Meio Ambiente
Governo Lula registra recorde de desmatamento no Cerrado e tem segundo pior índice na Amazônia
PorGazeta do Povo
Entre janeiro e março, a destruição do Cerrado foi recorde, chegando a quase 1,4 mil quilômetros quadrados| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O primeiro trimestre do governo do presidente Luiz Inácio Lula (PT) foi marcado por crescimento no desmatamento do Cerrado e na Amazônia, segundo dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o levantamento, entre janeiro e março, a destruição do Cerrado foi recorde, chegando a quase 1,4 mil quilômetros quadrados.
Já no bioma amazônico, a destruição foi a segunda maior da série histórica: aproximadamente 850 quilômetros quadrados. A área desmatada em ambos os biomas em 2023 é equivalente a duas cidades do Rio de Janeiro (1,2 mil quilômetros quadrados).
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, houve um aumento de 219% na aplicação de multas em função do desmatamento, em comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda segundo o Ministério, o governo Lula recrudesceu as medidas de combate à prática ilegal do desmatamento.
Em nota, a pasta afirmou: “São medidas que descapitalizam os infratores e impedem que obtenham financiamento, além de restringir o comércio de produtos ilegais”.
O Inpe mapeia e emite alertas de desmate com o objetivo de orientar as ações do Ibama e outros órgãos de fiscalização.
Governo cria canal de denúncias para combater ataques em escolas
PorGazeta do Povo
Creche foi alvo de ataque na manhã de 5 de abril, em Blumenau. | Foto: Cristóvão Vieira/O Município Blumenau
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, em parceria com a ONG SaferNet Brasil, um canal virtual na internet para receber indícios de ataques contra escolas. O site já está disponível e as informações enviadas serão analisadas pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
De acordo com o governo, centenas de agentes trabalham de forma integrada no monitoramento de ameaças: 51 chefes de delegacias de investigação, 89 chefes de agências de inteligência, incluindo polícias militares e civis estaduais, e 25 policiais federais. As mensagens são anônimas, não sendo exigida identificação.
Brasil
Grupo invade e saqueia farmácia na Cracolândia de São Paulo
PorGazeta do Povo
Um grupo de pessoas invadiu e saqueou uma farmácia no centro de São Paulo | Foto: Reprodução/Redes sociais
Um grupo de usuários de drogas invadiu e saqueou uma farmácia na região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo. A invasão aconteceu por volta das 8 da manhã desta sexta-feira (7).
Imagens de circuito interno da drogaria São Paulo mostram um grupo de cerca de 50 pessoas invadindo o comércio, que fica localizado na praça Júlio Mesquita, enquanto funcionários trabalhavam no local. Homens da Guarda Civil Metropolitana chegaram ao local, mas não conseguiram conter os saques.
Violência
Homem é morto após invadir hospital e ferir sete pessoas a facadas em São Paulo
PorGazeta do Povo
Polícia foi acionada após o ataque no Hospital Municipal de Américo Brasiliense, no interior de São Paulo | Foto: Reprodução/Redes sociais
Um homem foi morto pela Polícia Militar depois de invadir um hospital e atacar a facadas a equipe médica e pacientes, na madrugada desta sexta-feira (7), em Américo Brasiliense, interior de São Paulo. Ao todo, sete pessoas ficaram feridas, entre elas o diretor clínico do hospital.
Segundo a PM, o autor havia se desentendido com outras pessoas na igreja do bairro São Judas Tadeu duas horas antes do ataque. Quatro técnicos de enfermagem foram atingidos, dois receberam alta e dois seguem internados. Uma paciente idosa que buscava atendimento também foi atingida e agora está internada.
Brasil
Criança ferida em incêndio a ônibus morre no Rio de Janeiro
PorGazeta do Povo
Uma criança de 4 anos, que estava no ônibus. ficou em estado gravíssimo | Foto: Reprodução/Redes sociais.
Morreu, nesta quinta-feira (6/4), uma criança de quatro anos que teve 90% do corpo queimado após um ônibus ser incendiado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A criança estava internada no CTI de um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.
O incêndio foi provocado por um homem de 39 anos, que teria entrado no veículo com galões de um líquido inflamável. Ele também sofreu queimaduras em 50% do corpo e está em estado grave. Após ser detido pela Polícia Civil, o homem foi encaminhado para o hospital. A motivação do ataque ainda é investigada.
Câmara Dos Deputados
Lira classifica como “retrocesso” o decreto de Lula que altera o marco do saneamento
PorGazeta do Povo
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), classificou nesta sexta-feira (7) como um retrocesso o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que altera o marco legal do saneamento básico. De acordo com Lira, o parlamento pretender analisar “criteriosamente” o decreto assinado pelo petista.
“Defendo a revisão do Marco Legal do Saneamento com o propósito de aperfeiçoar a legislação vigente. Porém, alerto que o parlamento irá analisar criteriosamente as sugestões, mas não vai admitir retrocessos”, disse Lira.
Lira usou o Twitter para comentar uma declaração anterior em que ele criticou os decretos de Lula e afirmou que as mudanças no marco do saneamento devem ser realizadas pelo Legislativo. Entre outros pontos, o decreto permite que empresas estatais mantenham contratos sem licitação com municípios, prática que era proibida pelo marco legal.
Sancionado em julho de 2020, o marco do saneamento trouxe estímulos à concorrência no mercado de coleta e tratamento de esgoto e de fornecimento de água potável, com dispositivos que estabeleceram justamente a vedação a contratos sem licitação entre municípios e estatais de saneamento.
A legislação fez deslanchar o investimento privado no setor. Reportagem da Gazeta do Povo mostrou que, até abril de 2022, foram realizados 16 leilões que abrangeram 217 municípios, alcançando 20 milhões de pessoas. Os contratos preveem investimentos de R$ 46,7 bilhões, além do pagamento de R$ 29,5 bilhões em outorgas.
Integrantes da oposição, o deputado Ricardo Salles (PL-SP) anunciou que apresentará na próxima segunda-feira (10) um projeto de decreto legislativo com o objetivo de anular o texto de Lula. Em entrevista à rádio Jovem Pan, Salles chamou a medida de “vergonhosa” porque atenderia apenas a interesses políticos.
“Nós vamos ingressar, na segunda-feira, com um projeto de decreto legislativo para derrubar esse decreto do presidente Lula, que é uma medida vergonhosa: vai contra o meio ambiente, vai contra a saúde das pessoas, vai contra a lógica da eficiência administrativa”, afirmou o ex-ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/lira-classifica-como-retrocesso-o-decreto-de-lula-que-altera-o-marco-do-saneamento/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.