A audiência foi convocada atendendo a requerimentos assinados por três deputados de oposição ao governo, incluindo Nikolas Ferreira (PL-MG) e cabo Junio Amaral (PL-MG)
Por Jonathan Ferreira – Itatiaia
O ministro da Educação, Camilo Santana, será ouvido na próxima quarta-feira (6), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, sobre encerramento do Programa Nacional Das Escolas Cívico-Militares. O encerramento do programa foi oficializado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho deste ano. A iniciativa federal das escolas cívico-militares foi uma das bandeiras da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A audiência na Câmara com o ministro da Educação foi agendada atendendo a requerimentos de três parlamentares da oposição ao governo, incluindo os deputados Nikolas Ferreira e Junio Amaral, ambos do PL de Minas Gerais. Durante o debate, marcado para às 10h30, os parlamentares devem questionar o ministro Camilo Santana sobre o processo de desmobilização do pessoal das Forças Armadas lotados nas unidades de ensino vinculadas ao programa nacional das Escolas Cívico-Militares.
Ainda durante o debate com o ministro, os parlamentares irão abordar temas como a suspensão por 60 dias da implementação do novo ensino médio, a inclusão do MST na Comissão Nacional de Educação do Campo e critérios normativos para seleção dos representantes dos órgãos e entidades que compõem a comissão, a criação de curso de Medicina exclusivo para assentados do MST em universidade federal, além do bloqueio de aproximadamente R$ 332 milhões no Ministério da Educação.