Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for sharing
No material, a especialista discorre sobre a importância de um bom briefing: sem um bom prompt, não há inteligência – artificial ou humana – que resolva. Ou seja, você está pronto, preparado para pedir o que precisa pedir?
Até quando vamos ter vídeos comemorativos de aniversário das agências e produtoras com agradecimentos especiais para “o pessoal que ficou até mais tarde”? Dependendo do modelo de gestão, presencial ou remoto, nem a velha e boa pizza, ou bolo, tem mais.
Parece que ao longo de toda minha carreira, a culpa e responsabilidade disso sempre recaiu sobre as próprias agências e produtoras, que num estado de transe coletivo em busca de sobrevivência no mercado criativo, pelas beiradas, foram cedendo e o “não” cada vez mais, passou a ser um botão automático da cena de uma criança – leia-se cliente – se jogando ao chão e esperneando por algo que não lhe foi concedido. Ninguém gosta de passar por isso, sabemos, mas faz parte do processo de desenvolvimento de frustração e amadurecimento, não só da criança como dos pais.
Talvez seja a hora de olharmos para o mercado criativo sobre outro prisma: o do briefing.
E não dá para falar de briefing sem falar de cliente, não é mesmo?
Penso que parte do mercado está focada demais apenas nos “outputs” das evoluções tecnológicas que estamos acompanhando de maneira cada vez mais rápida. E mais uma vez, nesse estado coletivo de frenesi de uma inovação, consome-se os resultados em busca do primeiro furo, da primeira indicação, do primeiro post e penso estarmos deixando de dar atenção merecida aos devidos inputs, ou se quiser o nome da moda: prompt.
Prompt. Um velho conhecido lá do MS-DOS. CD:// e lá vamos nós!
O comando está pronto para atender aos seus desejos, e adivinha, se você não souber o que exatamente quer embalar ali, não vai funcionar. Diz que no dicionário da tecnologia o significado de prompt é pronto, preparado.
Você está pronto, preparado para pedir o que precisa pedir?
Eu sei que estamos acompanhando de perto todo esse burburinho do avanço AI e não só, acompanhando também os movimentos das big techs à reação disso tudo. E ainda tem mais, tem as startups que começam a reinventar a roda com algo que até ontem não existia e de longe parece a inovação do século, de perto, já não temos tanta certeza assim, e mais de perto ainda se começa a cunhar novos termos de novas profissões: engenharia de prompt, tá sabendo?
Vem cá, você já ouviu falar sobre briefing?
Briefing. Um velho conhecido do mercado criativo.
Um elemento chave para todo resultado final que buscamos. Briefing nada mais é do que o ato de passar de maneira registrada, concisa, didática e tangível aquilo que se espera da execução de algo.
Um briefing muito longo, está disperso, já muito curto, está incompleto. Você precisa dar instruções objetivas para que o prompt, digo, briefing possa ser compreendido por toda uma cadeia criativa logística que existe após sua solicitação de algo, quer essa logística já esteja parcialmente automatizada, ou não. Principalmente se ela estiver automatizada!
E assim, entramos em um limbo disfuncional das empresas que pouco se fala: até quando vamos priorizar a velocidade das coisas ao invés da qualidade disso tudo? É muito mais estratégico, barato e assertivo – e em muitos casos até mais rápido – se o seu time passar mais tempo ajustando e definindo o mais preciso possível as definições do seu briefing antes de acionar seu parceiro fornecedor do que fazer esse processo como remendo em feedbacks e ajustes intermináveis.
A qualidade de um briefing tem relação direta com o resultado final obtido.
No fim, o briefing é o resultado de um processo de reengenharia da operação e ao mesmo tempo o resultado output de uma estratégia de comunicação e marca. Ou seja, a pessoa, empresa, criativo que irá receber essas instruções de execução precisa saber com detalhes o como aquilo é executado para poder incluir as perguntas certas nesse documento de briefing em que se espera encontrar as respostas. Na outra face dessa mesma moeda, o cliente precisa ter domínio da sua estratégia e limitações de marca para saber exatamente o resultado que se espera atingir. Não adianta dizer “quero um vídeo bonito e impactante, wow!”. Beleza e impacto são características subjetivas.
Saiba você que um bom briefing é raro, e normalmente característica de excelentes profissionais, me refiro aos fora da curva de entendimento de uma correlação de criação de algo – cliente e produtora.
Observando o mercado corporativo, temos dois grandes problemas que precisam de uma atenção por parte das marcas, vou tentar ser breve aqui.
O primeiro problema é que vocês precisam conversar entre si, independente das distâncias hierárquicas que possam existir. Discutir a estratégia, referências visuais, de ritmo, de narrativa, de conteúdo! Não adianta as aprovações começarem no nível júnior e escalarem as versões finais para o “Olimpo” que não participou do processo. Se o ”Olimpo” precisa dar a aprovação final de qualquer jeito, o mesmo deve ser incluído na discussão do briefing e de alguma forma tirar esse viés que parar para discutir com um pouco mais de profundidade o que eu quero e preciso é perda de tempo, passou da hora já do delegar sem orientação.
Se fazer isso ainda é um bicho de sete cabeças para ti, convide seu parceiro fornecedor para essa conversa, pode te ajudar a pegar ritmo de jogo na arte das instruções criativas.
Importante frisar que essa conversa entre cliente e parceiro não deve ser passiva. Não me refiro aqui a convocar uma reunião para passar um briefing e vocês que anotem, isso é um erro e só gera retrabalho. Veja, essa criação que você quer faz parte de uma estratégia maior da sua marca, você precisa ter isso documentado e aprovado por todos. O fluxo mais eficiente é após o documento ser finalizado e validado pelos stakeholders, compartilhar isso com seu fornecedor e aí sim, após estudo aprofundado no tema, essa reunião pode existir, partindo desde o início de um lugar ativo das duas partes para a evolução dessa criação. Pois ambas estarão na mesma página, com o mesmo prompt.
Já o segundo probleminha constante a ser iluminado é não fazer exatamente o que eu fiz com esse artigo que você lê agora: abandonar ou pausar projetos quase finalizados.
Entendemos que muitas vezes as estratégias são revistas ao longo do caminho, ou seja, com a coisa acontecendo, o velho e bom “trocar o pneu do carro com ele andando”. Mas você já parou para pensar que nem na Fórmula 1 – uma das provas de maior velocidade automobilística – isso acontece?
Precisamos trazer à consciência que qualquer projeto parado e não finalizado deve ser encarado como custo de estoque, tanto para o cliente quanto para seu fornecedor. Por parte das empresas e marcas, isso significa que o tempo dedicado do time bem como o valor do serviço pago estão subutilizados e muitas vezes até gerando custos extras a depender de como esse projeto será retomado. Do lado dos fornecedores e parceiros, cria-se um passivo de horas ou serviços contratados e não utilizados que se levado ao extremo, corre-se o risco de ter 100% da operação atuando em demandas do passado – já vendidas e já gastas. Não é sustentável.
E assim segue o looping corporativo vicioso, começando com as demandas urgentes e com briefings pouco elaborados e chegando a lugar nenhum com projetos quase finalizados, muitas vezes abandonados e que já não fazem sentido na estratégia toda.
Enquanto a IA ainda está a pequenos passos de dominar boa parte das trocas e criações, resolve-se essa equação a custos extras e muitas vezes às custas da saúde mental dos times criativos. E esse não é o caminho que acreditamos ser sustentável para o futuro.
Sem um bom briefing, sem um bom prompt, não há inteligência – artificial ou humana – que resolva.
Voltamos à nossa pergunta do começo desta leitura.
Você está pronto, preparado para pedir o que precisa pedir?
A importância do bom site da Valeon para o seu negócio
Moysés Peruhype Carlech
Antigamente, quando um cliente precisava de um serviço, buscava contatos de empresas na Lista Telefônica, um catálogo que era entregue anualmente ou comprado em bancas de jornais que listava os negócios por áreas de atuação, ordem alfabética e região de atuação.
De certa forma, todos os concorrentes tinham as mesmas chances de serem encontrados pelos clientes, mas existiam algumas estratégias para que os nomes viessem listados primeiro, como criar nomes fantasia com as primeiras letras do alfabeto.
As listas telefônicas ficaram no passado, e, na atualidade, quando um cliente deseja procurar uma solução para sua demanda, dentre outros recursos, ele pesquisa por informações na internet.
O site da Valeon é essencial para que sua empresa seja encontrada pelos seus clientes e ter informações sobre a empresa e seus produtos 24 horas por dia. Criamos uma marca forte, persuasiva e, principalmente, com identidade para ser reconhecida na internet.
Investimos nas redes sociais procurando interagir com o nosso público através do Facebook, Google, Mozilla e Instagram. Dessa forma, os motivos pelos quais as redes sociais ajudam a sua empresa são inúmeros devido a possibilidade de interação constante e facilitado como o público-alvo e também a garantia de posicionamento no segmento de marketplaces do mercado, o que faz com que o nosso cliente sempre acha o produto ou a empresa procurada.
A Plataforma Comercial site Marketplace da Startup Valeon está apta a resolver os problemas e as dificuldades das empresas e dos consumidores que andavam de há muito tempo tentando resolver, sem sucesso, e o surgimento da Valeon possibilitou a solução desse problema de na região do Vale do Aço não ter um Marketplace que Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos e o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
CONTRATE A STARTUP VALEON PARA FAZER A DIVULGAÇÃO DA SUA EMPRESA NA INTERNET
Moysés Peruhype Carlech
Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?
Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.
Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?
A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
VOCÊ CONHECE A ValeOn?
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:
valeonbrasil@gmail.com