Brasil e China

Por
Luís Ernesto Lacombe – Gazeta do Povo


Lula e Xi Jinping em Brasília, em 2009, quando o hoje presidente chinês ainda era vice-presidente: os dois vão se reencontrar durante a agenda de viagem do petista no país.| Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr

Eles fazem qualquer negócio, têm seu próprio “capitalismo”, seus próprios interesses. Eles misturam tudo: os negócios, o Estado, o governo, o partido. Eles têm um bocado em comum, Xi Jinping e Lula. E o petista não esconde o desejo de que o Brasil fique ainda mais parecido com a China, cuja ditadura ele tanto admira. Lula, no fundo, quer muito mais do que intensificar as trocas econômicas entre os dois países.

Não há nem preocupação com todos os riscos que esses negócios representam. Existem crimes que só os inimigos escolhidos de Lula praticam… A China está sempre autorizada a explorar a mão de obra, destruir o meio ambiente, fazer espionagem industrial, roubar tecnologia, fazer pirataria. O Partido Comunista Chinês pode controlar todos os elos das cadeias de suprimento, pode ter presença pesada em setores chave, pode ser o maior credor da América Latina. Os comunistas chineses são bonzinhos, são flores de formosura.

Lula e Xi Jinping têm delírios, são uma enorme ameaça. Eles se parecem, eles se merecem, mas nós não merecemos um mundo com tanta gente ruim

Negócio é negócio, concordo, mas os chineses não fazem distinção: tudo para eles é instrumento de dominação, de opressão, de controle. Tudo é parte de um plano ambicioso de liderança mundial nefasta. Sem abertura econômica, sem avanços democráticos, tudo o que é massacrado diariamente, que foi massacrado na Praça da Paz Celestial, em 1989. O plano geopolítico da China é assustador. A ideia é ser o xerife do mundo. Liberdade é uma bobagem. Lula concorda.

O petista e Xi Jinping perseguem opositores, censuram, prendem… O ditador chinês vai além na tirania… Lula o alcançará? Vai conseguir ferrar com as pessoas que ele odeia? Mentir, dissimular, negar fatos, isso sempre fez parte da rotina. A propaganda estatal inclui acusações levianas, fraudes em contas públicas, dominação da cultura, do ensino, cooptação da mídia, de jornalistas. É tudo por um bem maior. Só o Estado com controle absoluto pode salvar.

VEJA TAMBÉM:
A gangue do Qin e uma lista de malvados
A nova democracia


Perigo, perigo
E viva “esse monstro chamado coronavírus”… Os genocidas amigos são como heróis. Não há religião, não há um Deus redentor. Lula e Xi Jinping são a solução de todos os problemas. Negam todas as ciências, todas as experiências, o mundo que deu certo. Só eles podem salvar seus países, o planeta, só eles conhecem o caminho para o êxito, o progresso, o desenvolvimento. Quem precisa de liberdade?

Lula talvez sonhe com o partido único, mandato vitalício… Os comunistas chineses são a inspiração maior. Já estão no poder há mais tempo que os soviéticos. Lula e Xi Jinping têm delírios, são uma enorme ameaça. Eles se parecem, eles se merecem, mas nós não merecemos um mundo com tanta gente ruim.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/luis-ernesto-lacombe/lula-xi-jinping-ditadura-liberdade/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon