Por Lauren Jackson – ChatGPT Jackie Molloy para o The New York Times
Bom dia. A inteligência artificial está mudando a forma como as pessoas trabalham. Isso pode ser assustador. Mas, por enquanto, a maioria dos empregos ainda está segura.
Eli Snyder, um professor de educação especial do Colorado, queria jogar basquete com seus alunos. Ele tinha dúvidas: Como ele poderia adaptar o jogo para uma criança com paralisia cerebral? E como ele poderia ajudar seus alunos com autismo a desempenhar uma atividade altamente estimulante?
ChatGPT tinha respostas.
O chatbot de inteligência artificial analisou a vasta quantidade de dados da internet, incluindo informações sobre deficiências e basquete. Ele usou os padrões encontrados em todo o texto para gerar recomendações: diminuir o tamanho da quadra para reduzir a distância que os jogadores precisam percorrer em cadeiras de rodas. Abaixe o aro e instale uma rampa até ele para que os alunos possam rolar a bola de basquete para a rede. Forme pares de jogadores para que cada pessoa tenha um amigo de apoio.
Snyder poderia ter encontrado essas informações por meio de uma simples pesquisa no Google. Ele recorreu ao ChatGPT porque produzia parágrafos completos em vez de fornecer links que o deixariam com mais cliques e sintetizações para fazer. A resposta do chatbot o ajudou a escrever rapidamente planos de aula adaptados para cada um de seus alunos.
“Tem sido revolucionário”, disse Snyder, 30. “O que antes levava uma hora, agora leva cinco minutos.”
Os gigantes da tecnologia também estão anunciando o ChatGPT como revolucionário. Com milhões de usuários, o chatbot iniciou uma corrida armamentista de IA . As empresas estão correndo para lançar seus próprios chatbots, e alguns parecem estranhamente humanos .
Além da empolgação, as possibilidades da tecnologia podem parecer assustadoras – como se a ficção científica tivesse se tornado realidade . O ChatGPT já inspirou muitas pessoas a perguntar: a IA vai tirar meu emprego? É um pânico familiar, que ressurge toda vez que surge uma inovação revolucionária, como o carro ou a internet. Ainda assim, questionar como a IA poderia substituir empregos no futuro deixa de lado um ponto mais urgente: a plataforma está mudando a forma como as pessoas trabalham agora.
Como os trabalhadores usam a IA
A inteligência artificial já permeia nossas vidas, capacitando assistentes de voz como Siri e Alexa, desbloqueando telefones com reconhecimento facial e frases de preenchimento automático em e-mails. O ChatGPT deu a milhões de pessoas a oportunidade de testar e interagir com uma versão da tecnologia chamada IA generativa, que pode escrever texto e criar imagens.
Muitos trabalhadores já estão usando a ferramenta em seus trabalhos. O chatbot escreveu descrições de casas para agentes imobiliários, descrições de cargos para gerentes de contratação e argumentos de vendas para profissionais de marketing.
Ele se destaca em tarefas de redação estereotipada porque imita o texto que já existe online. As listas de casas muitas vezes parecem enlatadas, assim como os argumentos de vendas, tornando mais fácil para o ChatGPT concluir os primeiros rascunhos desses tipos de tarefas.
“O ChatGPT resolve o problema da página em branco”, disse-me Cody Gough, um profissional de marketing de Chicago. “A pior coisa do mundo é abrir um documento vazio. O ChatGPT ajuda você a começar.”
As limitações
Como abordamos neste boletim informativo, os chatbots de IA são falhos . Eles costumam cometer erros – como aquele que levou a uma queda de US$ 100 bilhões no valor cumulativo do Google no mercado de ações quando apareceu em um anúncio.
Os funcionários com quem conversei usam principalmente o ChatGPT como uma ferramenta de brainstorming e um auxílio para a redação. Eles dizem que o trabalho dos chatbots às vezes é impreciso e muitas vezes de qualidade inferior do que eles próprios poderiam produzir, mas que os chatbots ainda podem ser úteis.
Alexia Mandeville, designer de videogames do Texas, usa o ChatGPT para ajudá-la a debater nomes de personagens, conceber ideias para trailers e produzir comunicados de imprensa para seus jogos. “Estou fazendo algo que não precisa ser factual”, disse Mandeville. Como seu trabalho é fictício, ela acrescentou, o ChatGPT precisa ser criativo, não preciso.
O chatbot ainda é a ferramenta, não o criador. Ele pode copiar estilos de escrita, muitas vezes replicando nosso estranho comportamento na internet , como escreveu meu colega Cade Metz. As saídas do ChatGPT são tão boas quanto suas entradas, então ele se esforça para raciocinar, usar a lógica, discernir a verdade e escrever um trabalho imaginativo. Ele tentou e não conseguiu escrever ficção científica, por exemplo. A capacidade humana de pensamento original mantém os profissionais de colarinho branco empregados, mesmo que a IA represente uma ameaça maior para eles do que os avanços anteriores.
Liberando mais tempo
A IA não pode fazer o trabalho de Snyder de ensinar música e aulas de ginástica. Não pode tocar piano ou o jogo de basquete HORSE, e não pode facilitar a aprendizagem social e emocional dos alunos. Mas dá a Snyder mais tempo para esse trabalho.
“Todo mundo está falando sobre como a IA vai nos substituir”, disse Snyder. “Eu não concordo com isso. Isso vai liberar mais tempo em nossos trabalhos para fazer outras coisas mais produtivas.”
A IA continuará a transformar as indústrias à medida que as empresas a integrarem em uma variedade de tarefas, como atendimento ao cliente de agentes virtuais , inventário preditivo de produtos e exames médicos. O ChatGPT provavelmente eliminará algumas funções ao criar novos empregos. Isso já começou a acontecer: as empresas estão contratando funcionários para testar e vender as consultas de chatbot mais eficazes .
A tecnologia só vai melhorar. A IA foi projetada para aprender e as empresas estão investindo bilhões para desenvolver versões mais poderosas da ferramenta. Em algum momento, os chatbots poderiam escrever produtos acabados em vez de apenas primeiros rascunhos frequentemente imprecisos – e eliminar muito mais empregos.
Até então, a maioria deles está segura.
Para mais
Ezra Klein argumenta que estamos muito preocupados com o que a IA pode fazer e não estamos preocupados o suficiente com quem controla a tecnologia.
As conversas do chatbot podem ser assustadoras, mas isso não significa que os bots estejam vivos. Veja como a IA generativa funciona .
A Startup Valeon reinventa o seu negócio
Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.
São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.
Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.
Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.
Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.
Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.
Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.
Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 190.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 4.000.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.
Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297