Paulo Monteiro – Mestre de Engenharia Eletrônica
·
Todos os equipamentos eletrônicos embarcados, ou seja, instalados a bordo de uma aeronave, fazem parte da sua aviônica. Eles são principalmente visualizados na cabine de comando (“cockpit”) (vide foto abaixo), mas também ficam “escondidos” nos compartimentos de aviônicos, onde encontramos as chamadas “caixas pretas” que estão conectadas com os equipamentos instalados na cabine de comando, com sensores, antenas, etc.. Também estão instalados em outras partes do avião.
Aviônicos na Cabine de Comando do Embraer E195
As principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de softwares para os aviônicos são: Ada, C e C++. Em escala bem menor e apenas para atender a necessidades específicas do projeto, também se utiliza a linguagem de montagem ou linguagem Assembly do processador que está sendo utilizado. No entanto, na grande maioria dos aviônicos utilizados hoje em dia, os programas foram desenvolvidos utilizando a linguagem de programação Ada. A Boeing, por exemplo, utiliza a linguagem Ada nos aviônicos de todos os seus jatos. Como muitos aviônicos utilizados em jatos militares também utilizam a linguagem Ada, ela se tornou a linguagem predominante em aviônica. O seu desenvolvimento foi iniciado a partir de um pedido do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) na década de 70, com o intuito de substituir as muitas linguagens de programação utilizadas pelo DoD . É uma linguagem confiável e eficiente e em alguns casos mais eficiente que a linguagem C. É uma linguagem de alto nível, orientada a objetos, que possui compiladores validados para utilização no desenvolvimento de softwares aeronáuticos. Porém, quaisquer que sejam as linguagens de programação utilizadas, elas têm que atender aos requisitos estabelecidos pelas autoridades certificadoras, como, por exemplo, os contidos na DO-178C – “Software Considerations in Airborne Systems and Equipment Certification”, que traduzido para o português significa: Considerações sobre o Software em Sistemas Embarcados em Aeronaves e Certificação de Equipamentos. Este é o principal documento através do qual as autoridades certificadoras tais como FAA, EASA e Transport Canada aprovam todo software comercial instalado em sistemas aeroespaciais.
Para terminar, uma curiosidade: A linguagem de programação Ada recebeu este nome em homenagem a Ada Lovelace, conhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado em uma máquina na história da computação.