Cesar A. K. Grossmann – Quora
Aprendeu física na faculdade de Engenharia Elétrica da UFSMTradutor
C Stuart Hardwick – Quora
Award-Winning Scifi Author, Analog regular
Você está, é claro, perguntando o que acontece com os passageiros de um submersível quando o casco falha na profundidade do naufrágio do Titanic. Bem… isso não vai ser bonito.
Se de alguma forma aparecer um pequeno vazamento, qualquer pessoa próxima provavelmente seria cortada pelo jato de água, como se fosse esfaqueada por um picador de gelo disparado de um rifle. Não são incomuns acidentes industriais em que pessoas que manipulam linhas hidráulicas com as mãos nuas são feridas quando um vazamento injeta fluido de cerca de mil a vários milhares de PSI em seus corpos. Mas na profundidade do Titanic, um vazamento desse tipo cortaria um corpo humano como um sabre corta a manteiga.
Então… e se for uma falha maior? E se a janela despedaçar? Nesse caso, água de 6.000 PSI jorraria pela abertura com a força de um trem em alta velocidade reduzido ao diâmetro da abertura. Qualquer pessoa no caminho seria despedaçada. Em seguida, à medida que todo o ar dentro fosse comprimido a uma fração de seu volume original, ele se tornaria incandescente, já que toda a sua energia térmica também estaria comprimida. Ninguém sentiria a agonia de ser queimado vivo, no entanto, eles estariam mortos em uma fração de milissegundos, à medida que a onda de choque passasse pelo corpo deles.
E se o casco principal implodisse? Bem, se isso acontecesse em um submarino grande, todas as pessoas a bordo que não estivessem em uma câmara isolada e estanque estariam instantaneamente mortas — novamente, mortas pela onda de pressão que passa e rasga seus corpos. Mas em uma embarcação pequena, como a desafortunada Ocean Gate Titan, eles morreriam por uma razão diferente. Na fração de milissegundo em que a água esmagasse o casco, ele se desfaria em pedaços, e esses pedaços se moveriam em direção ao interior a cerca de 1500 mph ou 2200 pés por segundo (2.414,016 km/h), despedaçando qualquer equipamento ou tecido vivo em seu caminho.
Eu digo tudo isso não para ser mórbido. Cinco pessoas morreram nesse submersível, e não importa o que você pense sobre elas ou seu estilo de vida, suas escolhas e tomada de decisões, elas ainda eram seres humanos que deixaram para trás famílias. Se eu fosse um desses familiares, eu encontraria algum conforto em saber que quando o fim chegou, com certeza e não apenas através de uma platitude reconfortante, eles definitivamente não sofreram. Quando o Titan colapsou, todos estavam mortos em muito menos tempo do que o necessário para um nervo disparar, muito menos para a consciência se manifestar.