Tainá Freitas – StartSe
Se os funcionários possuem uma boa experiência na empresa, será que ainda será necessário focar na retenção de talentos ou isso acontecerá naturalmente? Confira a entrevista com Nara Zarino, head de People Experience do Zé Delivery
As empresas falam cada vez mais sobre ter o “cliente no centro” e de como oferecer uma boa experiência ao cliente. Mas como isso está se refletindo dentro da própria companhia, com os funcionários? Essa iniciativa está sendo chamada de “People Experience” – a experiência dentro da área de Pessoas.
Mas, quando falamos de People Experience, esqueça o escritório legal, o grande kit de boas-vindas, a piscina de bolinhas dentro da empresa: nada disso oferecerá uma boa experiência aos funcionários se a companhia não for… Transparente.
Por muito tempo, essas e outras iniciativas pareciam ser obrigatórias dentro das startups e até mesmo das grandes empresas. Mas não são esses pontos que verdadeiramente atraem e retém talentos.
Como ter uma boa experiência dos funcionários?
1 – Cumpra os combinados (do início ao fim)
Para Nara Zarino, head de People Experience no Zé Delivery, o primeiro passo é que as empresas cumpram os combinados que fizeram quando contrataram os funcionários. “As vezes, a pessoa chega e fica uma semana na companhia e vai embora, pois percebe que nada do que foi dito na contratação é real”, comentou.
Isso impacta de diversas formas nas instituições, pois tempo e dinheiro são gastos na seleção e contratação de candidatos. É por isso que muitas companhias também falam sobre reter talentos…
2 – Experiência do colaborador x retenção
Mas reter é necessário? Se há investimento na experiência do funcionário, a retenção passa a não ser tão preocupante.
“A empresa precisa comunicar de forma mais transparente possível aonde ela quer chegar e como quer fazer isso. Falar sobre o que ela acredita, o que ela já é, mas não quer mais ser. Porque à medida que ela se comunica de forma transparente o tempo inteiro, não só na comunicação interna, mas os líderes, nas cerimônias… Tudo é mensagem. Tudo isso faz com que a pessoa veja e fale: ‘faz sentido ficar nesse lugar?’, ‘Eu vou continuar nesse lugar porque eu acredito nesse propósito’”, exemplificou Nara.
3 – Escute o colaborador (de verdade)
É importante estabelecer uma relação de confiança com os funcionários, entendendo suas necessidades e opiniões. Nara sugere que é possível até mesmo criar iniciativas em conjunto. “Quando a gente ouve as pessoas e cria produtos ou transforma a partir do que elas trouxeram para a gente, elas têm certeza que estamos ouvindo, temos a credibilidade com as pessoas. Eu lembro que eu já ouvi algumas vezes: eu lembro que vocês mudaram tal coisa, porque eu mudei tal coisa. A pessoa tem certeza absoluta que nós fizemos por conta daquilo. É uma co-criação”.
4 – Reconhecimento
Para Nara, reconhecimento não precisa ser dinheiro ou um novo cargo. “Isso passa diretamente pela experiência do colaborador. É um reconhecimento público, você pode fazer um evento e reconhecer as pessoas ou o time. Pode ser uma viagem, um curso, uma imersão. Existem pontos de contato específicos que impactam diretamente na decisão se ela vai ficar ou não na empresa”.
5 – Desenvolva a liderança
Não adianta a empresa ter uma cultura transparente se isso não é reproduzido e reforçado pelas lideranças. Os líderes são um dos principais pontos da experiência do funcionário.
FANS TOKENS DA VALEON
Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).
A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.
Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.
Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.
Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.
Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.
Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.
A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.
As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.
A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.
Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.
Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00
Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.
1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.
Prêmio: 50 Fan Token Valeon
2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.
Prêmio: 30% na mensalidade
3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.
Prêmio: 20 Fan Token Valeon
VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES
IPAT/1/04/2023
Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
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Site: https://valedoacoonline.com.br/