar a entrada de novos negócios.

Mas, para que isso aconteça, deve-se adotar algumas técnicas essenciais de como captar clientes. Confira abaixo quais são elas.

1 – Defina qual é o perfil de cliente ideal da sua empresa

Não há como captar clientes sem antes definir o perfil de cliente ideal para o seu modelo de negócio.

É com base nessa definição que você vai identificar os prospects com mais chances de se identificar com suas soluções e fechar negócio.

2- Seja um verdadeiro especialista nas soluções que você comercializa

Também é imprescindível conhecer tudo sobre o produto ou serviço que você oferece. Dessa forma, você demonstra confiança e autoridade para os clientes em potencial.

3 – Saiba quem são os seus principais concorrentes

Para uma boa captação de clientes, é necessário conhecer quem são os seus principais concorrentes. Isso vai te ajudar a construir uma argumentação de vendas mais sólida.

4 – Conecte-se emocionalmente com os prospects

Outra dica importante para captação de clientes é buscar se conectar emocionalmente com os prospects. Procure ativar alguns gatilhos mentais na intenção de persuadir os prospects e despertar emoções.

5 – Faça com que os prospects percebam valor nas suas soluções

Além de se conectar emocionalmente com os clientes em potencial, é importante ter a habilidade de fazer com que eles percebam valor no seu produto ou serviço. Mostre para os prospects como você pode solucionar as dores deles.

6 – Faça marketing de conteúdo

Procure produzir conteúdos relevantes (blog posts, e-books, webinars etc) para atrair e educar seus prospects a respeito das soluções que a sua empresa comercializa. Isso te ajudará a se posicionar como autoridade no assunto e também a qualificar os potenciais clientes.

7 – Use técnicas de SEO

As técnicas de SEO servem para otimizar a pesquisa por seus conteúdos em sites de busca. Com o uso correto de palavras-chave os conteúdos que você produzir aparecerão entre os primeiros resultados de busca.

8 – Utilize as redes sociais, especialmente o LinkedIn

As redes sociais também são importantes ferramentas para captar clientes, principalmente o LinkedIn no caso de vendas B2B.

Você pode criar campanhas voltadas a essas mídias para desenvolver um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo e divulgar as suas soluções.

9 – Participe de eventos que têm a ver com o seu mercado de atuação

Feiras, convenções e congressos podem significar grandes oportunidades para prospectar novos negócios. Procure participar desses eventos para fazer networking e captar clientes em potencial.

10 – Saiba contornar as objeções dos prospects

Para conseguir captar clientes, é necessário que você esteja munido de argumentos suficientes para contornar qualquer objeção que os prospects possam vir a apresentar. Esteja pronto para esclarecer todas as dúvidas.

Um boa técnica de argumentação pode ajudar muito, nessa hora:

11 – Peça indicações para os seus clientes atuais

Se você mantém um bom relacionamento com os seus clientes atuais, peça para que eles te deem indicação de pessoas que possam se interessar por seus produtos ou serviços.

12 – Firme parceria com outras empresas

Fazer alianças com outras empresas (não necessariamente concorrentes) pode ajudar a conquistar novos clientes. Por meio de parcerias, todo mundo sai ganhando.

13 – Saiba identificar quem são os tomadores de decisão

É também importante que você seja capaz de identificar quem são os tomadores de decisão; ou seja, aqueles que “batem o martelo” antes da compra. Assim, você evita perder tempo e esforços com aqueles que não tem o poder de decidir sobre nada.

Bom, essas foram as nossas 13 dicas de como captar clientes. O que você achou?

Para tornar a etapa de prospecção e o processo comercial como um todo mais eficientes, utilize a tecnologia como aliada. Por meio de um bom sistema de CRM, você consegue organizar melhor os seus contatos e ter maior controle sobre as ações adotadas e sobre a evolução dos leads no funil de vendas.

CARACTERÍSTICAS DA VALEON

Perseverança

Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.

Comunicação

Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.

Autocuidado

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Autonomia

Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.

A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.

Inovação

Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.

Busca por Conhecimento Tecnológico

A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.

Capacidade de Análise

Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.

Resiliência

É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.

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