Ex-Ministro Do STF
Marco Aurélio vê como “ato extremo” a inelegibilidade de Bolsonaro
PorGazeta do Povo


O ex-ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ex-ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro não deveria se tornar inelegível na ação sobre os embaixadores estrangeiros. O processo contra Bolsonaro pode ser analisado ainda neste mês de abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“É pouco, é muito pouco, sob a minha ótica, para chegar a esse ato extremo, que é o ato da inelegibilidade. Ele teve uma reunião com os embaixadores e atuou como presidente da República utilizando o direito de expressão”, afirmou Marco Aurélio, que deixou o STF em 2021, em entrevista à Jovem Pan.

No último dia 31, o ministro Benedito Gonçalves, relator do processo, encerrou a instrução probatória da ação de investigação judicial eleitoral (aije). Ele considerou que já foram juntadas as provas necessárias para tomar uma decisão e abriu prazo para as partes – o PDT, autor da ação, e Bolsonaro, acusado de abuso de poder político – apresentem suas alegações finais, na última manifestação no processo.

Depois disso, a Procuradoria Geral Eleitoral terá um prazo para apresentar seu parecer sobre o caso. Com isso, Gonçalves deve elaborar seu voto, e pedir uma data ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, para julgar o caso.

Leia Também: Processo que pode tornar Bolsonaro inelegível foi turbinado e andou a jato no TSE


Flávio Dino
Ministro da Justiça pede que Twitter exclua 161 perfis após ataques em escolas
PorGazeta do Povo

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante audiência na CCJ da Câmara dos Deputados. | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse neste domingo (9) que pediu para suspender 161 contas no Twitter “em razão de hashtags relacionadas a ataques contra escolas”. A solicitação se deu a partir da Operação Escola Segura, iniciada depois dos ataques às instituições de ensino em 2023.

Ainda no sábado (8), Dino anunciou que a operação levou à apreensão 7 armas, além da prisão de um suspeito. O ministério também solicitou a exclusão de 270 perfis no Twitter que “veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas”. Ele disse que os autores das publicações são investigados. Naquele dia, outros dois pedidos de suspensão de contas foi feito ao TikTok, por viralizarem “conteúdo que incitava medo nas famílias”.


Santa Catarina
Professor que “apoiou” ataque a creche em Blumenau vai usar tornozeleira eletrônica
PorGazeta do Povo

Creche foi alvo de ataque na manhã de 5 de abril, em Blumenau. | Foto: Cristóvão Vieira/O Município Blumenau

A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou um inquérito para apurar a conduta de um professor de um escola pública de Joinville acusado de ter feito comentários ofensivos sobre o massacre na creche em Blumenau. A Justiça afastou o docente de suas funções e ele também terá de usar tornozeleira eletrônica e está proibido de se aproximar dos alunos.

Em vídeo gravado por estudantes, o professor disse que “mataria mais do que quatro pessoas, pois a população está muito grande”. “Mataria uns 15, 20. Entrar com dois facões, um em cada mão e ‘pá’. Passar correndo e acertando”. As informações são do jornal O Globo.


Governador De SP
Tarcísio é aprovado por 44% dos paulistas, segundo Datafolha
PorGazeta do Povo

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) | Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

Levantamento Datafolha, divulgado neste domingo (9), mostrou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é avaliados como ótimo ou bom por 44% dos entrevistados. Ainda de acordo com a pesquisa, outros 39% avaliam o governo como regular, enquanto 11% consideram seu desempenho ruim ou péssimo.

Além disso, 45% dos paulistas avaliam que Tarcísio fez pelo estado menos do que eles esperavam. O grupo é maior do que o de entrevistados que pensam que ele realizou exatamente o que era previsto nesse período (37%). Para 12%, o chefe do Executivo superou expectativas e fez mais do que o esperado.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/marco-aurelio-ve-como-ato-extremo-a-inelegibilidade-de-bolsonaro/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon