História por Redação • Jornal Estadão

Em Londres é realizado anualmente o World Beer Awards, considerado um dos maiores concursos de cerveja do mundo. Para premiar as marcas, o evento desenvolveu três etapas de avaliação. A primeira consiste em selecionar as melhores bebidas de cada país, contemplando-as com medalhas de bronze, prata e ouro.

Já na segunda etapa, as cervejarias que receberam medalha de ouro disputam entre si para conquistar o título de país vencedor. Por fim, na terceira, as marcas com melhores avaliações concorrem ao título de Melhor do Mundo em diferentes categorias.

Na edição deste ano, a cerveja vencedora da categoria Bitter – onde concorrem as bebidas de graduação alcoólica superior a 5,5% – foi a Ashby Britsh Strong Ale, que é fabricada no interior de São Paulo, em Amparo, segundo informações do Globo Rural.

A bebida vencedora é composta por quatro tipos de malte e lúpulos, que conferem sabor de amêndoas e frutas amarelas. Além disso, a marca conseguiu classificar outras linhas, garantindo uma medalha de prata para a Ashby Weiss, uma de bronze para Ashby Pilsen e uma também de bronze para a Ashby American Pale.

Além de uma excelente bebida, a cerveja também pode ser uma ótima aliada na composição de algumas receitas, como massas, empanados para fritura e até sobremesas! Aprenda a fazer pizza de pepperoni, filé de bacalhau ou fondue de carne, queijo e chocolate com cerveja.

Cervejaria de Amparo ganha pela 1ª vez medalha de ouro com uma cerveja IPA

Hora Campinas

Premiação ocorreu na European Beer Challenge, a mais importante competição do gênero na Europa

Fundada no ano de 1993 na região de Amparo, São Paulo, a cervejaria Ashby coleciona diversos prêmios em concursos internacionais, e acaba de conquistar mais um feito: pela primeira vez, uma cerveja do estilo IPA da marca conquistou um prêmio internacional. A Ashby Session IPA conquistou medalha de ouro no European Beer Challenge deste ano.

 O concurso é a competição de cerveja mais importante da Europa, e acontece anualmente em Londres.

História

Foi no ano de 1993 que o físico americano Scott Ashby decidiu criar a primeira micro cervejaria do País na região de Amparo, Circuito das Águas Paulista, a 70km de Campinas. Segundo a empresa, o objetivo era proporcionar aos brasileiros a oportunidade de conhecer melhor o vasto universo das cervejas especiais. Sendo assim, naquele ano, foi criada a cervejaria Ashby.

Nesses 30 anos de estrada, o portfólio da marca foi aumentando com novas receitas e rótulos que se consagraram no meio cervejeiro e até mesmo fora do País.

O European Beer Challenge

Cervejarias de todos os países participam do concurso que tem como objetivo selecionar as melhores cervejas produzidas ao redor do mundo. A competição é feita através da avaliação de uma equipe de jurados formada pelos principais compradores de cerveja da Europa. Eles participam de uma degustação às cegas, onde a aparência, o sabor e o aroma são avaliados.

Após as avaliações, as cervejas que receberem as melhores notas são contempladas com medalhas de bronze, prata e ouro.

Além da Ashby conquistar medalha de ouro com a sua Session IPA, a cervejaria também foi contemplada com outra medalha de ouro com sua British Strong Ale pelo segundo ano consecutivo no mesmo concurso. Considerada uma cerveja tipicamente inglesa, ela é feita com quatro tipos de maltes e lúpulos aromáticos.

Já a Ashby Weiss, feita com maltes de trigo e de cevada e com notas de cravo e banana, levou medalha de prata no European Beer Challenge 2023. A cerveja já tinha sido premiada na edição do concurso que aconteceu no ano passado, além de já ter em seu currículo outras seis medalhas conquistas em diferentes premiações cervejeiras.

A Ashby Pilsen Café e Cacau também conquistou medalha de prata na premiação deste ano. Com aromas e sabores de Café e Cacau, é uma cerveja de corpo leve e que combina perfeitamente com o outono e o inverno.

“Pela primeira vez ao longo desses 30 anos de história uma cerveja IPA que faz parte do nosso portfólio foi premiada, então é um presente especial que veio justamente no momento em que vamos completar três décadas de muita dedicação e esforço em mostrar para o Brasil e para o mundo que nós produzimos cervejas de qualidade. Além disso, conseguimos conquistar mais três medalhas no concurso de cerveja mais importante da Europa, então só temos que agradecer nossa equipe e consumidores por essa conquista”, afirma Scott Ashby.

Loading

By valeon