Alessandra Lemos
Vantagens e desvantagens de cada canal e como tirar o melhor proveito de cada opção para potencializar as vendas online.
E-commerce: ter o próprio site ou vender em marketplace?
Ao decidir ingressar nas vendas pela internet, muitas empresas se deparam com o dilema: ter sua própria loja virtual ou colocar os produtos à venda nos marketplaces. Segundo a consultora em marketing e estratégias digitais, Alessandra Lemos Fernandes, diretora da Ser Mídia, assessoria especializada em e-commerce, para responder a essa pergunta, é preciso ter em mente a diferença entre esses canais. “No site próprio não haverá concorrência e todos os seus produtos estarão expostos. A atração do tráfego, ou seja, a captação de clientes para sua loja virtual ficará por sua conta, e o resultado das vendas será 100% seu. Já nos marketplaces, é cobrado um percentual sobre cada venda e existirão outros sellers, lojas vendendo os mesmos produtos, mas com a vantagem de ter uma quantidade maior de audiência”, explica a consultora.
Colocando na balança, Alessandra Lemos afirma que a resposta certa para empresas que querem vender mais é estar presente nos dois ambientes: site e marketplace. “Quanto mais lugares expuserem os produtos, maiores as chances de vendas”, afirma.
Os números mostram que estar em marketplaces, como o Mercado Livre, Amazon, B2W, entre outros, deve ser fator considerado, mesmo com as altas comissões cobradas, que podem chegar até a 20% do valor do produto. No primeiro semestre do ano passado, em decorrência da pandemia, esses canais foram responsáveis por 78% do faturamento no e-commerce; um total de R$ 30 bilhões, conforme relatório da 42ª edição do Webshoppers, maior referência sobre dados do comércio eletrônico no Brasil. Segundo dados da Ebit|Nielsen, em 2020, o modelo marketplace expandiu 56% em relação a 2019 e a perspectiva é que os números continuem a crescer este ano.
De acordo com Alessandra Lemos, a partir da criação de uma loja virtual, é possível integrar as plataformas para que seja possível que o mesmo produto apareça simultaneamente na loja própria e em vários marketplaces, evitando que se precise gerenciar todos esses ambientes. “Funciona tudo integrado, além de facilitar a gestão do estoque e de valores dos produtos, por exemplo”, disse.
Como gerar mais tráfego — e vendas — na loja própria
Tão importante quanto ter uma loja virtual, é promover ações que gerem tráfego de clientes e vendas, tais como anúncios no Google e nas redes sociais, como no Facebook que também dispõe de uma plataforma própria de marketplace. “Uma assessoria especializada pode auxiliar o lojista tanto no aumento deste tráfego de clientes para dentro da loja virtual como, principalmente, em levar o cliente certo, a partir de estratégias de segmentação. Trabalhamos estratégias de marketing direcionadas às pessoas que estejam buscando pelos produtos, para que sejam impactadas pelos anúncios e as empresas recebam clientes com maior potencial de compra”, detalha a diretora da Ser Mídia.
Alessandra Lemos lembra também da importância das estratégias de remarketing para fidelizar ou resgatar os clientes. “Se o cliente vai até o site e abandona o carrinho, sem efetivar a compra, por exemplo, ele pode receber um e-mail marketing sugerindo a finalização desta ação, ou se é o caso de um cliente que realizou uma compra no site, ele receberá anúncios periódicos da loja, com outras sugestões”, explica.
Outro propósito do marketing digital, nesses casos, é atrair os clientes para realizar suas compras no site próprio da empresa. “Fidelizar o cliente do marketplace para que compre na loja própria, vai fazer com que o faturamento e a lucratividade da empresa sejam maiores, essa é a nossa função como consultores de marketing”, acrescenta.
Por isso tudo, contar com a experiência de uma empresa de marketing digital é fundamental para as empresas estarem inseridas corretamente em um ambiente virtual de vendas.
UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?
Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.
Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.
O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.
Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.
A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.
Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.
Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.
Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.
1- Otimização dos recursos
A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.
Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.
Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.
2- Alcance de clientes
Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.
Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.
Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.
3- Volume de dados
Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.
Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.
Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.
4- Integração com outras ferramentas
Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.
Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.
É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.
5- Aumento de vendas
Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.
Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.
6- Diversificação de público
Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.
Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.
Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.
Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.
Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?
Marketplace e o crescimento das empresas
Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.
Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.
Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.
Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.
O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.
Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.
Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.
Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.
Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.
Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.
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