Flávia de Paula – Diretora de Social Media
Oportunidades surgem com o aprimoramento e o uso incisivo das tecnologias.
O crescente número de adeptos das mídias sociais e as incontáveis possibilidades que elas trazem através de suas frequentes inovações refletem um mundo digitalizado, em que a dimensão virtual desempenha um papel de total relevância para o funcionamento dos negócios. Destacando-se como um dos aspectos dessa onda, o Marketing Digital vem ganhando cada vez mais espaço, e deve continuar sua progressão no ano de 2023. Tendências surgem a todo o momento, e é a partir da observação e imersão neste cenário que o profissional do Marketing Digital precisa compreender as janelas que se abrem para sua atuação.
Por operar em um ambiente marcado pela fluidez e constantes mudanças, o Marketing Digital precisa ter suas estratégias articuladas em torno de medidas essenciais, como atenção, atualização e, sobretudo, flexibilidade. Adaptar-se ao novo e encontrar caminhos neste âmbito é uma postura indispensável para a permanência no jogo – e é deste modo que o profissional do Marketing Digital encontrará os caminhos para resultados satisfatórios. Acompanhar as tendências do momento, em suma, é a fonte de um empreendimento bem-sucedido.
Assim, abaixo destacamos algumas tendências que devem chegar com tudo em 2023:
1 – Conteúdo direcionado
Compreender as necessidades e desejos de um cliente em potencial, o que ele consome e pelo que pode se interessar é uma providência fundamental para a construção de uma segmentação personalizada. Este tipo de atenção no direcionamento preciso do conteúdo, além de capturar o olhar de uma pessoa, também aumenta as possibilidades de obtenção dos resultados almejados, já que as chances de que ele faça a aquisição de um produto ou serviço dirigido especificamente para ele, segundo suas preferências, são maiores. Com o uso intensivo da internet e das mídias sociais entre a população, investir em conteúdo direcionado é uma estratégia inteligente para a conquista de novos clientes
2 – Mobile First
A “onipresença” da internet é em grande parte resultante do uso expressivo de smartphones no Brasil e no mundo. Neste contexto, então, desenvolver formas de alcançar o cliente por meio do aparelho celular é essencial, e isso pode ser feito por meio de planejamentos voltados às particularidades da experiência do usuário com o smartphone. Do ponto de vista do Marketing Digital, explorar o formato e as potencialidades oferecidas pelos dispositivos é imperativo para que haja um bom usufruto da tecnologia no sentido de encontrar melhores resultados.
3 – Uso de inteligência artificial
O advento da inteligência artificial passou por um verdadeiro boom nos últimos tempos, e agora a tendência é que ela seja cada vez mais utilizada para auxiliar e facilitar processos que possam aprimorar a relação com o cliente. Atentar-se às perspectivas que o recurso oferece e aplicá-las às práticas características do Marketing Digital podem ajudar a incrementar e potencializar antigas metodologias de negócios.
4 – Proeminência de chatbots
Os *chatbots podem ser utilizados para aumentar a rapidez do atendimento e a interação com o cliente, favorecendo uma dinâmica de conversas caracterizada pela eficiência – sobretudo nos dias de hoje, em que a automatização de variados processos surge para suavizar a experiência do contato. Na esteira do uso crescente de inteligência artificial, os chatbots são uma das muitas ferramentas que podem ser aperfeiçoadas pelo recurso, visando a um aumento de sua praticidade e sofisticação no trato com o cliente.
*Um chatbot é uma ferramenta para conversar com o cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Ele pode responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial.
5 – Produção de vídeos
Produzir vídeos sempre foi uma estratégia de suma importância para a conquista de público, e o recurso segue firme em seu potencial de atratividade. Por conta de seu atributo sensorial, a conjunção entre imagem e som ainda é uma poderosa receita para alcançar novos clientes, e o elevado número de plataformas que comportam a criação e disseminação de conteúdo audiovisual apenas favorece a prática. Utilizar esta via de maneira criativa e estratégica é uma ação imprescindível no mundo enfaticamente visual em que estamos inseridos.
6 – Parcerias com influenciadores digitais
Falando em audiovisual, o número vertiginoso de influenciadores digitais na internet é outro recurso que pode ser explorado para fins de marketing. A projeção e influência desses profissionais é uma ponte de acesso a uma fatia maior do público, e a conjuntura tecnológica atual permite e favorece este tipo de contato e divulgação. Buscar parcerias com influenciadores digitais é uma alternativa interessante para quem procura ampliar seu raio de alcance.
7 – Hibridização dos eventos
A organização de qualquer evento passa por diversas etapas, demandando de seus idealizadores um enorme esforço e ponderação no que se refere à experiência dos participantes, entre outras considerações. A integração tecnológica atual permite que os eventos sejam realizados simultaneamente nos âmbitos presencial e virtual, viabilizando assim a maior adesão do público, uma vez que este tipo de prática traz a vantagem de facilitar o acesso dos participantes através da transmissão online em tempo real. Desta forma, além de resolver a questão de limitação geográfica que poderia impedir a participação de muitas pessoas, a hibridização de eventos também aumenta a possibilidade de acomodação de mais participantes. Investir neste tipo de experiência é uma opção indicada para aumentar o engajamento do público.
*Flávia de Paula é graduada em Jornalismo e possui diversas especializações na área de Gestão de Marketing de Alta Performance e Planejamento Estratégico. Especialista em Marketing Digital com certificações em mídias, gestão de pessoas e relacionamento, atualmente é diretora de Social na agência e-nova, especializada em marketing online, com a responsabilidade de liderar sua estratégia e desenvolver novos negócios.
Sobre a e-nova
Fundada há 13 anos e com escritórios na Granja Viana e São Bernardo do Campo – SP, a agência e-nova atua com soluções completas em Comunicação Digital e Marketing Online, voltadas para o posicionamento estratégico de marcas no ambiente virtual. A empresa conta com um time de profissionais das áreas da Comunicação e do Digital para atender organizações de vários segmentos.
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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?
Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.
Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?
A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.