O que é e como ele pode melhorar sua estratégia de marketing digital
Guilherme Dias é publicitário especialista em Marketing Digital
O marketing é uma ciência sobre atrair, relacionar e reter clientes, e isso inclui entender suas necessidades, desejos e sonhos. O marketing contextual é uma técnica que faz exatamente isso, mostrando anúncios relevantes para o contexto em que o usuário se encontra.
Se você empreende ou trabalha em algum nível com marketing digital, precisa entender agora mesmo sobre esse conceito, já que a publicidade digital como conhecemos será totalmente reformulada com o fim dos cookies de terceiros, um assunto diretamente ligado com o Marketing Contextual.
Mas, o que é marketing contextual?
Marketing contextual é uma técnica de publicidade que mostra anúncios relevantes de acordo com o conteúdo em que o usuário está visualizando. Ao invés de rastrear o comportamento do usuário, como o público de segmentação personalizada, o marketing contextual mostra anúncios baseado no contexto do conteúdo.
Por exemplo, imagine que você está lendo um blog sobre cosméticos e de repente aparece um anúncio da Natura ou Avon. Isso é marketing contextual, pois o anúncio está relacionado ao conteúdo que você está visualizando e não com seus hábitos de navegação.
Como o marketing contextual funciona?
O marketing contextual funciona através de algoritmos que analisam o conteúdo em que o usuário está visualizando e mostra anúncios relevantes. Isso é feito sem rastrear o comportamento do usuário, o que é benéfico para a privacidade do usuário e também para a confiança do usuário na marca.
Vantagens do marketing contextual
Anúncios mais relevantes: o marketing contextual mostra anúncios relevantes para o contexto em que o usuário se encontra, aumentando a probabilidade de cliques e conversões.
Melhor experiência do usuário: o marketing contextual não rastreia o comportamento do usuário, o que melhora a privacidade e confiança do usuário na marca.
Menos ad-blocking: como o marketing contextual mostra anúncios relevantes, há menos razões para os usuários usarem ad-blockers. Em teoria, os anúncios acabam sendo “menos chatos”.
Desvantagens do marketing contextual
Menos dados do usuário: como o marketing contextual não rastreia o comportamento do usuário, há menos dados disponíveis para as marcas. Técnicas como remarketing e conversão personalizada acabam sendo dificultadas pela falta de dados de rastreamento.
Dependência de conteúdo: o marketing contextual depende de conteúdo relevante para mostrar anúncios relevantes, o que pode ser um desafio para algumas marcas, principalmente as pequenas empresas que ainda não têm familiaridade com o Marketing de Conteúdo.
Conclusão
O marketing contextual é uma técnica de publicidade que mostra anúncios relevantes de acordo com o conteúdo em que o usuário está visualizando. Ele oferece vantagens como anúncios mais relevantes e uma melhor experiência do usuário, mas também tem suas desvantagens, como a dependência de conteúdo relevante e menos dados do usuário disponíveis para as marcas.
Com o fim dos cookies de terceiros, o marketing contextual se torna uma opção cada vez mais atrativa para as marcas que buscam personalizar a experiência dos usuários sem invadir sua privacidade.
Se você está planejando sua estratégia de marketing digital, considere incluir o marketing contextual em sua estratégia. Ele pode ajudar a aumentar a relevância dos seus anúncios e melhorar a experiência do usuário, o que pode levar a mais conversões e retenção de clientes.
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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
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Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
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