Sebrae-Minas
CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES, MARKETING E VENDAS
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Se você quer aumentar as vendas de um produto ou serviço específico, se boa parte do seu tráfego vem de mídia paga e se você se perde no seu site, e ainda: se quer atrair visitantes a uma página exclusiva de vendas, este post é pra você. Existe um recurso do Marketing Digital ideal para conseguir tudo isso: ele se chama Landing Page. Mas será que você sabe o que é e como criar Landing Pages?
Utilizada para atrair a atenção do usuário na internet e alavancar as taxas de conversão de um negócio, essas páginas são elementos essenciais em uma Estratégia de Marketing. Afinal, as Landing Pages são o primeiro contato do internauta com o seu endereço eletrônico. Ou seja, são as boas-vindas do negócio ao visitante, e podem, em poucos segundos, espantá-lo ou entregar valor para que ele entre no funil de vendas.
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O QUE É UMA LANDING PAGE
Uma página estrategicamente pensada para levar o visitante a tomar uma ação: baixar um e-book, receber uma newsletter, inscrever-se em um webinar, dentre outras. Como é a primeira página que o internauta acessa do seu site, a Landing Page tem o foco claro na conversão, isto é, fazer com que o visitante vire um lead ao entrar no funil de vendas.
Uma boa Landing Page, ou “Página de Aterrissagem”, em uma tradução literal, é capaz de, em poucos segundos, capturar a atenção do visitante, estimular a entrega de valor e conduzi-lo à tomada de ação. Pesquisa do Nielsen Norman Group aponta que, para ganhar a atenção do usuário, uma página deve comunicar sua proposta de valor em 10 segundos.
Entretanto, como criar uma Landing Page otimizada para a conversão? Quais elementos são necessários visando atrair a atenção do visitante em apenas 10 segundos? São essas dicas que abordaremos agora.
COMO CRIAR UMA LANDING PAGE OTIMIZADA?
Quando comparadas a uma página comum, as Landing Pages têm menos itens de navegação, como menus, informações e links. Isso porque o único objetivo da página de aterrissagem é converter o visitante em lead. Então, o propósito é deixar a atenção do usuário focada naquilo que interessa à marca: fazer com que ele aperte o botão com a Call to Action (CTA) e não dispersá-lo em meio a uma enxurrada de conteúdo.
Veja o exemplo da nossa Landing Page de acesso ao checklist para abrir uma empresa.
http://materiais.inovacaosebraeminas.com.br/checklist-para-abrir-empresa
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS EVIDENTES?
• Proposta clara de valor: o empreendedor sabe exatamente o que vai encontrar ao baixar o material: o passo a passo completo para abrir uma empresa.
• Informações precisas: a Landing Page é composta de título, subtítulo, formulário curto e contraste de cores no botão CTA. Não há redirecionamento para outras páginas, menu, conteúdos acessórios… nada!
Ficou mais claro, não é mesmo? Agora vamos às dicas práticas de como criar Landing Pages otimizadas, como essa, para a conversão!
CRIE TÍTULOS SIMPLES E FÁCEIS DE COMPREENDER
O título é a parte mais importante de uma Landing Page. Isso porque 80% dos usuários leem apenas o cabeçalho de uma página na internet, segundo dados divulgados pelo Copyblogger. Somente 20% das pessoas rolam o cursor para consumir o restante do conteúdo. Associado ao fato de que o visitante leva 10 segundos para decidir se uma página é atrativa ou não, fica evidente o valor do título para uma Landing Page.
Por isso, um dos mandamentos de uma Landing Page de sucesso é ter um título claro, objetivo e direto com a sua proposta de valor. O que a persona vai receber ao clicar no botão CTA? É isso que deve estar em destaque.
DÊ ATENÇÃO AO CONTRASTE DE CORES
Este é o segundo mandamento justamente porque o contraste de cores chama a atenção do usuário para o botão CTA, influenciando diretamente nos resultados de conversão. E este é o foco da Landing Page: direcioná-lo à conclusão da tarefa. Quanto mais destacadas as informações relevantes, como a Call to Action, mais chances de o usuário concluir o comando.
É importante, contudo, não exagerar na mistura de tons pelo risco do efeito contrário: espantar o visitante da página. Por isso, invista no contraste com cores complementares e utilize, no máximo, três pigmentações diferentes.
CRIE CHAMADAS PARA AÇÃO ATRATIVAS
O texto é o elemento-chave em uma Landing Page. É o responsável por conduzir o usuário à conversão, como um mapa que guia o usuário de um ponto A a um ponto B. Primeiro atrai, com o título; depois, entrega valor, com os subtítulos e os textos curtos; em seguida, leva o visitante a concluir a ação no botão CTA.
Na sequência, depois do título, o texto do botão CTA é o mais importante ao criar Landing Pages. Além do uso de cores contrastantes, a mensagem deve ser objetiva, direta e atrativa para que o usuário aceite a sua oferta em poucos segundos.
Alguns exemplos de boas práticas de textos de CTA:
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USE FORMULÁRIOS CURTOS
O sucesso de uma Landing Page não está só ligado ao design e ao conteúdo disponibilizado. Formulários curtos também são responsáveis pelo desempenho da página. Isso porque poucos usuários, mesmo interessados na proposta de valor, estariam dispostos a fornecer muitas informações durante a navegação.
Por isso, ao criar Landing Pages, opte por coletar apenas os dados mais relevantes ao negócio. O ideal é que o formulário seja rápido de preencher, com quatro ou cinco perguntas.
Criar Landing Pages é uma necessidade em qualquer estratégia de Marketing Digital. Ao atrair visitantes a uma página direcionada à conversão, as chances de conquistar a atenção do usuário e entregar valor são imensas. Então, se você deseja aumentar as oportunidades de negócio por meio do seu site e/ou potencializar os resultados dos anúncios em redes sociais, as Landing Pages são peças-chave.
Vale frisar que, para conseguir bons resultados, é importante comunicar clara e objetivamente a sua proposta de valorpor meio de títulos, imagens e botões atrativos, bem como ter uma oferta isca que faça sentido para o seu público.
Quer conhecer outras ferramentas como a Landing Page para potencializar a atuação do seu negócio na internet? Aprenda mais de Marketing Digital no nosso blog.
STARTUP VALEON UMA HOMENAGEM AO VALE DO AÇO
Moysés Peruhype Carlech
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Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim.
Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.
E as grandes empresas começam a questionar.
O que estamos fazendo de errado?
Por que não conseguimos inovar no mesmo ritmo que uma startup?
Qual a solução para resolver este problema?
A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:
* O mundo está mudando. O ritmo da inovação é acelerado.
* Estes caras (startups) trabalham de um jeito diferente, portanto colhem resultados diferentes.
* Precisamos entender estas novas metodologias, para aplicar dentro de casa;
* É fundamental nos aproximarmos das startups, ou vamos morrer na praia.
* Somos lentos e burocráticos, e isso impede que a inovação aconteça da forma que queremos.
O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de aproximação com o mundo das startups.
Olhando sob a ótica da startup, uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma. Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato ou sequer começar um piloto.
Embora as grandes empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos.
Muitas vezes não se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade? Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”, que demora para sair e tem resultados frustrantes. Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum.
As empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter liberdade para determinar o seu próprio rumo. E é um paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups.
As empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o que precisamos para o projeto X ou Y”.
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