Para profissionais de TI em mercado próspero

Por Mauricio Bitencourt – Gerente da TACK TMI

O mundo vive em constantes mudanças, e pensar na qualificação da mão de obra para acompanhá-las vem sendo um desafio há muito tempo. É aí que os conceitos reskilling e upskilling passam a ter uma importância cada vez maior no desenvolvimento de pessoas e organizações.

O termo upskilling está relacionado ao aprimoramento de competências, conhecimentos e habilidades que um profissional já possui dentro de seu campo ou área de atuação. Geralmente é usado para acompanhar determinada mudança em seu cargo atual em função de uma inovação na forma de atuação ou automatização de um processo, por exemplo. Esta tendência também pode auxiliar na retenção de profissionais na empresa. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn em 2021, colaboradores de empresas que promovem a possibilidade de mudar para outros cargos internamente permanecem na mesma companhia por duas vezes mais tempo. 

Já o termo reskilling é quando um profissional, empregado ou não, desenvolve-se em novas habilidades e competências para assumir uma nova função, em uma área de atuação desconhecida até então.

Neste sentido, essas habilidades ganham ainda mais importância em áreas como a de tecnologia, onde sobram vagas por falta de profissionais qualificados. Segundo dados da Associação da Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em cerca de cinco anos devem ser criados cerca de 800 mil novos postos no setor, porém o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, resultando num déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área.

Essa escassez de mão de obra qualificada também acontece porque mesmo os profissionais mais qualificados não conseguem acompanhar a velocidade das novas demandas. Porém a demanda não está ligada somente ao avanço da tecnologia, mas também pela diversidade de experiências das gerações que temos atualmente no mercado de trabalho. Temos diferentes gerações se adaptando umas às outras e, por muitas vezes, com diferentes culturas por conta da expansão geográfica antes vista como uma barreira no mundo corporativo.

O surgimento destas novas tecnologias acontece de forma rápida, o que requer uma certa resiliência por parte do profissional. Além disso, atualmente as empresas não competem somente entre si em termos de atração e retenção de talento, mas também enfrentam concorrência de fora do Brasil por conta do aumento do trabalho remoto – que já era uma prática no setor de tecnologia antes mesmo da pandemia. Por isso, o investimento em upskilling e reskilling pode contribuir para suprir a falta de profissionais no setor.

Com esse cenário em vista, é possível notar também o aumento no surgimento de escolas de programação, algumas inclusive com parcerias com grandes empresas, nacionais e internacionais, que oferecem cursos gratuitos de TI justamente para preparar os profissionais nos conhecimentos técnicos necessários antes de contratá-los. Observa-se ainda que a demanda tem crescido mais voltada para o desenvolvimento das soft skills. E se tratando do setor de tecnologia, podemos perceber uma maior necessidade de competências específicas como Pensamento Crítico, Inovação, Resolução de Problemas, Metodologia Ágil, Inteligência Emocional e Liderança e Influência.

Desta forma, assim como em qualquer setor, para ter um programa de desenvolvimento efetivo, é necessário analisar os gaps individuais e focar no que de fato é relevante para cada profissional.

Vale ressaltar que criar programas de treinamentos com o mesmo conteúdo direcionado a todos não trará o benefício adequado. Por isso, idealmente é necessário criar um programa de desenvolvimento que considere o upskill e reskill do profissional, atrelado aos planos de carreira e oportunidades dentro da empresa, para desta forma atender à falta de mão de obra qualificada no setor de TI e aumentar o engajamento dos colaboradores por meio de promoções e oportunidades de novas carreiras dentro da organização, por exemplo.

Com isso, ao analisar o olhar pessoal, esse profissional que deseja atuar na área de TI tem diversas opções de desenvolvimento no mercado, como escolas que oferecem pagamento de cursos atrelado ao sucesso profissional ou até mesmo empresas que investem no desenvolvimento de pessoas como ferramenta de recrutamento ou impacto social.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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By valeon