João Luiz Simões Neves – Global Result
Somos constantemente bombardeados por informações que impactam nossos pensamentos e forma de interpretar os fatos. Surge, então, a pergunta: existe critério que nos permita qualificar e normatizar qual das possíveis leituras da realidade é a mais correta? Seria possível nos afastar das dissonâncias existentes nas relações humanas e seguir em direção a uma convergência de pensamento e de ação? Neste livro, João Luiz Simões Neves mostra que sim. Embora estejamos sujeitos a muitas influências, podemos escolher como vamos reagir e nos comportar frente às mais diversas situações. Para fazer a escolha mais sábia, é preciso direcionar nossas decisões e cuidar da maturidade de nossas emoções. O autor explora a importância de qualificar nossos pensamentos a fim de alcançar nossos sonhos e objetivos, apresentando exemplos práticos e ferramentas que facilitarão o aprimoramento de sua capacidade de pensar de forma clara e crítica.
A criatividade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos diariamente. É através da criatividade que somos capazes de gerar insights, que são as ideias não convencionais que surgem repentinamente em nossa mente.
No meu livro “Pensando Claramente: Uma Visão da Bondade”, busco explorar o processo criativo, os insights e o salto cognitivo, e examinar sua inter-relação, além de discutir mais sobre a questão dos modelos mentais e das ideias preconcebidas. Lá, apresento uma série de exercícios de imaginação que explicam como funcionam os insights e o salto cognitivo, como este que é proposto por Kevin Ashton em seu livro “A história secreta da criatividade”, onde pessoas costumam apresentar três soluções para os problemas.
A história é: você está numa sala com uma porta de madeira. Na sala você encontra uma vela, uma cartela de fósforos e uma caixa de tachinhas. Como seria possível prender a vela à porta, utilizando apenas essas coisas, de modo que possa acendê-la, deixá-la queimar normalmente e criar uma luz que sirva para ler?
Uma primeira solução seria derreter parte da vela e utilizar a cera derretida para grudar a vela à porta. Outra solução seria prender a vela à porta com as tachinhas. Ambas as soluções podem funcionar, mas não muito bem. A terceira solução, mais eficiente e que só ocorre para a minoria, é esvaziar a caixa de tachinhas, prendê-la na porta com a tachinha e usar a caixa para sustentar a vela. Esta última solução tem uma característica que as outras não têm: um dos materiais, a caixa, é usado para um propósito diferente de sua finalidade inicial. Em algum momento, ocorre um desprendimento, quando a pessoa que está solucionando o problema deixa de vê-la como um objeto para guardar as tachinhas e começa a vê-la como algo para segurar a vela.
Essa mudança de leitura é o que chamamos normalmente de insight, uma clareza súbita na mente, a partir da qual desvendamos cenários diferentes e damos um salto cognitivo. Outros problemas do tipo são elaborados por psicólogos. E todos podem ser resolvidos do mesmo modo: mudando o foco intuitivo que estamos predispostos a usar.
Cientificamente falando, Ashton embasou sua análise no trabalho do psicólogo alemão Karl Duncker, na década de 1940, a partir da monografia intitulada On Problem Solving, que foi considerada uma revolução e uma transformação no entendimento da ciência do cérebro, conhecida por “revolução cognitiva”. O método de Duncker consistia em dar problemas às pessoas, solicitando que elas pensassem em voz alta enquanto tentavam solucioná-los, apreendendo, dessa forma, a estrutura do pensamento dessas pessoas.
Durante o estudo, Duncker se perguntava de que modo uma solução significativa pode ser encontrada e, ao estabelecer suas conclusões trouxe o seguinte pensamento: “Se uma situação é introduzida em certa estrutura perceptiva, o pensamento alcança uma estrutura contrária somente vencendo a resistência da estrutura anterior”. Ou, ideias antigas obstruem as novas. Muitas vezes avançamos quando fazemos a pergunta certa. A pergunta certa é muito mais importante que a resposta. Um problema sem solução pode ser um problema mal formulado. Se estamos diante de um problema ou de um dilema, é importante se perguntar o que é possível para resolver esse problema.
Economista formado pela Unicamp, com MBA pela Business School São Paulo e Programa Executivo pela Universidade de Toronto, possui especializações em análise de sistema e marketing.
Atualmente, é diretor da Global Results, consultoria especializada em gestão e liderança (www.globalresults.com.br), além de palestrante e escritor da área de gestão e liderança, com artigo internacional publicado na revista Apics – EUA.
Criatividade: como ir além das ideias habituais?
Uma pessoa altamente criativa é aquela capaz de trazer algo novo ou inusitado, que foge aos padrões habituais já conhecidos
Todo mundo tem seu lado criativo. Mas há pessoas que sabem usar sua criatividade de maneira mais produtiva, resultando em maior destaque no campo pessoal e profissional.
A criatividade é determinada por processos cerebrais complexos que envolvem a interação entre os dois hemisférios cerebrais (não se pensa mais em termos de “hemisfério esquerdo” lógico, realista e “hemisfério direito” criativo, intuitivo).
Praticamente, todas as áreas cerebrais estão envolvidas no processo criativo. Mais que as áreas cerebrais envolvidas, são importantes os diversos circuitos cerebrais que ligam as diversas áreas e como eles interagem para produzir tudo o que constitui a nossa mente.
Em geral, se imagina que o ato criativo surge do “nada”, como algo que “cai do céu” na mente da pessoa. Sabe-se hoje que não é bem assim: o ato criativo é o resultado final de um processo que se desenvolve desde a elaboração (consciente e inconsciente) até a realização do “estalo” criativo.
Uma pessoa altamente criativa é aquela capaz de trazer algo novo ou inusitado, que foge aos padrões habituais já conhecidos. A criatividade depende, em parte, da inteligência, das habilidades e da bagagem cultural da pessoa. No entanto, para aprofundar sua criatividade, é preciso mais do que isso. A pessoa precisa ter um objetivo em mente, um desafio, algo que faça alavancar ideias diferenciadas.
A estimulação da criatividade começa já na infância, quando se oferece a chance de desenvolver habilidades de modo amplo, diversificado, dando a liberdade de buscar novos interesses e experimentar novas atividades (desde que não haja risco significativo, claro !).
Essa “abertura” a diversas possibilidades permite que a criança tenha um desenvolvimento criativo mais amplo do que aquela que passou a infância restrita a atividades comuns, limitadas ou repetitivas.
Para o adulto, desenvolver criatividade depende da ruptura de possíveis padrões rígidos de pensamento já bem estabelecidos, do desenvolvimento do interesse por outros modos de pensar e experimentar, fugindo daquilo que a pessoa já está “acostumada”.
Tal desenvolvimento, muitas vezes, depende de um acompanhamento psicoterápico, uma vez que, frequentemente, a pessoa não consegue, por si mesma, fazer essa ruptura, esse movimento de liberdade.
Fonte: Administradores
NOSSA MARCA. NOSSO ESTILO!
COMPARTILHAMOS CONHECIMENTO PARA EXECUTARMOS COM SUCESSO NOSSA ESTRATÉGIA PARA REVOLUCIONAR O MODO DE FAZER PROPAGANDA DAS EMPRESAS DO VALE DO AÇO.
O desejo de mudar, de transformar, de acreditar, são fundamentais para irmos além. São agentes propulsores da realização de sonhos. Já o empreendedorismo está presente no DNA dos brasileiros e nossa história trouxa essa capacidade que temos de nos reinventar e de nos conectarmos com você internauta e empresários que são a nossa razão de existir.
E todos esses elementos combinados e levados ao território da internet, torna o que era bom ainda melhor. Na internet e através do Site da Valeon, podemos proporcionar o início do “virar de chaves” das empresas da região para incrementar as suas vendas.
Assim, com inovação e resiliência, fomos em busca das mudanças necessárias, testamos, erramos, adquirimos conhecimento, desenhamos estratégias que deram certo para atingirmos o sucesso, mas nada disso valeria se não pudéssemos compartilhar com vocês essa fórmula.
Portanto, cá estamos! Na Plataforma Comercial Marketplace da VALEON para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos e serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada dos nossos serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e público.
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses três anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina das empresas. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297