Tonia Casarin/Mari Achutti – SPTUNiK

Pesquisa organizada pela SPTUNiK mapeou os caminhos que o mercado tem tomado para alcançar uma aprendizagem de alto impacto

O último ano impôs desafios em todas as esferas da sociedade. No mundo corporativo, as transformações foram sentidas fortemente pelos times e suas lideranças. Segundo análise da Gartner, empresa de consultoria, a maioria das lideranças nunca enfrentou questões como inflação crescente, restrições de fornecimento global e talento escasso em um único cenário. Como reflexo disso, vem a incerteza: 34,4% dos gestores sentem insegurança no momento de conduzir, desenvolver e engajar seus times, de acordo com o “Panorama de Sentimento das Lideranças”, desenvolvido no último ano pela SPUTNiK, uma das maiores escolas corporativas do Brasil.

Nesse sentido, a empresa desenvolveu um estudo para mapear as principais macrotendências que prometem guiar os líderes e seus times durante o ano de 2023. A pesquisa teve como base os pilares de cultura e lifewide & lifelong learning.

Confira alguns destaques:

1 . Intencionalidade

Quando falamos de desenvolvimento profissional, nos referimos a um processo muito pessoal e particular. No processo de aprendizagem a intencionalidade entra para auxiliar no engajamento e na absorção de conteúdo. Ela é uma ação planejada que está conectada com o que se é e o que se deseja ser.

“O remoto, o híbrido nos obrigaram a olharmos para dentro de nós, e revimos prioridades. Um dos maiores motivos da Great Resignation foi a cultura tóxica das empresas, e esse movimento vai continuar. Especialistas acharam que era algo da pandemia, mas ainda acontece. Aí vemos uma busca maior pelo desenvolvimento das lideranças, principalmente porque o híbrido traz novos desafios, ninguém nunca liderou remotamente como padrão, tudo é muito novo. Precisamos trabalhar a humanização das organizações e isso está muito ligado ao autodesenvolvimento. Estamos vendo uma transformação de cultura nas empresas, com o ser humano ao centro”, explica a autora, pesquisadora, especialista em inovação no mercado de trabalho, e professora da SPUTNiK, Tonia Casarin.

2 . Metaskilling

A necessidade de se desenvolver constantemente tem feito os profissionais se aproximarem de termos como power skills e meta-aprendizagem. A SPUTNiK propõe agora o metaskilling, uma nova abordagem para um processo tão necessário: o desenvolvimento de novas habilidades e/ou o aprimoramento de habilidades já desempenhadas.

O metaskilling é um termo trazido pelo estudo de tendências para nomear o processo que retroalimenta o upskilling e o reskilling. É um aprimoramento deles, a serem realizados com mais significado e eficácia – tanto para o profissional, quanto para a empresa. “O metaskilling chega para orientar o que se fazer com os aprendizados e para estimular os colaboradores a ‘aprender a aprender’, a entender o ‘como’, ‘quando’ e ‘onde’ irá aprender mais e melhor”, explica Mari Achutti, fundadora e CEO da Sputnik.

O termo também envolve soluções estratégicas de educação corporativa, personalizadas de acordo com as necessidades de cada negócio e de cada pessoa envolvida nele. “Vivemos imersos em um excesso de informações, a chamada infoxicação. E é preciso pensamento crítico para filtrar o que realmente agrega. Diante disso, o metaskilling se torna não apenas uma habilidade de se qualificar mas uma aprendizagem com significado, que considera as demandas contemporâneas e também a manutenção do que já foi aprendido”, finaliza.

2 . Comunidade de trabalho e aprendizagem

A ideia de que as organizações precisam fomentar espaços de troca de conhecimento e aprendizagem tem crescido. Acompanhamos o surgimento de universidades corporativas – como a desenvolvida pelo Grupo HEINEKEN, que atua há 3 anos com uma cultura de aprendizagem – e de metodologias disruptivas fazendo parte da estratégia de grandes corporações. Qual o próximo passo?

“Os investimentos em educação corporativa no país vêm crescendo, mas isso ainda é uma aposta de uma parcela das organizações, principalmente de grande porte. Temos que transformar as empresas em verdadeiras comunidades de trabalho e aprendizado”, explica Mari.

Mais do que pensar nessas tendências de forma isolada é preciso conectá-las com demandas urgentes do meio organizacional, como inteligência emocional, habilidades de comunicação, e autoconhecimento. Ao fim, elas levam ao mesmo objetivo: incentivar e manter uma aprendizagem cocriada e de alto impacto.

FANS TOKENS DA VALEON

Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).

A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.

Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.

Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.

Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.

Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.

Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.

A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.

As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.

A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.

Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.

Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00

Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.

1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.

Prêmio: 50 Fan Token Valeon

2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.

Prêmio: 30% na mensalidade

3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.

Prêmio: 20 Fan Token Valeon

VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES

IPAT/1/04/2023

Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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