Déborah Ribeiro – CEO da Letra Comunicação e Marketing
Aprenda como ter sucesso no seu empreendimento com o digital
Se você tem a ambição de alcançar bons resultados para o seu negócio, estabelecer metas e ações através de um planejamento estratégico de marketing anual é essencial para o crescimento e performance da sua empresa. Com a volta do atendimento presencial, no último ano, houve uma redução das vendas online. Por essa razão é importante investir em relacionamento com seus clientes.
Déborah Ribeiro, CEO da Letra Comunicação e Marketing, atuante há 13 anos no mercado, explica que o relacionamento dentro de uma estratégia de marketing é essencial. “Não dá pra pensar só em vendas, tem que criar relacionamento com seus clientes por meio das redes sociais. Usando várias estratégias para fazer com que esse cliente seja recorrente, para que ele compre, para que ele indique e volte para o seu negócio”, afirma.
Para uma venda de sucesso, é preciso cumprir os 4 pilares. Déborah acredita que o primeiro pilar é a produção de conteúdo estratégico, inteligente e informativo, que vai falar sobre as dores que seu cliente passa, dentro daquilo que é oferecido de solução para que ele comece a seguir o seu negócio, pelo conteúdo que você gera. “Já o segundo passo é mostrar autoridade, você precisa mostrar pro seu cliente que você é um especialista, que você domina, que você entende daquilo que fala. Para gerar essa autoridade você pode usar a própria imprensa, por meio da assessoria de imprensa. É importante mostrar participação em cursos, palestras para que mostre que você está sempre buscando informações, conteúdos sobre a área que você atua, a partir disso você vai conseguir criar relacionamentos com o público”, destaca.
As redes sociais fazem parte do início e do meio do funil de vendas. O instagram e o facebook são para aquelas pessoas que nem sabem que tem um problema, que tão tomando consciência de que ela precisa da solução que é oferecida e por meio da produção de conteúdo estratégica é possível esquentar o cliente. Já para quem deseja vender de forma imediata, o google é a melhor opção, ele é o topo do funil.
Dicas para quem quer começar a vender pela internet em 2023
Para quem quer começar, o primeiro passo é entender quem é o público alvo, público com quem o negócio vai falar, para determinar quais são os canais de comunicação que vão alcançar essa audiência com eficiência. “Se você vai vender pelo google, é importante ter uma página, seja um site institucional ou uma landing page que é uma página de captação de leads para vendas. Além disso, criar o google meu negócio que é uma página gratuita, que qualquer empresa, qualquer profissional tem que criar, porque lá as pessoas fazem avaliações, comentários e você também coloca as informações básicas do seu negócio (endereço, telefone, site), ressalta a CEO da Letra Comunicação e Marketing.
É preciso também determinar quais são as redes sociais que vão falar com o seu público, criar uma estratégia de conteúdo para isso. E não necessariamente é preciso de uma agência para ajudar. Se é possível ter frequência, constância, gerar o próprio conteúdo humanizado sem atrapalhar o business, pode fazer sozinho. Agora, se isso tá tomando muito tempo, tá errado. É imprescindível ter tempo de fazer o que sabe de melhor, e delegar o que é operacional, para conseguir ter resultados no seu negócio.
CARACTERÍSTICAS DA VALEON
Perseverança
Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.
Comunicação
Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.
Autocuidado
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Autonomia
Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.
A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.
Inovação
Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.
Busca por Conhecimento Tecnológico
A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.
Capacidade de Análise
Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.
Resiliência
É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.
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