SEBRAE – INOVAÇÃO

MARKETING E VENDAS, TENDÊNCIAS

O Marketing de Influencers só cresce. Em 2021, a área deve movimentar mais de 13 bilhões de dólares. Cinco anos atrás, em 2016, o setor levantou 1,7 bilhão de dólares. Em um mundo no qual as redes sociais fazem parte do dia a dia, e as pessoas esperam mais autenticidade e proximidade, não é de se espantar.

Não à toa o Marketing com Influenciadores é um dos meios para alcançar a audiência, fortalecer a presença digital e, claro, vender mais.

Por isso, neste artigo, vamos focar nas tendências do Marketing de Influencers. Entenda quais são as características que devem dominar a área e como o consumidor se comporta na relação com os influenciadores digitais. Confira!

MARKETING DE INFLUENCERS

MARKETING DE INFLUENCERS: UMA PONTE DAS MARCAS COM O PÚBLICO

Depois da internet, as pessoas se acostumaram a criar a própria experiência de consumo de conteúdo – e isso não tem volta. Essas escolhem não ter mais televisão e preferem gastar seu tempo livre no celular ou no computador.

Claro, a telinha ainda tem importância expressiva. Mas, conforme as pessoas adotam formas de personalizar seu conteúdo, os próprios canais são obrigados a mudar seus paradigmas de produção. Aqui entram os criadores de conteúdo, ou influencers, que têm a própria forma de conquistar audiências.

Em relação às marcas, a saída para a diminuição de alcance das mídias de massa diz respeito ao Marketing de Influencers. Empresas entendem que, para conquistar seu público, é preciso investir em estratégias de comunicação por meio dos influenciadores. Veja alguns dados que comprovam a importância dessa relação:

76% dos internautas já compraram itens após a indicação de influencers (Instituto Qualibest).

A cada dólar investido no Marketing de Influência, as marcas ganham 5,20 dólares (Influencer MarketingHub).

50% dos consumidores vão tomar uma ação, como visitar ou entrar em contato com a empresa, depois de ler um review positivo na internet (Influencer MarketingHub).

89% dos entrevistados afirmam que o retorno sobre o investimento com o Marketing de Influencers é igual ou superior ao retorno de outras ações de Marketing (Influencer MarketingHub).

SEGMENTAÇÃO DE INFLUENCIADORES

Assim como as marcas têm captado o poder da influência, os próprios criadores de conteúdo começam a ter entendimento mais aprofundado sobre a marca pessoal e o poder da própria voz. Hoje, o mercado divide os influenciadores em quatro tipos:

MEGAINFLUENCIADORES

São astros das redes sociais com mais de um milhão de seguidores. A ex-BBB Juliete Freire é um grande exemplo de sucesso nas redes sociais. Em setembro de 2021, ela já reunia mais de 32 milhões de seguidores no Instagram.

MACROINFLUENCIADORES

São contas que têm entre 100 mil e 1 milhão de seguidores. São criadores de tendências e conseguem impactar um grande volume de usuários com publicidade.

MICROINFLUENCERS

Trata-se de contas com mais de 1.000 e menos de 100.000 seguidores. Embora a audiência seja menor, o engajamento e a autenticidade do conteúdo se destacam. Geralmente, esses influencers conseguem altos índices de conversão para as marcas.

NANOINFLUENCERS

Pode ser traduzido por perfis com até 1.000 seguidores, mas com intensa proximidade com a audiência. Eles têm baixo alcance. Contudo, assim como os microinfluenciadores, esses possuem bastante credibilidade entre o público e, geralmente, alcançam altos índices de conversão para marcas parceiras.

Reconhecer os quatro tipos de influencers é positivo para as empresas. Dessa forma, é possível compreender bem os limites da audiência de cada um e segmentar as campanhas ainda melhor. Aqui vale lembrar a importância de escolher bem os parceiros do seu negócio, com valores que sejam alinhados aos seus.

AS PLATAFORMAS DE NICHO GANHAM MAIS FORÇA

Com essa percepção de marca mais aguçada por parte dos influenciadores, há também a especialização do conteúdo que produzem. Por isso, uma tendência no Marketing de Influencers é a aproximação de marcas a produtores especializados em determinados nichos.

Desse modo as marcas têm a chance de divulgar produtos e serviços dirigidos a uma audiência altamente segmentada, de acordo com a persona do negócio.

CAMPANHAS ORGÂNICAS QUE NÃO PARECEM PUBLICIDADE

Outra tendência do Marketing de Influencers é a criação de conteúdo autêntico e natural, como se fosse uma recomendação pessoal. Quanto mais real for a participação da marca no dia a dia do influenciador, maior o alcance das campanhas de Marketing entre o público.

Por esse motivo, ao escolher um influenciador para falar sobre seus produtos ou serviços, pense sempre em construir narrativas e storytellings que se aproximem da rotina do influencer. Dessa forma, as pessoas são impactadas positivamente e têm mais chances de tomar uma ação em direção ao seu negócio.

RELAÇÕES DURADOURAS COM INFLUENCERS NICHADOS

De acordo com o que vimos até aqui, influenciadores com público nichado têm maior potencial de engajamento e conversão. Por isso, investir em uma relação duradoura com esse perfil de influencer, especialmente para pequenos e médios negócios, é uma estratégia eficaz.

Com a presença da marca no cotidiano dos influenciadores, a citação do produto ou do serviço tende a ficar mais natural e autêntica. Em razão disso, a conexão entre empresa e criador se intensifica, ganha status pessoal e aumenta o poder de influência de compra sobre a audiência.

A COMUNIDADE FORMADA EM TORNO DE INFLUENCERS GANHA MAIS FORÇA

Uma das principais métricas que devem ser levadas em conta ao traçar uma estratégia de Marketing de Influencers é o engajamento. Isso porque, em torno dos influenciadores, se forma uma comunidade de fãs que trocam ideias e experiências entre si, o que chamamos de “capital social do influenciador”.

Esse relacionamento é o que tem potencial de trazer mais resultado para as marcas. Por essa razão, essas comunidades tendem a ganhar cada vez mais relevância.

O CENÁRIO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA SERÁ CADA VEZ MAIS DIVERSO

A exigência de mais representatividade nas mídias ganha destaque no Marketing de Influencers. As pessoas procuram por quem mais se parece com elas. Em virtude disso, o cenário será de cada vez mais diversidade, seja racial, seja de gênero, seja de orientação sexual, etc.

Isso parte também das preferências das novas gerações como os Millennials, que se têm mostrado mais conscientes sobre as questões sociais. O novo comportamento do consumidor, portanto, requer novas posturas. Assim, é natural que as marcas acompanhem e procurem por influenciadores que difundam essa visão.

MAIS FUNCIONALIDADES NAS REDES SOCIAIS

É certo dizer que muitos influenciadores conseguiram sua relevância por meio do Instagram, do Facebook e do YouTube. Aliás, o Instagram é considerado o canal mais importante para o Marketing de Influencers, seguido do Facebook e do YouTube.

O Instagram Stories, por exemplo, agora potencializado pelo IGTV e pelos Reels, traz mais personalização e comprova a busca em ser “a TV da nova geração”. No YouTube, a criação do editor de vídeos curtos é mais um passo em direção às necessidades e aos anseios do público. No Facebook, Mark Zuckerberg segue investindo na criação de funcionalidades para as vendas on-line, como o Facebook Shops, e na integração entre o Instagram e o Facebook.

Quer ficar por dentro de todas as novidades nas redes sociais? Leia agora mesmo nosso post com as tendências de Marketing Digital para esses canais de relacionamento com a sua audiência.

Marketplaces em alta: o sucesso no mercado

Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Certas estratégias são cruciais para alavancar as vendas e isso começa com o primeiro contato

Marketplaces são uma tendência no e-commerce. Isso porque, os benefícios existem tanto para quem tem seu próprio ambiente, quanto para os sellers, os quais vendem nas plataformas de outros empreendedores. Entretanto, apesar dessa alta, é fundamental as organizações se prepararem da melhor forma para receberem seus grupos alvo, independentemente da época do ano. Isso inclui uma elaboração iniciada pelo atendimento.

O que são marketplaces e qual a sua realidade no mercado?

Esse conceito se remete a uma noção mais coletiva de vendas on-line. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus artigos, dando ao cliente um leque de opções. Desse jeito, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro da mesma página. Ou seja, é como um shopping center virtual cujos visitantes têm acesso a vários estabelecimentos. Sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon e a Valeon são ótimos exemplos, inclusive, de acordo com o último relatório Webshoppers, 84% dos empreendedores brasileiros possuem canais ativos em ambientes como esses.

Conforme a ChannelAdvisor, na China, esse tipo de comércio já representa 90% do faturamento do varejo on-line e, nos EUA, 33%. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento do setor em 2021 foi de 19%.

Principalmente em temporadas de forte atividade, como o Natal, Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais, as movimentações tendem a ser significativas. O Dia do Consumidor, por exemplo, em 2022, chegou a um faturamento de R$ 722 milhões, com elevação de 22% em comparação a 2021, de acordo com dados da Neotrust. Contudo, para, de fato, chamar a atenção dos fregueses, apenas preços atrativos e propagandas não são o suficiente, é preciso oferecer uma experiência completa. “Para deixar uma marca positiva é necessário garantir um primeiro contato excelente, indo até o pós-venda. Os responsáveis por esse tipo de negócio tendem a pensar só no produto final entregue, mas toda interação importa”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Um destaque em meio à concorrência é fundamental

Ciente de como apenas qualidade final não é o suficiente, diversos quesitos tendem a ajudar uma empresa a se destacar em meio a tanta concorrência. Logo, diferentes fatores influenciam a posição ocupada nas buscas, seja preço, custo do frete, avaliações, etc. Além disso, é imprescindível identificar como chamar a atenção em detrimento de sellers ocupando o mesmo espaço. Nesse contexto, conhecimento nunca é demais para descobrir como planejar condições visando se sobressair.

Outra questão importante diz respeito aos parceiros mantidos por perto e a estrutura do negócio em geral. Para a quantidade de vendas alcançadas por um programa como esse, investir na atração de indivíduos para promover suas corporações lá dentro, diversificando e ampliando o portfólio torna tudo mais robusto. Além disso, deve haver uma atenção especial à otimização das operações.

Todavia, de nada adianta tomar cuidado com tudo isso e não promover uma boa gestão operacional. Dentre diversos benefícios, a transformação de um e-commerce em um marketplace proporciona ganho de escala das demandas. A partir desse ponto é crucial redobrar a cautela com estratégias adotadas no local omnichannel. Uma administração eficiente é o meio para a criação de modelos de vivência da persona para ela ter uma boa prática nessa aquisição. “Hoje em dia, uma pessoa transita por diferentes pontos de contato. É relevante, então, conseguir alcançar o preciso da melhor forma e naquele momento, assim, há grandes chances de fidelizar”, comenta o especialista.

Dicas para se sair bem no mercado

Antes de tudo é sempre interessante se colocar no lugar dos frequentadores, pois, somente conhecendo bem eles é viável proporcionar oportunidades e elementos favoráveis. Em circunstâncias assim, um bom levantamento de dados para analisar as dores e as necessidades é uma excelente alternativa, tendo em vista como, por meio dessas informações, é fácil identificar qual a busca e como agradar.

No entanto, o ditado é real e, de fato, a primeira impressão fica. Logo, a assistência inicial desse sujeito deve ser levada em consideração de forma primordial. Como anda o seu atendimento? Quais as abordagens utilizadas para lidar com esses interessados? Independentemente de qual seja, a Startup Valeon consegue auxiliar, incrementar e melhorar qualquer estratégia de forma inovadora.

A tecnologia de robôs tem sido cada vez mais utilizada em diversas esferas do cotidiano da população. No geral, essa indústria está em crescimento, de acordo com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), as vendas do setor aumentaram em 13% em 2022. Nos primeiros quatro meses, os pedidos recebidos foram elevados em 38%, também em relação ao ano anterior, na Alemanha.

Em todo o mundo, já existem mais de três milhões deles operando em fábricas e pelo menos US$ 13,2 bilhões foram gastos nos últimos anos em novas instalações utilizando esse tipo de modernização. Pelo menos 76% desses investimentos foram feitos por cinco países: China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha. As indústrias automotiva, elétrica, eletrônica e metálica se destacam nesse uso em seus parques industriais. Porém, no caso do apoio ao consumidor esse artifício também não poderia ficar de fora. Com a Startup Valeon isso é possível para todos os âmbitos. “Nós enxergamos essa assistência como parte do processo de conquista e a colocamos como um pilar principal para os nossos usuários.

Dessa maneira, a firma oferece serviços baseados na aprimoração desse suporte para as companhias parceiras, seja com os tão comentados robôs, responsáveis por atender chamadas e responder mensagens automaticamente, ou com outras ferramentas. Ao todo, há uma flexibilidade sem igual para atender a todo tipo de instituição, com humanos, chat, voz, redes sociais e WhatsApp, o propósito é aumentar os resultados e promover atualização constante.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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By valeon